Dia 19 de outubro é o Dia Nacional da Inovação!
A data foi criada em 2010 para lembrar que a inovação contribui para o desenvolvimento do país.
A data foi criada em 2010 para lembrar que a inovação contribui para o desenvolvimento do país e para reforçar a importância do desenvolvimento tecnológico, que vão da inteligência artificial à investigação de códigos genéticos, para se ter uma país mais competitivo, sustentável e economicamente atrativo.
O Brasil, que é a nona economia do mundo, ocupa atualmente a 64ª posição no Índice Global da Inovação entre 126 economias listadas. Depois de dois anos estagnado, em 2018 o país saltou cinco posições no ranking. Porém, mesmo com o esse salto, a maior potência econômica da América Latina e Caribe fica atrás dos vizinhos Chile (47ª posição), Costa Rica (54ª) e México (56ª) na lista.
O levantamento existe desde 2007 e é produzido pela Universidade de Cornell, dos Estados Unidos, com apoio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Alguns exemplos de indicadores medidos são: número de registro de patentes, bens e serviços criativos, investimento em educação, criação e difusão de conhecimento, força de trabalho e adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Origem do Dia Nacional da Inovação
Esta data foi criada a partir do Lei nº 12.193, de 14 de janeiro de 2010.