TRE-RR aprova retomada do Programa Eleitor do Futuro

O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Mauro Campello, está reativando o Programa Eleitor do Futuro, idealizado e lançado pelo ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sua gestão no ano de 2002 e, desde então, executado em parceria com os TRE´s, o recria, de acordo com sua diversidade cultural e possibilidades operacionais por todo o País.
Em Roraima, o programa teve execução na gestão do biênio 2003⁄2005, tendo alcançado desempenho positivo ao ponto de projetar o Tribunal à responsabilidade de coordenação executiva do programa em plano nacional, onde o então presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, ocupou o cargo de Presidente da Comissão Executiva Nacional do Projeto Eleitor do Futuro.
O objetivo do Programa é fortalecer as bases eleitoras, levando às crianças e adolescentes a compreensão das normas e legislações que regem a realização de pleitos eleitorais pertinentes ao sistema eletivo brasileiro, bem como ressaltar importância do poder de votar e ser votado, focando sobretudo, na capacidade individual de avaliação de plataformas políticas e de reivindicação de melhorias no cumprimento das propostas de trabalho apresentadas pelos candidatos à sociedade no decorrer do processo eleitoral.
O Eleitor do Futuro tem também o desafio de fazer a inclusão social e política de jovens que estejam com a idade entre 10 e 15 anos, despertando e resgatando a cidadania através de aulas, palestras, concursos de redação, apresentações teatrais e a realização de eleições dentro das escolas, onde alunos, representando diversas políticas públicas, cumprem todo o rito de um pleito eleitoral de verdade, desde as convenções partidárias e os registros de candidatura, até a diplomação dos eleitos.
Reativação
A retomada do projeto foi aprovada em plenário, por meio da Resolução 144/2013, e publicada do Diário da Justiça Eletrônico no dia 18 de novembro de 2013. A juíza Inajá Maduro foi indicada pelo Pleno para coordenar o Programa (Resolução nº 145). O servidor Randerson Melo de Aguiar foi nomeado presidente da Comissão Executiva do Programa; a servidora Rosilene do Socorro Almeida foi nomeada Secretária da Comissão e a servidora Marta Zaccarini foi nomeada para fazer o acompanhamento do planejamento e execução de atividades. Os servidores Janice Bessa Leitão, Orib Ziedson, Matilde da Silva, Maria Nazaré Tobias da Silva, Jonilton Alves de Oliveira também foram nomeados como membros da Comissão.
Reunião
No dia 06 de dezembro, o presidente em exercício da Corte Eleitoral, desembargador Mauro Campello, se reuniu com a servidora Creuza Evangelista, da Secretaria Estadual de Educação (SEED), que veio representando a secretária Lenir Rodrigues Moura. O encontro teve como foco propor parceria entre o TRE-RR e a SEED, inclusão do Projeto Eleitor do Futuro no Calendário Escolar de 2014 e a indicação de interlocutores na Secretaria, que irão, juntamente com os servidores do TRE-RR, executar o projeto. “Estamos sempre dispostos a abraçar causas que irão contribuir com o processo educacional de nossos alunos” destacou Creuza, acenando positivamente para a parceria.
A juíza Inajá Maduro, coordenadora do Programa, também participou da reunião, juntamente com os demais membros da Comissão e sugeriu a realização do Eleitor do Futuro em escolas do interior nas quais haja uma comarca, para inserir o defensor público e o juiz titular do município, como palestrantes no Programa. O procurador regional eleitoral Leonardo Galliano também participou da reunião e se colocou a disposição para contribuir com o Programa.
Até o final na primeira quinzena de dezembro, a Seed encaminhará o nome dos interlocutores e o nome das escolas onde o Programa será desenvolvido. “Estamos fazendo todo um planejamento para que o Programa seja realizado com o mesmo sucesso de 2004 e contribua para aproximar crianças e jovens da Justiça Eleitoral roraimense e do pleito eleitoral, instrumento fundamental de nossa democracia”, disse Mauro Campello.