Desembargadora Elaine Bianchi é empossada como presidente do TRE-RR
Solenidade contou com a participação de familiares da magistrada, autoridades e imprensa, e foi transmitida ao vivo no canal do TRE-RR no Youtube

A desembargadora Elaine Cristina Bianchi tomou posse nesta quarta-feira (8), como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), para o biênio 2023 – 2025. A magistrada assume a vaga do desembargador Leonardo Cupello e vai comandar as eleições municipais de 2024. O desembargador Almiro Padilha, presidente em exercício do TRE-RR, durante a cerimônia, exaltou a dedicação e compromisso da desembargadora Elaine Bianchi com sua vida acadêmica e profissional.
“Em sua vida profissional, já se identificava com a magistratura, pois teve início aos dezoito anos no Tribunal de Justiça de São Paulo, demonstrando a resiliência para a carreira jurídica ao vencer aprovação em um dos concursos mais disputados do país, iniciando uma vida de dedicação e estudos que permanecem em sua lida diária. Ao longo de sua jurisdição eleitoral em primeiro grau, integrou este Tribunal, e ainda exerceu o cargo de corregedora eleitoral em duas ocasiões distintas, fatos que a credenciam sem dúvidas alguma ao cargo que ora assume”, afirmou o desembargador.
Em seu discurso de posse, Elaine Bianchi citou os recentes ataques à Justiça Eleitoral e a democracia por meio de fakenews. “Mesmo que sem indícios, sem provas e sem argumentos, discursos insuflados pregaram o descrédito pelo descrédito. Não por preguiça eu penso, mas pelo interesse puro e simples de diminuir o trabalho desenvolvido e elaborado por tantos anos pela Justiça Eleitoral. Embora os esforços tenham sido empreendidos e significativos avanços tenham sido alcançados, ainda há enorme desinformação sobre o assunto. Ainda há quem acredite que as urnas eletrônicas trabalhem em conexão com a internet”, disse a presidente.
Outro ponto destacado pela desembargadora é a missão de garantir que o voto dos eleitores seja respeitado. “Quero compartilhar com todos que me honram e participam desta solenidade, o anseio que me motiva a assumir a presidência deste Tribunal. A de que possamos, daqui a dois anos, olhar para traz, e garantir que a vontade expressada nas urnas é absoluta e intransigentemente respeitada por nós que aqui trabalhamos” enfatizou.
A nova presidente do TRE-RR é desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima desde 09/06/2015. No âmbito acadêmico, Bianchi é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo — SP, especialista em Direito Civil e Processual Civil, mestranda em Direito e doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais.
Até o final do mês de fevereiro, a desembargadora Tânia Vasconcelos vai tomar posse como vice-presidente/corregedora do TRE-RR, na vaga deixada pelo desembargador Mozarildo Cavalcanti.
Com a posse, o Pleno do TRE-RR passará a ter a seguinte composição: desembargadora Elaine Bianchi (presidente), desembargadora Tânia Vasconcelos (vice-presidente/corregedora), Luiz Alberto Morais Júnior (juiz estadual), Elvo Pigari Júnior (juiz estadual), Ataliba de Albuquerque Moreira (jurista), Francisco de Assis (jurista) e Felipe Bouzada Flores Viana (juiz federal).
#PraTodosVerem | #PraCegoVer | #Acessibilidade: Na foto, uma mulher enquadrada da cintura para cima, Ela é branca, cabelos claros e usa óculos de grau e usa uma toga preta. Ela está com a mão direita estendida para a frente, segurando uma pasta de papel com a mão esquerda. Ao seu lado, uma mulher morena, cabelos cacheados segura um microfone próximo a boca da presidente. Ao fundo a bandeira do brasil.