Desembargador Leonardo Cupello assume presidência do TRE-RR
O novo presidente vai comandar as eleições municipais 2020
Os desembargadores Leonardo Pache de Faria Cupello e Elaine Cristina Bianchi tomaram posse na tarde de hoje (28) nos cargos de presidente e vice-presidente/corregedora do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), respectivamente. Em função da pandemia, a solenidade de posse foi realizada de maneira virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-RR, no YouTube.
A posse dos dois magistrados, aconteceu em razão da renúncia do então presidente, desembargador Jefferson Fernandes da Silva, que irá se aposentar. O desembargador Leonardo Cupello e desembargadora Elaine Bianchi assumem, nos termos do Artigo 13, parágrafos 4º e 5º, que tratam sobre os casos de vacância de cargos. Os dois magistrados irão comandar as eleições municipais de 2020.
Muitas autoridades, desembargadores, juízes, advogados, servidores do tribunal, familiares e amigos acompanharam a sessão virtual e enviaram congratulações aos empossados de diversos pontos do Brasil.
O juiz eleitoral, Bruno Hermes Leal homenageou os novos dirigentes da Justiça Eleitoral roraimense. Em seu discurso, o magistrado destacou a honra da missão que recebeu. “Nenhum dos integrantes desta Corte, tem a mais longínqua dúvida de que o Desembargador Leonardo Cupello imprimirá, em sua gestão, sua marca pessoal de excelência, justamente porque reúne, com folga, os predicados necessários à condução da Justiça Eleitoral em Roraima. Falando em nome da Corte, sinto-me confortável para celebrar, com idêntica satisfação, o retorno da Desembargadora Elaine Bianchi ao quotidiano do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, cujo sucesso no âmbito da Corregedoria vem garantido pela desenvoltura incomum com que Sua Excelência articula experiência judicante, rigor hermenêutico e doçura no trato. (...). Guardo a certeza de que sob o comando seguro de Vossas Excelências, as eleições municipais de Roraima gozarão da mais absoluta regularidade e as nossas sessões, sejam físicas ou virtuais, sejam plácidas ou aguerridas, sejam de divergências ou de unanimidades, seguirão impregnadas daquela consistência que, segundo o poeta, confere ao efêmero a densidade do eterno”, concluiu.
Em seu discurso de posse, o novo presidente do TRE/RR destacou todo o trabalho realizado na Corregedoria Eleitoral, o empenho de sua equipe em todas as atividades desenvolvidas, ao passo em que disse receber com alegria o novo desafio profissional. “Na busca incessante de realizar a Justiça, me volto nessa oportunidade, mais uma vez, a defender os valores e os princípios inerentes a esta instituição já consolidada que é o Egrégio Tribunal Regional Eleitoral de Roraima. Esta instituição, além de buscar a paz social, na resolução das lides eleitorais, se constitui como uma verdadeira guardiã da democracia. A Justiça Eleitoral roraimense tem buscado atender os reclamos do cidadão, do eleitor e da correspondente classe política tão atuante nos dias atuais. (...) A partir de hoje, na gestão da presidência, teremos objetivos a cumprir, dentre outros, em consonância com o nosso dever constitucional: ampliar os instrumentos de difusão democrática, realizar as eleições municipais com absoluta tranquilidade para todos os eleitores e todos àqueles que estejam envolvidos no processo eleitoral, realizar esse pleito eleitoral democrático, cada vez mais transparente e célere, na realização e na divulgação dos seus resultados e continuar buscando o aperfeiçoamento tecnológico no tribunal, constituindo um instrumento útil à serviço da realização da democracia”.
Ainda em seu discurso o desembargador Leonardo Cupello homenageou o seu antecessor na presidência do TRE. “Venho homenagear um colega, um amigo, de aproximadamente 30 anos, que está se despedindo da atividade judicante, o meu querido e emérito desembargador Jefferson Fernandes da Silva. Tive a oportunidade de aprender muito com Sua Excelência, pois dentre tantas virtudes que ele possui, eu destaco a humildade, a generosidade, a profunda religiosidade, além de sua cultura jurídica reconhecida. Obrigado meu amigo, por você existir! Saiba que você é uma pessoa muito especial não só para mim, mas para todos àqueles que se encontram ao seu redor!”, concluiu o presidente.
Com a posse, o Pleno do TRE-RR passará a ter a seguinte composição: desembargador Leonardo Cupello (Presidente), desembargadora Elaine Bianchi (vice-presidente/corregedora), Graciete Sotto Mayor (juíza estadual), Rozane Ignácio (jurista), Francisco de Assis (jurista), Bruno Leal (juiz federal) e Luiz Alberto Morais Júnior (juiz estadual).
PERFIL
LONARDO PACHE DE FARIA CUPELLO, NASCEU NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E É FILHO DE RAPHAEL CUPELLO (FALECIDO) E SAISYL PACHE DE FARIA CUPELLO (FALECIDA) E NETO DO DESEMBARGADOR GASTÃO DE CASTRO PACHE DE FARIA (FALECIDO E EX-PRESIDENTE DO TJ/RJ). GRADUADO EM DIREITO PELA FACULDADE CÂNDIDO MENDES-RJ. FOI PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DA "FACULDADE DE DIREITO TIRADENTES" EM ARACAJÚ/SE. NAS TERRAS DE MACUNAIMA (RORAIMA), FOI CONSULTOR JURÍDICO DA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ENTRE 1991 E 1993. INGRESSOU NA MAGISTRATURA ESTADUAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 1993.
DESTACOU-SE NA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI POPULAR, ATUANDO EM MAIS DE MIL SESSÕES DE JULGAMENTO. A PARTIR DE 2007, FOI TITULARIZADO NA OUTRORA DENOMINADA 5.ª VARA CRIMINAL. NA JUSTIÇA ELEITORAL, FOI JUIZ TITULAR DA 3ª E 5ª ZONAS ELEITORAIS E JUIZ MEMBRO DO TRE-RR.
COMO JUIZ AUDITOR, INSTALOU A JUSTIÇA MILITAR NO ESTADO DE RORAIMA, EM AGOSTO DE 2002. FOI DIRETOR DO FÓRUM ADVOGADO SOBRAL PINTO, JUIZ AUXILIAR DA PRESIDÊNCIA E MEMBRO DA TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS CÍVEIS E CRIMINAIS. DE SETEMBRO DE 2013 A 13 DE SETEMBRO DE 2015 FOI CONVOCADO PARA COMPOR O QUORUM DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA. TOMOU POSSE COMO DESEMBARGADOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA, NO DIA 14 DE SETEMBRO DE 2015.
ATÉ ESTA DATA FOI O VICE-PRESIDENTE/CORREGEDOR DO E. TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DE RORAIMA. NO CAMPO LITERÁRIO, É O AUTOR CONSAGRADO DE VÁRIOS LIVROS NA SEARA PENAL E PROCESSUAL PENAL.
COMO DOCENTE, NOS ANOS DE 2006/2007, LECIONOU DIREITO PENAL NA FACULDADE DE DIREITO DO ORA DENOMINADO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA. ATUALMENTE, É PROFESSOR EFETIVO (MESTRE V) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR).
NO CAMPO ACADÊMICO, CONCLUIU ESPECIALIZAÇÃO E MESTRADO EM CIÊNCIAS JURÍDICO- CRIMINAIS PELA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA/PORTUGAL EM 2002 E 2005, RESPECTIVAMENTE.
É DOUTORANDO EM “RELAÇÕES INTERNACIONAIS PELA UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE LISBOA, PORTUGAL”.
ELAINE CRISTINA BIANCHI
DESEMBARGADORA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA (09/06/2015). É FILHA DE PASCHOAL BIANCHI E BENEDITA GALVÃO BIANCHI, CASADA COM O EMPRESÁRIO ANTÔNIO ROBERTO BONFIM, MÃE DE BRUNO BIANCHI BONFIM E RAFAEL GIOVANE BIANCHI BONFIM
TRAJETÓRIA ACADÊMICA: BACHAREL EM DIREITO PELA FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP, ESPECIALISTA EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL e DOUTORANDA EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL:
JUÍZA DE DIREITO (posse em 30/11/1993), JUÍZA ELEITORAL, CORREGEDORA ELEITORAL, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA, VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO DE TRIBUNAIS DE JUSTIÇA - REGIÃO NORTE, CONSELHEIRA DO CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CRIMINAL E PENITENCIÁRIA – CNPCP, INTEGRANTE DO COMITÊ GESTOR DA NUMERAÇÃO ÚNICA E DAS TABELAS PROCESSUAIS UNIFICADAS DO PODER JUDICIÁRIO – CNJ E
MEMBRO DA DIRETORIA DA AMB MULHERES – REGIÃO NORTE.
ATUAÇÃO ACADÊMICA: PROFESSORA SUBSTITUTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA – UFRR.