TRE – RR participa de publicação em Edição da revista da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral
O livro que conta histórias sobre experiência dos servidores da justiça Eleitoral
Você sabia que mais de 6% do eleitorado de Roraima estão situados em áreas indígenas? São 11 comunidades indígenas, distribuídas em 4 zonas eleitorais, onde só é possível chegar por via aérea, com o auxílio da Força Aérea Brasileira. Nas últimas eleições, 22.642 eleitores votaram nessas localidades.
Essas informações foram publicadas na revista “Olhares: mapeamento das especificidades das zonas eleitorais 2023, Tribunal Superior Eleitoral, Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral. ”
Servidora da Justiça Eleitoral desde 2022, Natália Teixeira Cavalcante teve sua história contada na edição de 2023 da revista. Quando ela estava como chefe na sede do Cartório, no Município de Pacaraima, localizada na Reserva Indígena São Marcos. Ela conta que para ela essas ações promovidas pelo TSE são de grande importância para valorização dos servidores.
“Ao ser contatada pela corregedoria foi uma surpresa para mim, pois tinha recém-chegado na unidade e confesso que desconhecia a singular realidade do norte do país”
A revista tem como intuito contar as vivências de servidores, colher lições que nos ensinam como enxergar o outro, para indagarmos quem é a pessoa atendida, em sua individualidade, em suas necessidades, em sua forma de se expressar. Por suas histórias, acessamos a realidade que transcende a norma abstrata, o que envolve superar barreiras geográficas e sociais, vencer distâncias, enfrentar intempéries, bem como tantos outros obstáculos para garantir o atendimento à população.
Atualmente Natália Teixeira é servidora da 5ª zona eleitoral, na capital e mesmo não estando mais no município de Pacaraima ela fica feliz em poder ter participado deste projeto.
“Um momento marcante, já como chefe da unidade, foi quando recepcionei um tuxaua, autoridade indígena, que pretendia criar uma seção eleitoral em sua comunidade. Antes mesmo de concluir a obra de uma escola naquela região, nos procurou para instalar ali um local de votação e melhorar o acesso à Justiça Eleitoral em sua comunidade, aumentando sua participação. ”, Trecho da matéria.
Quem quiser saber mais sobre as histórias contadas pelos nossos servidores acesse o portal da biblioteca digital do TSE, Obra "Olhares: mapeamento das especificidades das Zonas Eleitorais 2023"
#pracegover #pratodomundover #acessibilidade - Na imagem dividida, temos do lado esquerdo, a capa da Obra "Olhares: mapeamento das especificidades das Zonas Eleitorais 2023" e do lado direito a página do artigo que fala sobre o Estado de Roraima.