1ª zona eleitoral diplomou os candidatos eleitos a vereadores e a prefeitura de Boa Vista nas eleições de 2024
A cerimônia ocorreu nessa terça-feira (17), no Centro A Amazônico de Fronteira (CAF), na Universidade Federal de Roraima (UFRR)
O Juiz Eleitoral da 1ª Zona, Breno Jorge Portela Silva Coutinho, diplomou nessa terça-feira (17), os candidatos eleitos a vereadores e a prefeitura de Boa Vista nas eleições de 2024. A cerimônia ocorreu no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Diversas autoridades estaduais e municipais estiveram presentes, além de juízes e servidores da justiça eleitoral roraimense.
Roberto Conceição dos Santos Franco, foi o vereador eleito com mais votos no pleito de 2024. Ele obteve 4.043 votos válidos.
“Ontem foi um dia muito misto para mim, estava muito emocionado, realizado, contente e principalmente grato por ter sido o vereador mais votado de Boa Vista. Fui o mais votado e honrarei cada voto recebido, trabalhando incansavelmente em prol de nossa cidade, estou comprometido com o desenvolvimento do município e essa legislatura será marcada pela prosperidade e pelo progresso. Deus nos abençoe e ilumine nossos passos nessa nova jornada”, disse Franco.
Outro vereador eleito pela primeira vez, Thiago Cesar Reis Pereira, obteve 3.043 votos válidos e disse, “Esses 3.043 votos representam não apenas números, mas sonhos, esperanças e a força de uma comunidade que acredita na mudança e no trabalho coletivo. Meu compromisso é honrar cada voto com dedicação, ética e transparência, trabalhando incansavelmente pela saúde, educação e pelos interesses de todos que represento”.
Vereadora mais votada entre as mulheres, Walkiria Ribeiro obteve 3.275 votos, e em seu discurso disse que, "A presença feminina na política é mais que é necessária, é fundamental. Independente das diferenças, fomos eleitos para uma cidade melhor”.
A mesa de honra foi composta pelo juiz eleitoral da 1ª zona, Breno Coutinho; e por outras autoridades como a presidente do TRE-RR, desembargadora Elaine Bianchi; a vice-presidente/corregedora do TRE-RR, desembargadora Tânia Vasconcelos; a promotora eleitoral em substituição da 1ª Zona, Ilaine Pagliarini; o procurador regional eleitoral, Alisson Marugal; o representante da OAB -Seccional Roraima, Bruno Martins e pelo delegado da polícia federal, Caio Luchini.
Os diplomados:
Prefeito: Arthur Henrique (MDB) - (133.180 votos)
Vice-prefeito: Marcelo Zeitoune (PL) - (133.180 votos)
Vereadores:
- Roberto Franco (DC) - 4.043 votos;
- Italo Otavio (Republicanos) - 4.024 votos;
- Genilson Costa (Republicanos) - 3.744 votos;
- Júlio Cézar Medeiros (MDB) - 3.695 votos;
- Manoel Neves (Republicanos) - 3.372 votos;
- Marcelo Nunes (PDT) - 3.284 votos;
- Walkiria Ribeiro (Republicanos) - 3.275 votos;
- Barbara Falcão (PP) - 3.254 votos;
- Professor Thiago Reis (PSD) - 3.043 votos;
- Adjalma Gonçalves (PODE) - 2.812 votos;
- Aline Rezende (PP) - 2.779 votos;
- Tuti Lopes (PODE) - 2.704 votos;
- Adnan Lima (DC) - 2.687 votos;
- Carol Dantas (PSD) - 2.647 votos;
- Pr Gill Rocha (PODE) - 2.634 votos;
- Bruno Perez (MDB) - 2.609 votos;
- Vavá Do Thianguá (MDB) - 2.481 votos;
- Pastora Carla Messias (PP) - 2.432 votos;
- Fogaça (MDB) - 2.387 votos;
- Insp Daniel Mangabeira (PDT) - 2.242 votos;
- Thiago Saraiva (PSD) - 2.183 votos;
- Deyvid Carneiro (União) - 2.046 votos;
- Jeu Nunes (PDT) - 2.017 votos.
Diplomação
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo.
Para tomar posse em 1º de janeiro, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores terão que estar diplomados pela Justiça Eleitoral. Para receber os respectivos diplomas, os eleitos não podem ter qualquer pendência jurídica. Além disso, todos os eleitos, até a diplomação, têm que estar com as prestações de contas de campanhas aprovadas pelos juízes eleitorais.