Eleitas e Eleitos nas eleições municipais de 2024 em Rorainópolis foram diplomados
Cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), às 9h, no fórum da comarca de Rorainópolis
A 8ª Zona Eleitoral diplomou, nesta quinta-feira (12), o prefeito reeleito de Rorainópolis, Pinto do Equador (Republicanos), o vice-prefeito eleito Áthila Ferreira (PDT) e os 13 vereadores.
A solenidade foi conduzida pelo juiz da 8ª zona eleitoral, Raimundo Anastácio, e marcou a conclusão do processo eleitoral no município. Com a diplomação, os eleitos estão oficialmente habilitados a tomar posse em 1º de janeiro de 2025. Eles assumem mandatos até 2028. Completaram a mesa de honra, a Corregedora e Vice-Presidente do TRE-RR, desembargadora Tânia Vasconcelos e o promotor eleitoral André Bagatin.
A solenidade contou com a presença de amigos e familiares dos eleitos, além de autoridades locais e da deputada estadual, Joilma Teodora.
A cantora Izamara Veloso chaves, interpretou os Hinos Nacional Brasileiro, Estado de Roraima, e do Município de Rorainópolis, acompanhada no violão, por Kennia Araújo.
Diplomação
A Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo.
Para tomar posse em 1º de janeiro, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores terão que estar diplomados pela Justiça Eleitoral. Para receber os respectivos diplomas, os eleitos não podem ter qualquer pendência jurídica. Além disso, todos os eleitos, até a diplomação, têm que estar com as prestações de contas de campanhas aprovadas pelos juízes eleitorais.