Colaboradores do TRE de Roraima participaram do 1º Encontro da Comunidade Janus, realizado pelo TRE da Bahia.
Com utilização de recursos de inteligência artificial (IA), o Janus possui integração com o PJe e com o sistema de candidaturas.

No encontro, servidores das áreas técnicas debateram as configurações de parametrização necessárias para automatizar o tratamento dos processos de menor complexidade, principalmente os das classes Prestação de Contas e Registro de Candidaturas.
Com utilização de recursos de inteligência artificial (IA), o Janus possui integração com o PJe e com o sistema de candidaturas, possibilitando a realização de tarefas repetitivas quando envolve grande volume de processos, permitindo a apreciação e julgamento desses processos num curto espaço de tempo.
O Janus foi desenvolvido pelo TRE baiano e terá, a partir de agora, a parceria de outros 24 Regionais, que utilizarão a ferramenta e se comprometeram com futuros aprimoramentos, de forma colaborativa.
A automação envolve a definição do objeto do processo, publicação de edital, remessa ao Ministério Público, minuta de sentença, lançamento do movimento processual e registro de trânsito em julgado. Tais procedimentos, quando feitos de forma manual e individualmente em cada processo, ocupa muito tempo da força de trabalho.
Participaram do evento os servidores Paulo Cezar Rodrigues da Silva, Coordenador de Desenvolvimento e Arquitetura De Dados, Carlos Corrêa Gonçalves, Chefe da Seção de Desenvolvimento de Sistemas, Rafael Soares Cruz Júnior, Chefe da Seção de Soluções Corporativas e Clodoaldo Marinho da Fonseca, Coordenador de Processos da Secretaria Judiciária.
O Encontro ocorreu no período de 15 a 17 de janeiro de 2024, em Salvador (BA).
Sobre o Janus
O Sistema Janus é uma solução de automação processual com aplicação de técnicas de inteligência artificial e uso de robôs. Na prática, os bots são usados para executar tarefas repetitivas, o que contribui para o julgamento mais célere de processos de baixa complexidade na Justiça Eleitoral.
Implantado pelo TRE baiano em junho de 2021, o Janus contribuiu para o aprimoramento da Justiça Digital e modernização tecnológica da Justiça Eleitoral. Nas Eleições Gerais de 2022, 68,8% dos requerimentos de registro de candidaturas, autuados no PJe, foram agilizados pela ferramenta. Para as Eleições Municipais de 2024, o TRE-BA visa aprimorar o sistema para analisar os cerca de 45 mil requerimentos de registro de candidaturas, além de processar os 45 mil casos de Prestação de Contas Eleitorais previstos para este ano.
#PraTodosVerem | #PraCegoVer | #Acessibilidade - Na foto oito pessoas em pé, dentre elas, sete homens e uma mulher. Alguns usam crachá de identificação. Todos sorriem para a foto. Ao fundo, banner do evento escrito: "JANUS" e a logo da justiça eleitoral.