Eleição Suplementar em Alto Alegre
Município contou com 14 locais de votação, sendo 4 na sede e 10 na área rural

Neste dia 28 de abril, das 8h às 17h, aconteceu a votação da eleição suplementar do município de Alto Alegre, para a escolha do prefeito e vice-prefeito.
A eleição suplementar foi designada pelo TRE- RR, através da Resolução nº 513/2024, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o mandato do prefeito Pedro Henrique Machado (PSD) e da vice Simone Friedrich (PSD). Elas estão previstas no Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965) e não anulam a eleição que ocorrerá em outubro deste ano em todo o país.
Com uma população de 21.096 pessoas e 25.454,297 km² de área territorial em 2022, Alto Alegre é o terceiro município mais populoso e o quarto maior em extensão de Roraima. O eleitorado apto a votar é formado por 11.216 pessoas. As eleitoras e eleitores tiveram a responsabilidade de decidir diretamente quem liderará o município até o final de 2024.
Dia da Votação
Os procedimentos para a votação em uma eleição suplementar foram idênticos aos de um pleito ordinário. Foi preciso comparecer à seção eleitoral portando documento oficial de identificação com foto e o título eleitoral, caso o possuísse. O e-Título também pôde ser apresentado para se identificar perante a mesária ou mesário.
Foi vedado a qualquer pessoa portar, no recinto da cabina de votação, aparelhos celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro aparelho do gênero.
Não é primeira eleição suplementar do Estado
Apesar de ser a primeira vez em que ocorreu uma eleição suplementar em Roraima, por motivo de à cassação de um mandato, esta foi a terceira vez que esse tipo de pleito foi realizado no estado. Em 2009, também ocorreu eleição suplementar nos municípios de Bonfim e Amajari.
Em Amajari, o candidato mais votado para o cargo em 2008, Hugo Cabral de Macedo Filho, foi presidente da Câmara de Vereadores do município e teve as contas relativas ao período rejeitadas pelo Tribunal de Contas do estado. Rodrigo Mota de Macedo foi eleito prefeito no pleito ocorrido no ano seguinte.
Já no Bonfim, uma nova eleição se fez necessária devido ao indeferimento do registro de candidatura de Paulo Francisco da Silva, o Paulo Tiririca. Domingos Santana Silva foi o candidato eleito de forma suplementar em 2009.
Avaliação do Pleito
A Juíza Sissi Marlene Dietrich, titular da 3ª Zona Eleitoral, avaliou "como tranquila a votação".
Segundo o Ten Cel PM Overlan, Comandante do Policiamento do Interior – CPI, “A Policia Militar do Estado esteve presente com um efetivo de 105 policias, tanto nos locais de votação, quanto em patrulhamento nas ruas do município”.
A Policia Federal também esteve presente no pleito, com um efetivo de 20 agentes.
Resultado
Com 53,60% dos votos válidos, o professor Wagner nunes (Republicanos), foi eleito como prefeito de Alto Alegre e irá comandar a prefeitura até 31 de dezembro de 2024. O segundo candidato que concorreu foi Valdenir Magrão (MDB), o qual obteve 46,40% dos votos. A abstenção foi de 18,64%.