No Dia Mundial da Saúde Bucal é importante entender como o cuidado deve estar presente no dia a dia da população brasileira
O investimento nesse setor tem aumentado cada vez mais, resultando na redução de doenças e melhora da saúde

O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, foi criado para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos para o bem-estar geral. A saúde bucal é necessária para prevenir infecções e o agravo de algumas doenças, como doenças auto imunes, diabetes e anemia, que podem piorar com a má higiene oral.
Os passos para uma boa higiene bucal
A boa higiene oral é alcançada quando os dentes, a língua e as gengivas estão limpos e sem lesão ou dor. Os cuidados bucais mais importantes são os mais acessíveis e fáceis, e que podem ser realizados em casa, como:
Escovar bem os dentes e a língua, ao menos três vezes ao dia, utilizando escova com cerdas macias;
Usar pasta de dente, se possível que contenha flúor;
Utilizar fio dental, em todos os dentes, ao menos uma vez por dia;
Comer alimentos balanceados, evitando o excesso de açúcar.
Cuidados alimentares voltados para a saúde bucal
Todo alimento que ingerimos deixa ao menos um pouco de resíduo na boca, e rapidamente ele começa a ser digerido por bactérias que são comuns a todos nós. Não existem alimentos “vilões” ou “mocinhos”, mas alguns exigem mais atenção, pois facilitam o desenvolvimento da cárie e outras doenças, além de gerar mau hálito.
Tratamentos mais comuns
A cárie dental é considerada um grave problema de saúde pública e, mundialmente, representa uma das doenças crônicas mais comuns. Juntamente com a doença periodontal, a cárie é responsável por grande parte das perdas dentárias dos brasileiros, que resulta na necessidade de intervenção odontológica.