Mais de 5 mil eleitores foram atendidos pela Justiça Eleitoral Itinerante em 2023
Foram oferecidos serviços como 1º título, transferência de domicílio, revisão de dados, 2ª via do documento entre outros
“Aproximar a Justiça da população”, esse é o principal objetivo da Justiça Eleitoral Itinerante. Em 2023, no período de março a dezembro, o programa realizou 5.341 atendimentos, sendo 2.312 alistamentos (primeiro título), 960 transferências, 1.109 revisões, 72 emissões de segunda via e 888 orientações.
De acordo com o calendário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), 11 municípios do Estado foram beneficiados com os serviços, incluindo sedes e localidades de difícil acesso, como comunidades indígenas e ribeirinhas do Baixo Rio Branco.
Nesse ano, foi firmada uma parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR) para ampliar os serviços disponibilizados na Justiça Itinerante. Além do TJRR, participaram ainda das ações órgãos como a Defensoria Pública, Receita Federal, Tribunal Regional do Trabalho, Instituto de Identificação, FUNAI entre outros.
Na análise da vice-presidente/corregedora do TRE-RR, desembargadora Tânia Vasconcelos, as atividades desenvolvidas pela Justiça Eleitoral Itinerante em localidades de difícil acesso garantem o pleno exercício da cidadania, na medida em que aproxima a Justiça da população.
“Esse programa permite o acesso do cidadão aos serviços básicos, proporcionando comodidade e economia de custos, considerando que não é necessário se deslocar vários quilômetros até o cartório eleitoral para regularizar a situação eleitoral. Além disso, essa ação contribui para reduzir o número de atendimentos nos últimos dias que antecedem o fechamento do cadastro”, ressaltou a corregedora.
#PraTodosVerem | #PraCegoVer | #Acessibilidade Em uma quadra de escola, algumas pessoas estão sentadas em carteiras verdes ao redor de uma mesa verde. Sobre a mesa há computadores, impressora e álcool em gel. Umas pessoas fazem atendimento e outras são atendidas.