Debate virtual discutiu Segurança da Urna Eletrônica
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal TRE - Roraima, no YouTube
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, realizou na noite desta quinta-feira (6) um debate virtual sobre ‘Segurança da Urna Eletrônica’. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal TRE - Roraima, no YouTube.
Para discutir o assunto, foram convidados o analista de sistemas da Universidade Federal de Roraima, Antônio Barros Galvão Neto e o coordenador de logística e soluções corporativas do TRE-RR, Fábio Barros. A mediação ficou por conta do analista judiciário Sílvio Fernando Carvalho Brasil.
Durante cerca de 90 minutos foram feitas ponderações sobre o tema, que geraram debates importantes para o combate à desinformação acerca da urna eletrônica, com objetivo de esclarecer os eleitores e ao público em geral sobre mitos e verdades, com vistas às eleições municipais deste ano.
Antônio Barros Galvão Neto parabenizou o Tribunal pela iniciativa. “Para mim foi uma satisfação muito grande participar de uma Live promovida pelo TRE. Principalmente por se tratar de um assunto tão importante para a democracia”.
De acordo com Fábio Barros é imprescindível abordar temas como computação de votos, votos impressos, fraudes, auditoria e segurança de urnas. “O Brasil é referência mundial em processo eleitoral informatizado. Mais de 30 países adotam o sistema brasileiro. Não há caso de fraude comprovado durante os 24 anos de utilização desse sistema”.
Para o analista judiciário Sílvio Fernando, o debate foi uma oportunidade única para que o eleitor entendesse o real funcionamento da urna através de informação precisa e correta. “O ineditismo ficou por conta da pluralidade de ideias, tendo em vista que um dos debatedores questionou a segurança da urna, enquanto o outro demonstrou de forma técnica não haver espaço para o receio quanto à segurança do dispositivo. Debates salutares envolvendo o eleitor são essenciais para o fortalecimento da democracia”.