Justiça Eleitoral roraimense inaugura sistema de energia solar
Novo modelo gera energia limpa e sustentável, com economia de até 90% nas contas de luz
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Leonardo Pache de Faria Cupello, realizou uma cerimônia nesta sexta-feira, 25 de novembro, na sede da instituição, para inaugurar o novo sistema de energia solar.
Conforme explicou o presidente da Corte Eleitoral, preservar o meio ambiente e reduzir os custos com a fatura de luz foram os principais fatores que contribuíram para a instalação do sistema de energia fotovoltaica (solar) na Justiça Eleitoral roraimense. Trata-se de uma fonte energética totalmente renovável e limpa, sem a emissão de gases que provocam o efeito estufa.
Os equipamentos já foram instalados em todas as oito zonas eleitorais, sendo que em seis já estão funcionando, faltando apenas a 5ª ZE em Boa Vista e a 7º ZE em Pacaraima, que estão em processo de homologação junto a empresa fornecedora de energia em Roraima para começar a funcionar.
Na sede do Tribunal, os serviços seguem rumo a finalização da ampliação da estrutura e instalação das placas solares. A expectativa é que até o fim do mês de janeiro todos os cartórios e a sede administrativa estejam funcionando com 100% de energia fotovoltaica.
Segundo Fábio Matias, membro da comissão de instalação de energia fotovoltaica do TRE-RR, apesar da instalação ainda estar em processo, os benefícios econômicos já são percebidos pelo Tribunal.
“Desde o início da atual gestão, o presidente Leonardo Cupello estabeleceu como meta trazer energia limpa para o Tribunal, para cumprir nosso compromisso de preservação do meio ambiente, bem como trazer benefícios econômicos com a captação de energia solar. E os frutos já estão sendo colhidos. Em quatro prédios da Justiça Eleitoral, houve redução de aproximadamente 90% na conta de energia", destacou Matias.
No total, serão instalados 1.320 painéis solares. A potência de todos os sistemas é 594 kwp (kilowatts pico hora) de energia, necessários para tornar a sede do TRE-RR e as oito zonais eleitorais, autossuficientes, produzindo na integralidade a própria energia que consomem. O investimento será de r$ 1.871.100,00.
Em cada cartório, foram instaladas 55 placas fotovoltaicas, que têm capacidade para gerar até 24 kwp (kilowatts pico hora) de energia, ao custo de R$ 75.600,00.
Como funciona
O sistema fotovoltaico é composto de placas feitas a base de materiais semicondutores como o silício. O painel é geralmente instalado em cima do telhado e a quantidade de módulos utilizados varia de acordo com o consumo. As usinas fotovoltaicas geram energia limpa e renovável, proveniente do sol, e devolvem essa energia produzida para a rede pública. Essa devolução gera um crédito junto a concessionária de energia elétrica e, consequentemente, a economia de gastos com essa despesa para o tribunal.
Logística sustentável
O plano de logística sustentável da justiça eleitoral (PLS-JE) foi implementado inicialmente por meio da resolução CNJ nº 201/2015, com a adoção de medidas para minimizar os impactos causados ao meio ambiente decorrentes das atividades administrativa. Com isso, passou-se a pensar em práticas de sustentabilidade, visando à racionalização de gastos e consumo, por meio da construção de indicadores e metas que apontem cada vez mais para o equilíbrio socioambiental.
Posteriormente, a norma foi revogada pela resolução CNJ nº 400/2021, que trouce novos indicadores de desempenho para serem mensurados pelos tribunais e conselhos superiores. A instalação de energia fotovoltaica atende à resolução TSE nº 23.474/2016, que prevê a implantação do PLS-JE, e à resolução nº 400/2021.
Elevadores
Na mesma cerimônia realizada na sexta-feira, 25, o presidente do TRE-RR, desembargador Leonardo Cupello, inaugurou dois elevadores na sede administrativa do Tribunal.
#PraCegoVer: Foto de perfil do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, desembargador Leonardo Pache de Faria Cupello. Ele é um homem de meia idade, tem barba cheia e usa óculos de grau. Está de terno cinza, camisa branca por dentro, gravata e lenço rosa.