Nota de esclarecimento sobre atuação da PF nas Eleições 2014

Presidente Gursen De Miranda

Em relação à matéria publicada no Jornal Folha de Boa Vista, no dia 17 de setembro de 2013, página 04, intitulada “Presidente do TRE diz que quer evitar PF nas eleições”, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) ESCLARECE que a Polícia Federal é a Polícia Judiciária Eleitoral, responsável por investigar e também coibir a prática de crimes eleitorais, não havendo interesse da Justiça Eleitoral em afastar os valorosos serviços da instituição nas próximas eleições.

Em verdade, as declarações prestadas pelo presidente desta Corte Eleitoral, desembargador Gursen De Miranda, objetivavam transmitir a ideia de que o pleito eleitoral de 2014 deverá transcorrer de modo ordeiro e pacífico, como manda o figurino republicano, o que certamente tornaria desnecessário o policiamento de forma ostensiva. Contudo, isso não significa dispensar os serviços policiais porventura demandados.

Destacamos que a Justiça Eleitoral, em atitude proativa e democrática, voltada ao esclarecimento da legislação eleitoral à sociedade em geral, agendou 12 reuniões preparatórias visando prevenir a prática de ilícitos eleitorais, e por esta razão, acredita que o pleito eleitoral de 2014  transcorrerá dentro do que prevê a Lei, e foi justamente isso que quis expressar o senhor presidente do TRE-RR, quando se referiu à força policial.  

O TRE-RR enfatiza que a prática de qualquer ilícito eleitoral será veementemente coibida pelas autoridades competentes, por todos os meios possíveis, contando também com o apoio de cada cidadão.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Acesso rápido