Justiça eleitoral roraimense participa do Encontro Nacional das Secretarias Judiciárias na sede do TSE, em Brasília (DF)
O evento, que ocorre nesta quinta e sexta-feira (28), busca alinhar os procedimentos entre os órgãos para as Eleições Municipais 2024.
Na abertura do Encontro Nacional das Secretarias Judiciárias nesta quinta-feira (27), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou a responsabilidade da Justiça Eleitoral para que o eleitorado brasileiro tenha a garantia da lisura, da rapidez e da segurança do voto. O evento, que ocorre nesta quinta e sexta-feira (28) na sede do TSE, em Brasília (DF), busca alinhar os procedimentos entre os órgãos para as Eleições Municipais 2024.
"Acredito que nós somos capazes de oferecer ao eleitorado brasileiro não apenas uma boa eleição como tem sido, mas uma excelente eleição. Nosso compromisso agora não é de fazer uma boa eleição, é de dar excelência nessas eleições para que se restabeleça a tranquilidade, pavimentando as eleições que se sigam", afirmou a ministra Cármen Lúcia.
A justiça eleitoral roraimense é representada no evento pela servidora Narla Santana e pelo servidor Clodoaldo da Fonseca.
Entre outros assuntos, o Encontro Nacional das Secretarias Judiciárias vai abordar os projetos e as inovações do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) com vistas à modernização dos procedimentos das áreas envolvidas.
Mesa de abertura
Além da ministra Cármen Lúcia, participaram da mesa de abertura do encontro a desembargadora Andréa Pachá, secretária-geral da Presidência do Tribunal; Roberta Gresta, diretora-geral do TSE; e Bruney Guimarães, secretário judiciário do Tribunal.
A desembargadora Andréa Pachá defendeu as ações da Justiça Eleitoral que possibilitam a confiança da sociedade brasileira na liberdade de escolha de candidatas e de candidatos. “Que nós tenhamos muita certeza de que a condução profissional íntegra de cada um será fundamental para a realização das eleições que nós queremos e merecemos”, pontuou a magistrada.
Por sua vez, a diretora-geral do TSE, Roberta Gresta, destacou que as unidades do Tribunal estão trabalhando de maneira conjunta em busca dos objetivos da Justiça Eleitoral.