Servidores do TRE – RR ministram palestras com o tema “Meu Primeiro Voto” em Escolas Estaduais
Estudantes conheceram a história do processo eleitoral e receberam informações sobre a urna eletrônica

De 24 a 28 de julho aconteceu a primeira fase do projeto “Parlamento Jovem Roraimense”, onde o TRE - RR realizou palestras voltadas para jovens de escolas públicas do ensino médio, com idade entre 15 e 17 anos, público-alvo do projeto.
O projeto vem sendo executado pelo TRE-RR, em parceria com Centro de Convivência da Juventude (CCJUV), parte da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima.
O objetivo do “Meu Primeiro Voto” é promover a conscientização e a preparação dos jovens eleitores para exercerem seu direito ao voto de forma consciente e responsável, além de mostrar a importância do voto e os princípios fundamentais da democracia.
As palestras foram ministradas pelos servidores José Maria Neto, Fábio Rogério Barros, Adnan Youssef, Paulo César Silva, Ianh Coutinho, Marcelle Silva, Leise Novo, Leonice Pinto, André Xavier, Daniely Teixeira, Iara Calheiros e Fábio Leite.
O projeto desperta o jovem eleitor para a reflexão sobre questões sociais e políticas e os estimula a pesquisar e se informar sobre os candidatos e suas propostas, a fim de fazerem escolhas conscientes e alinhadas com seus valores e interesses, tornando-os agentes ativos na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Através do projeto "Meu Primeiro Voto", espera-se que os jovens se sintam empoderados e conscientes de seu papel como cidadãos, exercendo seu direito ao voto de forma informada e responsável. Uma vez que eles atuarão no processo de votação nas funções de mesários, secretários e presidente da seção eleitoral.
Votar é um ato cidadão, e estimula o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral. No Brasil, o primeiro voto já pode ser dado a partir dos 16 ou 17 anos de idade, sendo considerado facultativo para essa faixa etária. Mesmo não sendo obrigatório para os menores de 18 anos, o voto é um instrumento de participação popular nos destinos do país. O avanço tecnológico facilitou bastante a obtenção de informações sobre os candidatos, inclusive para realizar o alistamento eleitoral (tirar o primeiro título de eleitor), que pode ser feito pela internet. Há muitos anos, vários TREs desenvolvem o Programa Eleitor do Futuro. A iniciativa periódica, em algumas regiões, promove e capacita jovens de até 17 anos de idade em matéria de educação política, com a finalidade de ampliar e mobilizar esse contingente de futuros eleitores ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado.
#PraTodosVerem | #PraCegoVer | #Acessibilidade Na quadra de uma escola, dezenas de alunos estão sentados em carteiras verdes. À frente, um homem adulto está em pé falando ao microfone. Atrás, imagem projetada em uma tela branca.