Teste da Urna 2023: Comissão Avaliadora divulga relatório final
Documento conclui que os resultados apresentados na 7ª edição do evento contribuíram para a maturidade do sistema eletrônico eleitoral
A Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (STI-TSE) publicou, nesta sexta-feira (31), o relatório final do 7º Teste Público de Segurança da Urna Eletrônica (TPS). A publicação elaborada pela Comissão Avaliadora do evento aponta os resultados da etapa de confirmação, com avanços na segurança do sistema eletrônico de votação.
Em 2023, o Teste da Urna registrou 85 pré-inscritos, o maior número de todos os anos. O evento contou com a participação de 33 investigadoras e investigadores, que executaram 35 planos. A presença feminina foi outro marco da sétima edição da iniciativa do TSE: do total de 33 participantes que efetivamente executaram planos de teste, seis foram mulheres, sendo duas investigadoras individuais e quatro que atuaram em equipes.
Acesse a íntegra do relatório.
Lançado em 2009, o evento é um dos marcos do processo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais e do hardware da urna eletrônica. Ao longo dos últimos anos, a cada edição, foi possível aperfeiçoar os programas utilizados nas eleições subsequentes.
Relatório
A semana de execução dos planos de testes – aconteceu no período de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2023, na sede do TSE, tendo sido prorrogado por mais um dia, a pedido de dois grupos de investigadores.
Dos planos executados, foram apresentados 7 supostos achados, dos quais cinco – três do grupo da Polícia Federal e dois do grupo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – foram recomendados pela Comissão Avaliadora para análise das equipes técnicas do Tribunal como possíveis pontos de melhoria e, consequentemente, para serem executados novamente no Teste de Confirmação.
Nesse período, os investigadores e a investigadora verificaram os ajustes feitos pelas equipes da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE e constataram que as melhorias implementadas contribuíram para o aperfeiçoamento da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais.
Uma vez realizados os novos testes e tendo sido constatadas as melhorias implementadas, as investigadoras e os investigadores assinaram o Termo de Confirmação, que é a fase final do TPS.
Além das investigadoras e dos investigadores, o TPS 2023 contou com a participação direta de membros das Comissões Reguladora, Avaliadora, Organizadora e de Comunicação Institucional, das equipes técnicas da STI do TSE, de técnicos dos Tribunais Regionais Eleitorais, técnicos da Universidade de São Paulo (USP), representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e de mais 23 áreas diretamente envolvidas na organização e execução do evento.