Graciete Sotto Mayor se despede da Corte Eleitoral
Juíza recebeu Moção de Elogios do Plenário durante a sessão

O Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), atendendo a iniciativa do Presidente da Corte, Desembargador Leonardo Cupello, conferiu à Juíza Graciete Sotto Mayor Ribeiro a Moção de Elogios pelos relevantes serviços prestados na Justiça Eleitoral roraimense. A homenagem ocorreu durante a 15ª Sessão de Julgamento realizada por videoconferência nesta quarta-feira (24) e transmitida ao vivo no canal TRE Roraima, no YouTube.
Na abertura da sessão, o Desembargador Leonardo Cupello prestou homenagem à Juíza Graciete Sotto Mayor, que se despediu da Corte após quatro anos de atuação. “Aprendi com a senhora desde o início, não só aqui como também no Tribunal de Justiça. Sempre firme em seus posicionamentos, muito culta, direta e sincera. Vossa Excelência tem muitas virtudes e uma delas é ser uma profissional que é um exemplo. Continue assim. Sempre terei admiração e sei que a senhora só vai aprimorar. Merece todos os aplausos e panegíricos possíveis. Fez e faz história na Justiça roraimense, em especial na Justiça Eleitoral. Pela sua trajetória e por tudo isso, essa sessão é dedicada a Vossa Excelência”, pontuou.
O Presidente do TRE-RR destacou ainda que a magistrada é especialista em solucionar questões e trazer a verdade a quem merece ser vitorioso ou vitoriosa no caso concreto. “É uma profissional que no decorrer de sua carreira – está fazendo bodas de prata, um casamento consagrado com a Justiça – representa o que tem de melhor no Judiciário. É apenas uma fase, muitas virão. Muito ainda tem de contribuir com a Justiça de Roraima. Felizmente, não está se aposentando, apenas fazendo uma passagem aqui no TRE e que deverá retornar em breve”, finalizou.
No início de seu discurso, muito emocionada, a Juíza Graciete Sotto Mayor agradeceu à homenagem e disse que a Justiça Eleitoral faz parte de sua história. “Quando assumi a magistratura em 1996, assumi também a 4ª Zona Eleitoral. Fiz duas eleições enquanto juíza de Zona e gosto muito da jurisdição eleitoral pelo exercício da cidadania. Eu lembro que trabalhei ensinando a população como usar a urna, explicando aos candidatos que a urna eletrônica era uma coisa nova, mas iria trazer toda a segurança possível. Eu tenho um carinho todo especial pela equipe do TRE”, lembrou.
A magistrada comentou também que os quatro anos no colegiado foram extremamente valorosos enquanto pessoa e profissional. “É uma honra fazer parte dessa Corte com pares tão respeitosos. Nesse período não somos só pares, somos amigos. Então, ouvir essas palavras tão maravilhosas vindo do senhor, Presidente do TRE-RR, uma pessoa tão culta, um magistrado brilhante, só faz com que eu verifique que o meu caminho está sendo conduzido da melhor forma possível. Fui me transformando com o tempo, e acredito que estou melhorando como pessoa e como profissional. Amo a minha profissão, estou fazendo 25 anos de magistratura em novembro, tudo que conquistei foi graças a magistratura. Hoje estou irradiando felicidade por esse compartilhamento e principalmente por ser uma despedida feliz porque é um ciclo que encerra. É inexplicável o sentimento que tenho com este carinho recebido neste momento de saída”, disse.