NOTA PÚBLICA
Documento foi elaborado pelo COPTREL em apoio ao sistema eletrônico de votação

O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionals Eleitorais do Brasil (COPTREL) vem a público manifestar irrestrito apoio em defesa do atual sistema eletrônico de votação e da garantia do Estado Democrático de Direito brasileiro, com a realização periódica de eleições legítimas, seguras e com sigilo do voto, na forma como prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
As umas eletrônicas brasileiras são continuamente aprimoradas, atualizadas e modernizadas desde sua primeira utilização no país, em 1996.
Passados mais 25 anos de sua implantação, o nosso sistema eletrônico de votação e apuração mantém-se higido, seguro e eficiente; sem qualquer prova concreta de fraudes ou adulterações nos resultados das eleições brasileiras.
O sistema é auditável em suas diversas etapas, por meio de mecanismos. de auditoria e de verificação dos resultados que podem ser acompanhados pelos partidos políticos, pelo Ministério Público, pela Ordem dos Advogados do Brasil e por mais de uma dezena de entidades fiscalizadoras, além do próprio eleitor¹.
O constante desenvolvimento e aperfeiçoamento desse sistema de votação e apuração é salutar à democracia, mas precisam ser aprimorados no fora competente e com respeito às Instituições e aos agentes públicos brasileiros.
Nesse sentido, em razão de notícias falsas comumente propagadas até por altos dirigentes da República, com a intenção de desacreditar as urnas eletrônicas e o sistema de votação brasileiro, reiteramos os esclarecimentos oficiais realizados no site e nas redes sociais do Egrégio Tribunal Superior Eleitoral - TSE.
https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/#
Boa Vista Roraima, 30 de julho de 2021.
Desembargador LEONARDO PACHE DE FARIA CUPELLO
Presidente do COPTREL e Presidente do TRE-RR
Desembargador OTÁVIO LEÃO PRAXEDES
Vice-Presidente do COPTREL e Presidente do TRE-AL