Confira os documentos que você pode usar para votar no dia da eleição

Certifique-se de que seus documentos estão válidos e em bom estado para evitar contratempos

arte: Secom/TSE - E-titulo banner II- 16.01.2024

Com as eleições se aproximando, é fundamental estar ciente dos documentos aceitos pela Justiça Eleitoral para garantir que você possa exercer seu direito de voto sem problemas. O 1° turno das Eleições Municipais 2024 está marcado para o dia 6 de outubro e o 2º turno ocorrerá no dia 27 do mesmo mês.  

Para exercer seu direito de voto de maneira consciente e informada, confira, a seguir, quais são os documentos válidos para se apresentar na seção eleitoral, bem como algumas dicas importantes para o dia da votação.  

✅Documentos aceitos 

De acordo com o artigo 102 da Resolução nº 23.736/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para comprovar sua identidade no dia da eleição, você pode apresentar: 

  • e-Título (para quem tem cadastro biométrico);
  • carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, incluindo carteiras de categoria profissional reconhecidas por lei;
  • certificado de reservista;
  • carteira de trabalho; e
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Esses documentos podem ser utilizados mesmo se estiverem com a validade vencida, desde que você consiga comprovar sua identidade. 

Documentação não obrigatória 

É recomendável levar os seguintes documentos para facilitar o processo, embora sua apresentação não seja obrigatória: 

  • título de eleitor (ajuda a localizar a zAertona e a seção eleitoral); 
  • comprovantes de votação das últimas eleições; e 
  • CPF. 

❌Não leve esses documentos 

De acordo com a legislação, não são aceitos como documentos para a votação os seguintes:  

  • certidão de nascimento; 
  • certidão de casamento; e  
  • carteira de trabalho digital. 

Dicas para o dia da votação 

🆗Verifique a validade: certifique-se de que seus documentos estão válidos e em bom estado para evitar contratempos. 

🗓️Prepare-se com antecedência: organize seus documentos e esteja informado sobre sua zona e seção eleitoral. 

Checagem 

Conforme o artigo 103 da Resolução TSE nº 23.736/2024, havendo dúvida quanto à identidade da eleitora e do eleitor, mesmo estando eles de posse do título eleitoral e de documento oficial com foto, o presidente da mesa poderá solicitar uma checagem adicional. Isso pode incluir:  

  • verificação dos dados no caderno oficial de votação; 
  • conferência da assinatura; e 
  • registro dos detalhes na ata.  

RL/LC, DB 

#pracegover #pratodomundover #acessibilidade - Imagem de uma mão masculina segurando um telefone celular. Em sua tela, aparece a tela inicial do aplicativo e-Título.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima | CNPJ: 05.955.085/0001-85
Av. Juscelino Kubitschek, 543, São Pedro , Boa Vista - RR - Brasil, CEP: 69306-685  
Telefone: +55(95)2121-7000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, durante o período de recesso forense (20/12/2024 a 06/01/2025), de segunda a sexta, das 8h às 13h.

Acesso rápido