Objetivos estratégicos, metas e indicadores

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS INSTITUCIONAIS

 

Investido da prestação jurisdicional eleitoral e responsável direto pela administração do processo eleitoral em Roraima, o TRE-RR tem suas principais competências fixadas pela Constituição Federal, pelo Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65) e pelo seu Regimento Interno (Resolução TRE-RR 83/2011), exercendo papel fundamental na construção e no exercício da democracia brasileira, em ação conjunta com o TSE e demais Tribunais Regionais Eleitorais.

O TRE-RR, por meio da Resolução TRE/RR 472/2021 aprovou seu Planejamento Estratégico Institucional (PEI) para o período 2021-2026 e o anexo único - mapa estratégico.

Os objetivos estratégicos do TRE/RR são demonstrados nos Macrodesafios Institucionais definidos através da Resolução CNJ nº 325/2020, e divididos em 3 perspectivas: Sociedade, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento, da seguinte forma:

Perspectiva

Macrodesafio

Sociedade

Garantia dos Direitos Fundamentais

Fortalecimento da Relação Institucional do Poder Judiciário com a Sociedade

Processos Internos

Agilidade e Produtividade na Prestação Jurisdicional

Enfrentamento à Corrupção, à Improbidade Administrativa e aos Ilícitos Eleitorais

Promoção da Sustentabilidade

Aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária

Aprendizado e Crescimento

Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas

Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira

Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e de Proteção de Dados

 

PERSPECTIVA SOCIEDADE

GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Descrição: Refere-se ao desafio de garantir no plano concreto os Direitos e Garantias Fundamentais, buscando-se assegurar o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, bem como atenuar as desigualdades sociais, garantir os direitos de minorias e a inclusão e acessibilidade a todos.

 

 

FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO INSTITUCIONAL DO PODER JUDICIÁRIO COM A SOCIEDADE

Descrição: Refere-se à adoção de estratégias de comunicação e de procedimentos objetivos, ágeis e em linguagem de fácil compreensão, visando à transparência e ao fortalecimento do Poder Judiciário como instituição garantidora dos direitos. Abrange a atuação interinstitucional integrada e sistêmica, com iniciativas pela solução de problemas públicos que envolvam instituições do Estado e da sociedade civil.

 

PERSPECTIVA PROCESSOS INTERNOS

AGILIDADE E PRODUTIVIDADE NA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL

Descrição: Tem por finalidade materializar a razoável duração do processo em todas as suas fases. Trata-se de garantir a prestação jurisdicional efetiva e ágil, com segurança jurídica e procedimental na tramitação dos processos judiciais. Visa também soluções para um dos principais gargalos do Poder Judiciário, qual seja a execução fiscal. Busca elevar a eficiência na realização dos serviços judiciais e extrajudiciais.

ENFRENTAMENTO À CORRUPÇÃO, À IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E AOS ILÍCITOS ELEITORAIS

Descrição: Conjunto de atos que visem à proteção da coisa pública, à integridade nos processos eleitorais, à preservação da probidade administrativa internamente e externamente ao enfrentamento dos crimes eleitorais e contra a administração pública, entre outros. Para tanto, deve-se priorizar a tramitação dos processos judiciais que tratem do desvio de recursos públicos, de improbidade e de crimes eleitorais, além de medidas administrativas relacionadas à melhoria do controle e fiscalização interna e externa do gasto público no âmbito do Poder Judiciário.

PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

Descrição: Aperfeiçoamento de ações que estimulem o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos, a redução do impacto negativo das atividades do órgão no meio ambiente com a adequada gestão dos resíduos gerados, do uso apropriado dos recursos finitos, a promoção das contratações sustentáveis, a gestão sustentável de documentos e a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Visa a adoção de modelos de gestão organizacional e de processos estruturados na promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social.

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA E DA GOVERNANÇA JUDICIÁRIA

Descrição: Formulação, implantação e monitoramento de estratégias flexíveis e aderentes às especificidades locais, regionais e próprias de cada segmento de justiça do Poder Judiciário, produzidas de forma colaborativa pelos órgãos do Poder Judiciário, magistrados, servidores, pela sociedade e pelos atores do sistema de justiça. Visa à eficiência operacional interna, à humanização do serviço, à desburocratização, à simplificação de processos internos, ao fortalecimento da autonomia administrativa e financeira do Poder Judiciário e à adoção das melhores práticas de gestão documental, gestão da informação, gestão de projetos e otimização de processos de trabalho com o intuito de melhorar o serviço prestado ao cidadão.

 

PERSPECTIVA APRENDIZADO E CRESCIMENTO

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE PESSOAS

Descrição: Refere-se ao conjunto de políticas, métodos e práticas adotados na gestão de comportamentos internos do órgão, favorecendo o desenvolvimento profissional, a capacitação, a relação interpessoal, a saúde e a cooperação, com vistas ao alcance efetivo dos objetivos estratégicos da instituição. Contempla ações relacionadas à valorização dos servidores; à humanização nas relações de trabalho; à promoção da saúde; ao aprimoramento contínuo das condições de trabalho; à qualidade de vida no trabalho; ao desenvolvimento de competências, de talentos, do trabalho criativo e da inovação; e à adequada distribuição da força de trabalho.

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

Descrição: Refere-se à utilização de mecanismos para alinhar as necessidades orçamentárias de custeio, investimentos e pessoal ao aprimoramento da prestação jurisdicional, atendendo aos princípios constitucionais da administração pública. Envolve estabelecer uma cultura de adequação dos gastos ao atendimento das necessidades prioritárias e essenciais dos órgãos da justiça, para se obter os melhores resultados com os recursos aprovados nos orçamentos.

FORTALECIMENTO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE TIC E DE PROTEÇÃO DE DADOS

Descrição: Programas, projetos, ações e práticas que visem ao fortalecimento das estratégias digitais do Poder Judiciário e à melhoria da governança, da gestão e da infraestrutura tecnológica, garantindo proteção aos dados organizacionais com integridade, confiabilidade, confidencialidade, integração, disponibilidade das informações, disponibilização dos serviços digitais ao cidadão e dos sistemas essenciais da justiça, promovendo a satisfação dos usuários por meio de inovações tecnológicas, controles efetivos dos processos de segurança e de riscos e da gestão de privacidade e uso dos dados pessoais.

 A Portaria PRE Nº 9/2023, alterou o anexo I (lista de indicadores), da Portaria 47/2022.

INDICADORES DE DESEMPENHO

Tema Macrodesafio Indicadores de Desempenho Unidade Responsável
Sociedade 1 – Garantia dos Direitos Fundamentais 1.1 – Índice de respostas a contatos dirigidos à Ouvidoria Ouvidoria
1.2 – Índice do tempo médio de resposta a contatos dirigidos à Ouvidoria Ouvidoria
1.3 – Índice do grau de satisfação dos usuários Ouvidoria
1.4 – Índice de Acessibilidade Arquitetônica Coordenadoria de Apoio Administrativo e Engenharia
1.5 – Índice de Acessibilidade Digital Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
2 – Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade 2.1 – Promoção de ações de educação e conscientização política Escola Judiciária
Processos Internos 3 – Agilidade e Produtividade na Prestação Jurisdicional 3.1 – Índice do tempo de julgamento de processos Secretaria Judiciária
3.2 – Taxa de redução do Tempo médio para arquivamento Secretaria Judiciária
3.3 – Tempo de tramitação dos processos pendentes no 1º grau Corregedoria
3.4 – Índice de Desempenho no Eixo Produtividade do Prêmio CNJ de Qualidade Corregedoria
4 – Enfrentamento à Corrupção, à Improbidade Administrativa e aos Ilícitos Eleitorais 4.1 – Índice de julgamento de ilícitos eleitorais que importem em perda de mandato, cassação de registro ou diploma no 1º grau Corregedoria
4.2 – Índice de julgamento de ilícitos eleitorais que importem em perda de mandato, cassação de registro ou diploma no 2º grau Secretaria Judiciária
5 – Aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária 5.1 – Índice de agilidade na tramitação dos processos de aquisição de bens e serviços Secretaria de Administração
5.2 – Índice de adequação ao Plano Anual de Contratações Secretaria de Administração
5.3 – Índice de Cumprimento de Recomendações Internas Coordenadoria de Auditoria
5.4 – Índice de Cumprimento de Recomendações Externas Coordenadoria de Auditoria
5.5 – Índice de Maturidade de Gestão de Riscos Coordenadoria de Auditoria
5.6 – Índice de Execução do Plano Anual de Auditoria Coordenadoria de Auditoria
6 – Promoção da Sustentabilidade 6.1 –  Índice de desempenho de sustentabilidade Unidade de Sustentabilidade
Aprendizado e Crescimento 7 – Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas 7.1 – Índice de Capacitação de Servidores Secretaria de Gestão de Pessoas
7.2 – Índice de satisfação com o programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Secretaria de Gestão de Pessoas
8 – Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira 8.1 – Índice de alocação do orçamento estratégico Coordenadoria de Orçamento e Finanças
8.2 – Índice de perdas do orçamento unificado Coordenadoria de Orçamento e Finanças
8.3 – Índice de aderência da execução ao planejamento orçamentário Coordenadoria de Orçamento e Finanças
9 – Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e de Proteção de Dados 9.1 – Índice de execução das ações de TIC do Plano de Transformação Digital Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
9.2 – Índice de Governança de TIC - iGovTIC-JUD Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
9.3 – Índice de Satisfação dos Usuários de TIC Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
9.4 – Índice de Incidentes Cibernéticos Coordenadoria de Infraestrutura e Cibersegurança