Votos de candidatos indeferidos com recurso não aparecerão no resultado das eleições
Votos de candidatos indeferidos com recurso não aparecerão no resultado das eleições
21 candidatos tiveram o registro de candidatura indeferido com recurso
Com os registros de candidatura indeferidos e aguardando julgamento de seus recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os votos dos candidatos nessa situação não aparecerão na apuração dos resultados do 1º turno das Eleições 2018, que acontece neste domingo (7).
Em Roraima, 21 candidatos tiveram o registro de candidatura indeferido com recurso. São candidaturas para deputado estadual (12) e federal (5), além de dois candidatos ao cargo de senador e dois registros para suplentes.
De acordo com o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Jadilson Castro, os votos atribuídos a esses candidatos serão computados à parte durante a totalização. Ou seja, inicialmente, após a apuração, os votos destes candidatos aparecerão zerados.
“Não obstante, os votos são computados e podem ser obtido o quantitativo com a informática”, adiantou. Ainda segundo Castro, os votos ficam armazenados em uma ‘gaveta’ para ser liberados apenas após uma decisão favorável do recurso do candidato.
“Caso o TSE defira o registro de candidatura do candidato, os votos serão válidos, e a decisão do pleito revista, considerando os votos até então separados do montante total. Caso seja mantida a decisão que indeferiu o registro, os votos não serão computados”, conclui.
Qualquer cidadão pode consultar a situação do registro de candidatura de todos os candidatos nas Eleições 2018 no endereço eletrônico divulgacandcontas.tse.jus.br.