Brasil celebra 1º Dia dos Povos Indígenas após mudança em lei

Até 2022, a data, oficialmente, marcava o 'Dia do Índio', mas o termo era considerado problemático por ser genérico e preconceituoso, além de não considerar a diversidade das etnias.

TRE-RR DIA DOS POVOS INDIGENAS

Pela primeira vez, o Brasil celebra neste 19 de abril o "Dia dos Povos Indígenas" - e não mais o "Dia do Índio", como a data era conhecida até o ano passado. A mudança foi oficializada em julho de 2022 com a aprovação da Lei 14.402.

📊 Motivo: A palavra "índio" é considerada problemática por ser um termo genérico e não considerar a diversidade dos povos indígenas. 

Há anos, defensores das causas indígenas já argumentavam que a data, que marca a luta dos povos originários pela sobrevivência desde a colonização do Brasil até os genocídios modernos, deveria ser chamada de "Dia dos Povos Indígenas".

De acordo com a professora e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) Márcia Mura, a alteração era necessária para refletir as ideias e lutas das diversas sociedades indígenas. Segundo Mura, o termo “índio” reproduz a visão do colonizador que remete à ideia eurocêntrica de que os indígenas são atrasados e iguais, desconsiderando as diferenças linguísticas e culturais. Em contrapartida, "indígena" é uma palavra que significa "natural do lugar em que vive". O termo exprime que cada povo, de onde quer que seja, é único.

População Indígena em Roraima

Roraima é o estado com a maior população indígena do país, dos 631 mil habitantes, mais de 50 mil se declaram indígenas, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Roraima e Amazonas são os estados com mais habitantes indígenas do país.

O maior percentual de indígena residem no município do Uiramutã, onde está localizado a terra indígena Raposa Serra do Sol com 88,1% da população indígena do estado.

Em Roraima são 32 terras indígenas, sendo elas Ananás, Anaro, Aningal, Anta, Araçá, Barata, Livramento, Bom Jesus, Boqueirão, Cajueiro, Canauanim, Jabuti, Jacamim, Malacacheta, Mangueira, Manoa / Pium, Moskow, Muriru, Ouro, Pium, Ponta da Serra, Raimundão, Raposa Serra do Sol, Santa Inez, São Marcos, Serra da Moça, Sucuba, Tabalascada, Trombetas / Mapuera, Truaru, Waimiri-Atroari, Waiwái e Yanomami.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Funai (Fundação Nacional do Índio), pelo menos 274 línguas indígenas faladas por indivíduos de 305 etnias diferentes no Brasil. No entanto não existe um número exato de quantas línguas e etnias possam existir.

Justiça Itinerante. A Justiça Eleitoral de Roraima tem levando atendimento atrás da Justiça Itinerante à diversas comunidades indígenas do Estado. São oferecidos aos eleitores, os serviços de requerimento do primeiro título de eleitor; transferência de domicílio; segunda via do título; revisão de dados e inscrição com captura de dados biométricos.

Neste ano já foram atendidos os municípios de Mucajaí, Iracema, Normandia, Uiramutã e Zona Rural de Boa Vista, nas comunidades Lago Grande; Comunidade do Milho; Comunidade Vista Alegre.  Estão previstas até o fim do ano mais treze ações em diversos municípios, seja na sede ou comunidades próximas.

#PraTodosVerem | #PraCegoVer | #Acessibilidade  No card retangular de fundo preto, rosto de três pessoas com traços indígenas. Dentre elas uma mulher e dois homens. Em seus rostos, pinturas características da raça indígena. Abaixo da imagem, sobre cinco linhas lê-se: Dia dos povos indígenas, 19 de abril. Defender às sociedades indígenas é defender a própria essência. No canto direito superior, logo do TRE-RR.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Acesso rápido