Desembargador Leonardo Cupello é eleito como secretário-geral do Codeje
Uma das ações do Codeje para 2021 será celebrar os 25 anos da urna eletrônica

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Leonardo Pache de Faria Cupello, foi eleito como secretário-geral do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje). A eleição ocorreu na última sexta-feira (5), por meio de uma reunião realizada por videoconferência. Na ocasião, a Comissão Executiva reelegeu o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, como presidente do Codeje, e o des. Jorge Luís Dall’ Agnol (EJE-RS), como vice-presidente.
Ao saudar o presidente do TRE-SP, o novo vice-presidente do Codeje afirmou que o des. Nuevo Campos reúne as credenciais para dirigir o Colégio, por sua gentileza e serenidade incomuns e experiência que obteve quando foi presidente do Colégio de Corregedores. “Tenho certeza de que o des. Nuevo Campos tem competência para trabalhar em prol das Escolas Judiciárias Eleitorais”, disse o des. Jorge Dall´Agnol.
O desembargador Nuevo Campos agradeceu a confiança depositada por seus pares, lembrando que neste ano completa 38 anos de magistratura, e que vai contribuir com sua experiência, tanto na qualidade de magistrado como na área acadêmica, para o engrandecimento das Escolas Judiciárias Eleitorais. “Nossa gestão à frente das EJEs será plural e democrática. Levaremos nossas ações para todos os cantos do Brasil”, garantiu o presidente do Codeje, reeleito por aclamação.
Ele havia sido eleito para o cargo pela primeira vez no último mês de abril, completando o mandato até o fim do ano passado.
Ação de âmbito nacional
Uma das ações previstas para este ano, segundo o des. Nuevo Campos, será a comemoração pelos 25 anos da urna eletrônica. “Conto com a colaboração de todas as escolas para a divulgação desse importante aniversário. É uma festa para celebrarmos a legitimidade do processo eleitoral. O slogan será: ´Uma História de Sucesso´”, adiantou o presidente do TRE-SP, reforçando a segurança do sistema eletrônico de votação brasileiro, reconhecido internacionalmente.
Nova composição do Codeje
Presidente: Des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior (EJE-SP)
Vice-Presidente: Des. Jorge Luís Dall’ Agnol (EJE-RS)
Secretário-geral: Des. Leonardo Pache de Faria Cupello (EJE-RR)
Membro Livre disposição: Dra. Mirla Regina da Silva (EJE-AC)
Representante Região Centro-Oeste: Dr. Teófilo Rodrigues Caetano Neto (EJE-DF)
Representante Região Nordeste: Diretor: Dr. Arthur Monteiro Lins Fialho (EJE-PB)
Representante Região Norte: Dr Francisco Borges Ferreira Neto (EJE-RO)
Representante Região Sudeste: Dra. Roberta Rocha Fonseca (Diretora Executiva – EJE-MG)
Representante Região Sul: Dr. Rodrigo Fernandes (EJE-SC)
Codeje
O Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais - Codeje foi criado em julho de 2013, em Recife (PE). Entre seus objetivos estão a integração e o aperfeiçoamento das Escolas, o intercâmbio entre as EJEs, com a permanente troca de experiências funcionais e administrativas, o desenvolvimento de ações com a finalidade de incentivar o interesse pelo estudo, pesquisa e produção científica no âmbito de sua competência, a fixação de critérios e a uniformização da atuação das Escolas Judiciárias, respeitando a autonomia e peculiaridades de cada região. Também é função do Colégio representar as Escolas Judiciárias perante o TSE.