Semana do Meio Ambiente 2023
Tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2023, “Combate à poluição plástica”, visa alertar sobre a crescente produção e descarte indevido de embalagens plásticas.
A Semana do Meio Ambiente é uma celebração instaurada pelo decreto nº 86.028, de 17 de maio de 1981. Ela é realizada sempre na primeira semana do mês de junho. O intuito é completar e expandir os debates trazidos pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
História
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que aconteceu em 1972, em Estocolmo, Suécia, foi responsável pela criação do Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo da data é, sobretudo, a conscientização acerca da importância da preservação ambiental.
Nesse evento também nasceu o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Ele é a principal autoridade global focada em pautas ambientais. Entre as suas funções estão a determinação da agenda sustentável bem como a promoção e implementação coerente do desenvolvimento verde.
Todos os anos o PNUMA elege um tema e um país para sediar a celebração. Dessa maneira, o mundo pode ficar por dentro de como cada nação está cuidando dos assuntos relacionados à sustentabilidade. Em 2022 o tema foi “Uma Só Terra” e o anfitrião foi a Suécia.
O ano 2023 é o 50º aniversário da comemoração com o tema “Combate à poluição plástica” para alertar sobre a crescente produção e descarte indevido de embalagens plásticas que afetam a fauna, flora, ar, mares e rios, ou seja, o meio ambiente como um todo. Este ano, o anfitrião é a República de Côte d'Ivoire em parceria com os Países Baixos. Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias.
O Brasil foi responsável pela recepção do evento duas vezes, a primeira em 1992, quando ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que aconteceu entre 3 e 14 de junho e o tema foi “Desenvolvimento Sustentável”. Já a segunda foi em 2012, quando a conferência completou 20 anos. Nessa ocasião a celebração voltou para o nosso país com o tema “Economia verde: inclui você?”.
Maneiras de aplicar a sustentabilidade na sua rotina
De acordo com Inger Andersen, Diretora Executiva do PNUMA, é preciso que todos estejam conscientes de que estamos passando por uma crise planetária. Dessa forma, podemos focar em discutir maneiras de enfrentá-la. Por isso, separamos algumas dicas de como aplicar ações sustentáveis na sua rotina:
- Evite o desperdício de água: Pensar no consumo é uma dica muito importante para quem se preocupa com o meio ambiente. Assim, em relação a água é possível fazer a sua parte com algumas atitudes simples como: instalar descargas que gastam menos e não deixar a torneira aberta desnecessariamente.
- Reduza o consumo de plástico: O plástico leva mais de 400 anos para se decompor. Além disso, todos os anos cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nos oceanos do nosso planeta, causando a morte de mais de 100 mil animais marinhos. Você pode evitá-lo recusando descartáveis no delivery, utilizando sacolas retornáveis e levando uma garrafa reutilizável.
- Faça a reciclagem corretamente: O descarte incorreto de materiais prejudica o meio ambiente e atrapalha a reciclagem. Por isso, é de grande valia destacar a importância do destino correto de itens que não são biodegradáveis. Assim como outras ações com foco em sustentabilidade.
#PraTodosVerem | #PraCegoVer | #Acessibilidade
No Card, uma mão segura uma lâmpada fluorescente preenchida por árvores verdes onde ao redor imagens de pequenos ícones que representam o meio ambiente. Sua base reflete luz sobre a mão que a segura. Em um pequeno quadrado à esquerda, escrito: Semana do Meio Ambiente, sustentabilidade se faz com atitudes positivas - 31 de maio a 05 de junho.