Dirigentes do TRE-RR visitam o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional
CICCN fez o monitoramento das Eleições 2022
13/10/2022 11:19
-
Atualizado em 23/02/2025 14:50

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Adriano Nogueira, e o secretário de administração, Hermenegildo D’Ávila, visitaram nesta terça-feira (11) as instalações do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.
Os dirigentes foram recepcionados pela delegada de polícia civil e representante da Secretaria de Segurança Pública de Roraima no CICCN, Edineia Chagas, e puderam conferir como funciona o monitoramento em todo o país, que serve como importante ferramenta para a manutenção da segurança durante as Eleições 2022.
Conforme explicou Edineia Chagas, o CICCN é um órgão encarregado no auxílio de planejamento, execução e na avaliação de operações integradas, que são operações desenvolvidas com a liderança do governo federal com órgãos de segurança mistos. “São operações que demandam uma ação conjunta de vários órgãos de segurança, tanto do governo federal, quantos do governo dos estados, e até agencias parceiras. O Centro conta com um representante de cada Estado brasileiro. A secretaria de Segurança Pública de Roraima participa deste projeto desde 2018”, destacou.
A operação teve o início do planejamento no mês de junho, e contou com a participação de representantes das polícias militar e civil, defesa civil, guarda civil municipal, órgãos de segurança de trânsito, além de demais forças de segurança e apoio.
“O objetivo principal é garantir a tranquilidade e a seguridade do pleito eleitoral, criando estratégias para agir de maneira célere e que minimize os impactos de qualquer incidente que venha a ocorrer”, disse Edineia.
Segundo a delegada, equipes em Roraima se prepararam para um alto número de ocorrências, mas graças ao trabalho preventivo, o número foi abaixo do esperado. “Nos preparamos para o pior, achávamos que teria mais incidentes. Porém, graças ao excelente planejamento feito pelas nossas forças de segurança, tivemos um pleito tranquilo e seguro para toda população”, ressaltou.
Nas eleições 2022, aproximadamente 1.200 agentes das forças de segurança atuaram no primeiro turno em Roraima. Foram registradas 36 ocorrências de crimes eleitorais, 22 casos de corrupção eleitoral/compra de votos, uma tentativa de violar o sigilo do voto, três casos de transporte irregular de eleitores, um crime comum no local de votação, 41 pessoas presas e R$ 207.049,00 apreendidos.
#PraCegover: Foto estilo selfie com diretor geral, secretário administrativo e delegada de polícia civil. Ao fundo imagem da sala de comando e controle nacional em Brasília.
02m 53s de leitura