Estudo Técnico Preliminar

1.0 - Descrição da Solução de Tecnologia da Informação


1.1 - Descrição da Solução

1.1.1 Contratação de empresa especializada para fornecimento de suporte em nível 3, com repasse de conhecimento para o ambiente computacional de hiperconvergência usando tecnologias Open Source de virtualização, backup e armazenamento definido por software (SDS), baseado em HIPERCONVERGÊNCIA PROXMOX VE e CEPH.


1.2 - Detalhamento dos Bens e Serviços que compõem a Solução


1.2.1 - Contratação de empresa para o provimento dos serviços relacionados ao suporte e garantia no tocante a:

[   ] Aquisição de Material (Hardware, equipamentos, componentes acessórios, etc)

[   ] Aquisição/Contratação de Software.

[X] Contratação de Serviços (implantação, sustentação, garantia, serviços em geral, etc).

[X] O objeto possui padrões de desempenho e qualidade e pode definido pelo Edital por meio de especificações usuais de mercado,  caracterizando-o como Bens e serviços comuns, conforme definição constante do inciso XIII do art. 6º da Lei 14.133/2021.

[X] Trata-se de serviço a ser prestado de forma contínua, nos termos do art. 106 da Lei nº 14.133/2021, e comum que permite a realização do certame por meio da modalidade Pregão.

[X] O objeto caracteriza-se como BEM/SERVIÇO DE INFORMÁTICA, conforme art. 16-A da Lei nº 8.248/1991 e Decreto nº 7.174/2010.

[  ] Existe a previsão de aplicabilidade do art. 16-A da Lei nº 8.248/1991 e Decreto nº 7.174/2010, que tratam da preferência na contratação de BEM/SERVIÇO DE INFORMÁTICA, nos termos do disposto no art. 3º, da Lei nº 8.248/1991, regulado pelo art. 5º do Decreto nº 7.174/2010.

[X] O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de um ano.

[X] O objeto da contratação é essencial para o negócio.

1.3 - Definição da solução 

Critério

Atendimento

É possível especificar o serviço usando parâmetros usuais de mercado

SIM

É possível medir o desempenho da qualidade usando parâmetros usuais de mercado

SIM

O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de 01 ano

SIM

O objeto da contração é essencial para o negócio

SIM

 

2 – Responsabilidades da Contratante e da Contratada
    

2.1 – Deveres e Responsabilidades da Contratante

2.1.1 - Exigir o cumprimento de todas as obrigações assumidas pela contratada, de acordo com o edital do pregão eletrônico, termo de referência e seus anexos, as cláusulas contratuais, e da proposta da CONTRATADA;

2.1.2 - Permitir o acesso, quando necessário de funcionários da CONTRATADA, devidamente identificados para solução de qualquer anormalidade, desde que solicitado pela contratada ao Fiscal do contrato, o qual acompanhará toda atividade a ser desenvolvida;

2.1.3 - Exercer o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, por servidor especialmente designado, anotando em registro próprio as falhas detectadas, indicando dia, hora, mês e ano, bem como os demais detalhes envolvidos, e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis;

2.1.4 - Notificar a contratada por escrito da ocorrência de eventuais imperfeições no curso da execução dos serviços, fixando prazo para a sua correção;

2.1.5 - Prestar as informações e esclarecimentos relativos ao objeto desta contratação que venham a ser solicitados pela CONTRATADA

2.1.6 - Comunicar à CONTRATADA toda e qualquer ocorrência relacionada ao contrato e demais elementos constitutivos;

2.1.7 - Exigir que a CONTRATADA execute os serviços de forma conveniente e compatível com o exercício das funções que lhe forem atribuídas sem causar embaraço e desconfiança à fiscalização.

2.1.8 - Fiscalizar a entrega dos serviços podendo sustar, recusar, mandar fazer ou desfazer qualquer material que não esteja de acordo com as condições e exigências especificadas no edital, termo de referência ou eventual ata de registro de preços;

2.1.9 - Proporcionar as facilidades necessárias ao bom andamento para a execução dos serviços;

2.1.10 - Efetuar os pagamentos nas condições e preços pactuados pela prestação dos serviços mediante apresentação, aceitação e atesto do Fiscal nos documentos hábeis de cobrança;

2.1.11 - Receber por meio de Fiscal, acompanhado pelo responsável da execução do contrato, os serviços, a fim de que se evitem desarmonias entre serviços entregues

2.1.12 - Efetuar as retenções tributárias devidas sobre o valor da nota fiscal fornecida pela contratada em conformidade com a legislação aplicável.

 

2.2 – Deveres e Responsabilidades da Contratada

2.2.1 - Cumprir fielmente o que estabelece o Edital de Licitação, Termo de referência, anexos e ou Ata de Registro de Preços;

2.2.2 - Garantir o compromisso de executar o objeto, nas condições estabelecidas na proposta;

2.2.3 - Garantir o cumprimento dos prazos e demais exigências constantes no Edital, Termo de Referência, anexos e Ata de Registro de Preço;

2.2.4 - Tomar conhecimento de todas as cláusulas e condições da contratação, constantes do edital, não sendo admitida posterior alegação de desconhecimento;

2.2.5 - Guardar sigilo sobre todas as informações obtidas em decorrência do cumprimento do contrato.

2.2.6 - Repassar ao TRE/RR, durante todo o período de vigência do contrato, todos os preços e vantagens ofertadas pelo mercado, inclusive os de preço reduzido, sempre que esses forem mais vantajosos que os ofertados na licitação;

2.2.7 - Durante o tempo em que a garantia estiver em vigor, disponibilizar o suporte técnico correspondente, na modalidade:

2.2.7.1 - 8x5 para virtualização Proxmox Virtual Environment (PVE) e Software Defined Storage (Ceph) para ocorrências não críticas;

2.2.7.2 - 24x7 (vinte e quatro horas e sete dias por semana) sob regime de plantão com acionamento via contato via telefônico e/ou grupo de mensagens específicos para este fim, para ocorrências críticas.

2.2.8 - Manter durante toda vigência do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;

2.2.9 - Apresentar, sempre que solicitado pela Contratante no prazo estipulado no pedido, documentação referente às condições exigidas neste instrumento contratual;

 

3 – Termos Contratuais


3.1 – Procedimentos e Critérios de Aceitação

 

ID Etapa / Fase / Item

Indicador

Valor Mínimo Aceitável

Início da prestação do serviço

Assinatura do contrato

100%

  

3.2 – Modalidade e tipo de licitação

Para a presente licitação recomenda-se a modalidade Pregão Eletrônico com formação de ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

3.3 – Classificação monetária

Para custear a aquisição serão  usado recursos destinados na Ação: 02.122.0570.20GP14 – Julgamento de Causas e Gestão Administrativa na Justiça Eleitoral.

3.4 – Vigência da Contratação

O prazo de vigência da contratação é de 5 anos, contados do(a) assinatura do contrato, prorrogável por até 10 anos, na forma dos artigos 106 e 107 da Lei n° 14.133, de 2021.

3.5 – Garantia

O atendimento On-Site ou remoto se dará no horário comercial, na modalidade de 8x5 (oito horas, cinco dias por semana) e suporte técnico na modalidade 24x7 (vinte e quatro horas e sete dias por semana) sob regime de plantão com acionamento via contato via telefone e/ou grupo de mensagens específicos para este fim;

4.0 – Equipe de Contratação

Para composição da equipe de contratação conforme Decisão 313 (SEI nº 0773800), fica indicado um técnico da Coordenadoria de Cibersegurança, infraestrutura e Comunicação, a Coordenadoria de contratações e um integrante da área demandante.

 

5.0 – Gestão da Contratação

A gestão da contratação se dará pela Coordenadoria de Contratações e suas unidades, a qual deverá manter controle sobre vigência do contrato, aditivos quando for o caso, pagamentos e demais providências relativa a gestão do contrato.

 

1 – Introdução

O plano de sustentação tem por objetivo propor ações para manter a continuidade do negócio da instituição com a aquisição da contratação.

Ao considerar a sustentação contratual em um plano de suporte N3 para uma infraestrutura de hiperconvergência, é importante garantir uma relação de parceria entre o contratante e a contratada. Isso envolve o estabelecimento de expectativas claras, comunicação eficaz e uma abordagem colaborativa para fornecer um suporte de alta qualidade e atender às necessidades do cliente de maneira sustentada ao longo do tempo, bem como uma transição menos traumática possível em caso de mudanças por necessidades contratuais.
 

2 – Recursos Necessários à Continuidade do Negócio Durante e Após a Execução do Contrato

2.1 – Recursos Materiais

  1. Infraestrutura de Rede: Necessária para viabilizar a disponibilização do acesso à internet e, dessa maneira, disponibilizar todas as aplicações que serão consumidas pelo público interno e externo;

  2. Fontes de Energia: Fontes de energia confiáveis para alimentação elétrica da infraestrutura e comunicação a qual poderá envolver o uso de sistemas de geração de energia, como painéis solares, baterias, geradores ou uma combinação dessas fontes.

  3. Infraestrutura de Suporte: Além dos principais recursos mencionados acima, é necessário estabelecer uma infraestrutura mínima de suporte aos usuários tais como centros de operações de rede e centrais de serviços.                 

     

Ações Para Obtenção do Recurso e Seus Respectivos Responsáveis:                         

  1. Infraestrutura de Rede: Não há ações necessárias a ser executadas pois a infraestrutura computacional do TRE-RR já conta com uma rede de dados corporativa estruturada a qual se encontra sob a responsabilidade da Seção de Cibersegurança, Infraestrutura e Comunicação da STIC.

  2. Fontes de Energia: Necessária a revisão do fornecimento de energia elétrica das unidades atendidas, considerando a manutenção dos grupos geradores. A atividade está sob responsabilidade da Coordenadoria de Apoio Administrativo e Engenharia;

  3. Infraestrutura de Suporte: Há a necessidade de viabilização de um grupo de suporte especializado no monitoramento e identificação de ameaças visando, sempre que necessário, a ativação dos protocolos de defesa cibernética. A ação deverá ser coordenada pela área de defesa cibernética do TRE-RR;

  4. Links de acesso a internet: Não há ações necessárias a ser executadas pois a infraestrutura computacional do TRE-RR já conta com com dois contratos de links de acesso a internet sob a responsabilidade da Seção de Cibersegurança, Infraestrutura e Comunicação da STIC.

 

2.2 – Recursos Humanos

2.2.1 – Seção de Cibersegurança, Infraestrutura e Comunicação

Atribuições:

  • Definição dos requisitos técnicos necessários à contratação

  • Acompanhamento e fiscalização técnica da contratação;

 

     

3 – Estratégia de Continuidade Contratual

3.1 – Fim do contrato

ID

DESCRIÇÃO

RESPONSÁVEL

1

Abertura de demanda para nova contratação de serviço

COORD. DE INFRAESTRUTURA E COMUNICAÇÃO

2

Viabilização de estudos técnicos necessários a uma nova contratação

EQUIPE DE CONTRATAÇÃO

3

Abertura de certame licitatório para contratação

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

 

 

4 – Estratégia de Independência

Em se tratando de uma solução crítica de controle de acesso a rede, e  considerando a possibilidade de encerramento do contrato de suporte e garantia ter uma estratégia de independência bem definida garantirá que possamos fazer uma transição tranquila e contínua para outra solução, caso seja necessário.

Dessa maneira elencamos a seguir algumas medidas que devem ser adotadas para garantir a independência em relação à solução a ser contratada:

1. Possuir documentação mais completa possível: Manter uma documentação detalhada e atualizada de todo o processo de implementação , incluindo configurações, políticas de segurança, integrações com outros sistemas e qualquer personalização feita para atender às necessidades específicas. Essa documentação será essencial para facilitar a migração para uma nova solução.

2. Capacitação da equipe: Investir na capacitação da equipe de TI para entender a configuração e a administração da solução, garantindo que se tenha o conhecimento necessário para gerenciar a solução de forma independente, sem depender exclusivamente do provedor de serviços, bem como deixar a equipe preparada para lidar com uma possível transição para uma nova solução, se necessário.

3. Avaliação contínua do mercado: Manter-se atualizado sobre as tendências e avanços no mercado de segurança cibernética, incluindo novas soluções.

1 – INTRODUÇÃO

 

A análise de riscos permite a identificação, avaliação e gerenciamentos dos riscos relacionados à contratação.

Os riscos analisados foram organizados em duas categorias:

a) Riscos que possam comprometer o sucesso dos processos de contratação e de gestão contratual;

b) Riscos que possam fazer com que a Solução de TI não alcance os resultados que atendam às necessidades do TRE/RR.

Para cada risco identificado, define-se a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais em caso de acontecimento, possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.

Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa dos riscos, sendo esta realizada por meio da classificação escalar dos níveis de probabilidade e de impacto, conforme a tabela de referência a seguir:

 

Probabilidade

 

Impacto

Baixa

Baixo

Média

Médio

Alta

Alto

 

 

A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto, resultando assim no nível do risco e direcionando as ações relacionadas aos riscos durante a fase de contratação e gestão do contrato, bem como da solução de TI. A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento responsável pela definição dos critérios qualitativos de classificação do nível de risco.

 

Matriz de Riscos

(P x I)

Probabilidade (P)

Baixo

Médio

Alto

Impacto (I)

Baixo

Baixo

Baixo

Médio

Médio

Baixo

Médio

Alto

Alto

Médio

Alto

Alto

 

O produto da Probabilidade pelo Impacto de cada risco gera nove combinações possíveis no contexto da Matriz e, a partir destas combinações, define-se a(s) ação(ões) adequada(s) para o tratamento de cada risco gerado. A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados relacionados a esta contratação.

 

Tabela 2: Relação de riscos identificados

Id

Risco

Categoria

P

I

Nível Risco

(P x I)

1

Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio

Contratação

Médio

Alto

Alto

2

Contratação deserta/fracassada

Contratação

Médio

Alto

Alto

3

Valor ofertado acima da média de mercado

Contratação

Baixa

Médio

Baixo

4

Impugnação do processo licitatório

Contratação

Baixa

Alto

Médio

5

Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento

Contratação

Médio

Alto

Alto

6

Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação

Contratação

Baixa

Médio

Baixo

7

Atraso na entrega do objeto

Gestão

Baixa

Médio

Baixo

 

 

2 - RISCOS DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

Risco 1

Risco:

Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio

Probabilidade:

Média

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Equipamentos sem cobertura de garantia por sinistros.

2

Recursos públicos utilizados com baixa eficiência

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Pesquisar contratações similares e verificar juntos aos CONTRATANTES as principais dificuldades

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Executar aditivo ou supressão contratual para ajustar à necessidade real

Gestor do Contrato

 

 

Risco 2

Risco:

Contratação deserta/fracassada

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Equipamentos sem cobertura de garantia por sinistros, que, em caso de ocorrência poderá acarretar a paralisação das atividades do TRE.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Agendar e realizar nova sessão de lances

Pregoeiro

2

Executar a contratação direta, após o Pregão fracassado/deserto desde que devidamente justificado

SA

 

Risco 3

Risco:

Valor ofertado acima da média de mercado

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Comprometimento da economicidade da contratação

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Elaborar pesquisa de preço o mais realista possível

AL

2

Negociar junto ao vencedor dos lances valores mais vantajosos à Administração

Pregoeiro

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Agendar e realizar nova sessão de lances.

Pregoeiro

 
 

Risco 4

Risco:

Impugnação do processo licitatório

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Atraso na cobertura de garantia dos ativos rede essenciais aos serviços de TIC.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Determinar a criação de um novo processo licitatório

DG

 

Risco 5

Risco:

Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento

Probabilidade:

Médio

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Atraso no planejamento da contratação.

2

Aquisição de bens diferentes da real necessidade

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz

Equipe de Planejamento da Contratação

4

Informar os requisitos de negócio que atendam a real necessidade

SIC

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Determinar a criação de um novo processo licitatório

DG

 

 

Risco 6

Risco:

Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação

Probabilidade:

Baixo

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Atraso no planejamento da contratação

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Reuniões com autoridades superiores para alinhamento e aprovação dos artefatos

Equipe de contratação

2

Estabelecer procedimentos para que a área administrativa acompanhe a elaboração dos artefatos, evitando envios e devoluções do processo

AL

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Determinar a criação de um novo processo licitatório

DG

 
 
3 - RISCOS DO PROCESSO DE GESTÃO CONTRATUAL E DA SOLUÇÃO DE TI
 
 

Risco 7

Risco:

Atraso na entrega do objeto.

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Atraso ou ausência dos projetos/atividades que dependem da contratação para seu prosseguimento.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Estabelecer no Termo de Referência prazo adequado para entrega do objeto

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Estabelecer no Termo de Referência o atraso máximo tolerado antes da rescisão contratual

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Prever sanções proporcionais ao dano causado pelo atraso

Equipe de Planejamento da Contratação

4

Manter regularmente comunicação com a empresa desde a assinatura do contrato

Gestor do Contrato

5

Demandar explicações detalhadas e documentadas à empresa sobre alertas de atraso pelo IBAMA

Gestor do Contrato

6

Aplicar sanções

Gestor do Contrato

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Rescindir o contrato e convocar a colocada seguinte no Pregão.

DG

 

1.0 - Justificativa da necessidade da solução de TI

A infraestrutura de hiperconvergência combina armazenamento, computação e recursos de rede em uma única solução integrada, fornecendo uma abordagem mais simplificada e escalável para o gerenciamento de infraestrutura de TI. Neste sentido o TRE-RR possui uma solução baseada em software livre com os produtos PROXMOX como hipervisor, e CEPH como solução de armazenam definido por software (Storage Defined by Software) e para os quais se pode listar algumas razões que justificam a contratação de um suporte em nivel 3: 

1. Conhecimento especializado: O suporte em nível 3 tem como premissa a disponibilização de profissionais com conhecimento especializado na solução,  familiarizados com os princípios e as tecnologias subjacentes à infraestrutura de hiperconvergência, como virtualização, armazenamento definido por software e redes definidas por software. Essa expertise específica é crucial para o suporte eficiente e eficaz.

2. Resolução de problemas complexos: Capacidade de resolução dos desafios técnicos de alta complexidade, especialmente quando se trata de escalabilidade, desempenho e configuração adequada. Um suporte em nível 3 deve ter a capacidade de lidar com problemas mais avançados, como otimização de recursos, balanceamento de carga, dimensionamento horizontal e configuração avançada de armazenamento, com habilidade para diagnosticar e resolver problemas complexos de forma eficiente, minimizando o impacto nos serviços.

3. Suporte para implantação e migração: Conhecimento especializado necessário para a realização de implantação inicial ou migração de um ambiente de hiperconvergência existente, considerando o conhecimento necessário para projeto e implementação de forma adequada, garantindo uma transição suave e minimizando riscos.

4. Monitoramento e gerenciamento contínuo: Capacidade de oferecer monitoramento e gerenciamento contínuo da infraestrutura, com o acompanhamento do desempenho, da capacidade e da integridade do sistema, além da realização dos ajustes e otimizações conforme necessário, proporcionando um processo de identificação de problemas potenciais antes que se tornem críticos e permitindo uma resposta proativa para manter a infraestrutura funcional.

5. Integração com outros sistemas: Sendo a  infraestrutura  parte de um ambiente de TI mais amplo tais como como servidores físicos, armazenamento externo e serviços em nuvem, o suporte em nível 3  fornecerá expertise na integração desses sistemas, garantindo uma operação coesa e otimizada do ambiente de TI como um todo.

 

2.0 - Relação entre a demanda prevista e a quantidade de serviço a ser contratada

A quantidade de serviços a serem contratados atendem à demanda dos ativos de hiperconvergência para o cluster de produção conforme segue:

ITEM

DESCRIÇÃO

UNIDADE DE MEDIDA

QUANTIDADE

1

CLUSTER 1: PRIMÁRIO / PRODUÇÃO (SITE 1)

NODES

8

2

CLUSTER 2: SECUNDÁRIO / DR (SITE 2) 

NODES

8

3

CLUSTER 3:

NODES

3

TOTAL DE NODES

19

 

ITEM

DESCRIÇÃO

QUANTIDADE

VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

1

Suporte nível 3 (N3) para infraestrutura em hiperconvergência com software livre PROXMOX VE e CEPH.

19

R$

R$

 

3.0 - Demonstrativo dos resultados a serem alcançados em termos de economicidade e eficiência

1. Otimização de recursos:  Garantia de que a infraestrutura esteja sendo utilizada de maneira eficiente, considerando a possibilidade de monitorar e ajustar a alocação de recursos, como armazenamento, processamento e rede, com base nas necessidades reais de uso, o que deverá resultar em uma melhor utilização dos recursos disponíveis, evitando desperdícios e reduzindo custos desnecessários.

2. Redução de custos operacionais:  Maximização da eficiência operacional da infraestrutura o que significa menos tempo de indisponibilidade, resolução mais rápida de problemas e menor necessidade de recursos internos para lidar com questões complexas. A redução dos custos operacionais está relacionada à minimização de interrupções da atividade fim, aumento da produtividade, bem como melhor utilização do tempo e dos recursos.

3. Escalabilidade facilitada: Facilitação de implementação de novos recursos ou expansões de capacidade de maneira mais eficiente, no tocante a planejamento e implementação do dimensionamento, permitindo o crescimento de acordo com as demandas apresentadas e evitando investimentos desnecessários em infraestrutura subutilizada.

4. Melhoria da produtividade: Com um suporte em nível 3 garantindo a estabilidade e o desempenho da infraestrutura de hiperconvergência, a equipe interna pode se concentrar em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado, direcionando os esforços para projetos inovadores, desenvolvimento de soluções e suporte aos usuários finais. Isso resulta em uma melhoria geral da produtividade da equipe de TI e contribui para o sucesso dos objetivos do negócio.

5. Maior segurança e conformidade: O suporte em nível 3 também poderá auxiliar na implementação e gerenciamento das boas práticas de segurança cibernética, tais como a configuração adequada de políticas de segurança, a monitorização contínua de ameaças e a implementação de medidas de proteção, proporcionando a redução dos risco associados a violações de dados, interrupções de serviços e possíveis sanções por não conformidade com com as boa práticas em segurança da informação.

 

4.0 - Alinhamento ao Planejamento Estratégico / Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação

Indicador de apoio 03: Índice do Grau de satisfação dos clientes

Indicador Estratégico 01: Promoção dos direitos à Cidadania

Macrodesafio 01:  Garantia dos direitos de cidadania


Do que trata:

Garantir a satisfação dos clientes quanto ao atendimento prestado pela Justiça Eleitoral nos pontos de atendimento ao público (Secretarias Judiciárias, Cartórios Eleitorais e postos descentralizados de atendimento).

A solução em tela também está alinhada à estratégia para a consecução da nova ENTIC-JUD 2021/2026, de acordo com a Planilha de Objetivos e Indicadores (SEI nº 0635101):

  • OE8 - Promover Serviços de Infraestrutura e Soluções Corporativas.
     

5.0 - Requisitos mínimos e necessários da Contratação :

 

Requisitos Legais

A presente contratação deve observar as seguintes leis e normas:

a) Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que institui normas para licitação e contratos da Administração Pública.

b) Lei nº 8.248/91, de 23 de outubro de 1991, que dispõe sobre a capacitação e competitividade do setor de informática e automação.

d) Resolução CNJ nº 468  e;

e) Resolução TRE/RR 351/2017

 

Requisitos Tecnológicos

  • Suporte com repasse de conhecimento para o ambiente computacional de hiperconvergência usando tecnologias Open Source de virtualização, backup e armazenamento definido por software (SDS), baseado em HIPERCONVERGÊNCIA PROXMOX VE e CEPH.

  • Serviço de suporte técnico na modalidade:

    • 8x5 para virtualização Proxmox Virtual Environment (PVE) e Software Defined Storage (Ceph)  para  ocorrências não críticas;

    • 24x7 (vinte e quatro horas e sete dias por semana) sob regime de plantão com acionamento via contato via telefônico e/ou grupo de mensagens específicos para este fim, para ocorrências críticas.

  • Serviço de monitoramento proativo na modalidade 8x5 (oito horas e cinco dias por semana); 

  • Serviço de notificações e alertas automáticos de monitoramento;

  • Serviço de ativação e(ou) reinstalação de infraestrutura virtualizada de Data Center, sob implantação de Software Defined Data Center (SDDC), conforme tecnologias descritas no objeto;

  • Serviço de suporte técnico e configuração tendo escopo sob implantação de Software Defined Storage Ceph:

    • Disaster Recovery utilizando RBD Mirroring em modo Journaling e Snapshot;

    • Pools de Armazenamento Erasure Code e Replicated;

    • Pools de Armazenamento de Cache Tier;

    • Ceph Dashboard e integrações com módulos de Ceph Manager (MGR);

 

6.0 - Levantamento das diferentes soluções de TI

Analisando algumas das opções existentes, se pôde observar que há opções para contratação de empresa para prestação do serviço especializado, quanto a opção de utilização de suporte baseado na comunidades de software livre.

Nesse contexto foram identificadas 3 (três) soluções possíveis de atender aos requisitos disponíveis no mercado de Tecnologia da Informação:

 

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA:

Contratar uma empresa especializada em suporte Nível 3 traz diversas vantagens levando-se em consideração se tratar de infraestrutura de nível crítico para o funcionamento do ambiente computacional corporativo, dentre as quais se pode citar:

  1. Expertise e conhecimento especializado: Uma empresa especializada em suporte Nível 3 possui profissionais altamente capacitados e especializados com amplo conhecimento sobre a tecnologia e com experiência prática na resolução de problemas complexos nesse ambiente.

  2. Responsabilidade e compromisso pois se pode estabelecer um relacionamento contratual com uma entidade comercial o que implicará na responsabilidade de fornecimento do suporte adequado, cumprimento os níveis de serviço acordados.

  3. Tempo de resposta e resolução mais rápidos considerando os processos e procedimentos estabelecidos para lidar com solicitações e problemas com acordos de nível de serviço (SLAs) que garantem tempos de resposta rápidos e prazos de resolução definidos. 

  4. Suporte dedicado e personalizado considerando que as equipes de suporte estarão familiarizadas com a configuração e especificidades do ambiente, o que pode levar a uma resolução mais rápida e eficiente de problemas. 

  5. Responsabilidade pela integração e atualização contínuas da infraestrutura e de forma adequada, pois possuem conhecimento sobre os impactos potenciais e podem oferecer orientação sobre as melhores práticas para manter o ambiente atualizado e seguro. 

  6. Suporte pró-ativo e consultoria estratégica: Uma empresa especializada em suporte Nível 3 pode oferecer suporte pró-ativo, monitorando sua infraestrutura de hiperconvergência, identificando problemas potenciais e fornecendo consultoria estratégica, propondo melhorias, otimizações e melhores práticas para maximizar o desempenho e a eficiência do ambiente. 

 

UTILIZAÇÃO DE SUPORTE BASEADO NA COMUNIDADE DE SOFTWARE LIVRE:

Em contrapartida, e analisando sob os mesmo aspectos já apresentados, a utilização do suporte baseado na comunidade de software livre pode se tornar um problema quando considerada uma infraestrutura de nível crítico para o funcionamento do ambiente computacional corporativo:

  1. Expertise e conhecimento especializado: Em contraste, a comunidade de software livre pode oferecer suporte mais genérico e amplo, com menos especialização específica em hiperconvergência.

  2. Responsabilidade e compromisso: A comunidade de software livre normalmente é composta por voluntários ou pessoas que contribuem em seu tempo livre, o que pode resultar em níveis de suporte menos consistentes e comprometimento variável.

  3. Tempo de resposta e resolução mais rápidos: A comunidade de software livre depende da disponibilidade e boa vontade dos voluntários, o que pode resultar em tempos de resposta mais longos e menos previsíveis.

  4. Suporte dedicado e personalizado:  Na comunidade de software livre, o suporte é geralmente mais genérico e baseado em fóruns ou listas de discussão, o que pode levar mais tempo para obter respostas específicas para seus desafios.

  5. Responsabilidade pela integração e atualização: Na comunidade de software livre, a responsabilidade pela integração e atualização recai principalmente sobre o usuário, exigindo um maior conhecimento técnico e recursos internos.

  6. Suporte pró-ativo e consultoria estratégica: Na comunidade de software livre, o suporte tende a ser mais reativo, com menos foco em monitoramento proativo e consultoria estratégica personalizada.

 

CAPACITAÇÃO DA EQUIPE INTERNA EM SUPORTE DE NÍVEL 3  - ESPECIALISTA:

Dada a quantidade de conhecimento necessário para tornar uma pessoa especialista em suporte de nível 3 para os produtos Proxmox e Ceph, o tempo de formação poderá variar dependendo do nível de conhecimento e experiência prévia da pessoa, bem como da quantidade de tempo e esforço que ela dedica para aprender e adquirir habilidades nessas áreas. Geralmente, o processo de se tornar um especialista em suporte de nível 3 envolve os seguintes estágios:

  1. Conhecimento básico: A pessoa deve adquirir um conhecimento sólido dos conceitos fundamentais de virtualização, redes, armazenamento e sistemas operacionais. Isso inclui entender os conceitos de máquinas virtuais, hipervisores, protocolos de rede, sistemas de arquivos e administração de servidores Linux.

  2. Treinamento específico: A pessoa precisará buscar treinamento específico para os produtos Proxmox e Ceph. Isso pode incluir a participação em cursos presenciais, treinamentos online, workshops ou aulas práticas ministradas por especialistas. Esses cursos ajudarão a pessoa a se familiarizar com as características, funcionalidades e configurações específicas dessas tecnologias.

  3. Experiência prática: Além do treinamento teórico, é essencial ganhar experiência prática no uso e na administração dos produtos Proxmox e Ceph. Isso pode ser feito por meio da configuração de laboratórios de teste, participação em projetos reais ou trabalhando em ambientes de produção. A prática é fundamental para desenvolver habilidades de solução de problemas, otimização de desempenho e implementação eficiente das soluções.

  4. Aprendizado contínuo: O suporte de nível 3 exige um aprendizado contínuo, pois as tecnologias e as melhores práticas estão em constante evolução. A pessoa deve acompanhar as atualizações dos produtos, participar de fóruns, grupos de discussão e conferências relacionadas a Proxmox e Ceph, e continuar expandindo seu conhecimento por meio de estudos independentes.

Dado o processo descrito acima, é difícil determinar um prazo exato para se tornar um especialista em suporte de nível 3 para Proxmox e Ceph. Pode levar de vários meses a alguns anos, dependendo do tempo e do esforço dedicados ao aprendizado e à experiência prática. Nesse sentido, é importante ter em mente que a experiência prática e a resolução de problemas reais desempenham um papel crucial no desenvolvimento da especialização e da proficiência em suporte de nível 3.

Diante do exposto foi realizada uma pesquisa de preços no mercado a qual está refletida no documento Anexo I MAPA DE PREÇOS (SEI nº 0796072).
 

SOLUÇÃO 01 - CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA

1.1 - Contratação de empresa especializada para fornecimento de suporte em infraestrutura de hiperconvergência baseada em software livre PROXMOX e CEPH Storage

1.2 - Preço médio da praça:

 

 

QUANTIDADE

 

VALOR MÉDIO

UNITÁRIO

VALOR MÉDIO TOTAL

MENSAL

VALOR MÉDIO UNITÁRIO ANUAL

VALOR MÉDIO

TOTAL ANUAL

 

19

 

R$ 1.396,67

R$ 26.536,67

16.760,04

R$ 318.440,76

 

SOLUÇÃO 02 - UTILIZAÇÃO DE SUPORTE BASEADO NA COMUNIDADE DE SOFTWARE LIVRE:

2.1 - Instalação, configuração e solução de problemas utilizando suporte da comunidade de software livre, com mão-de-obra da equipe técnica do TRE-RR

2.2 - Preço: Sem valor mensurado[1]

 

SOLUÇÃO 03 - CAPACITAÇÃO DA EQUIPE INTERNA EM SUPORTE DE NÍVEL 3 - ESPECIALISTA

3.1 - Capacitação da equipe técnica do TRE-RR para formação de profissional especialista na solução

3.2 - Preço: Sem valor mensurado[1]

 

7.0 - Justificativa da escolha do tipo de solução

Apresentadas as opções, podemos aferir que:

SOLUÇÃO 02 - UTILIZAÇÃO DE SUPORTE BASEADO NA COMUNIDADE DE SOFTWARE LIVRE não poderá ser adotada considerando a criticidade da infraestrutura envolvida a qual requer  suporte especializado, conforme já descrito.

A SOLUÇÃO 03 - CAPACITAÇÃO DA EQUIPE INTERNA EM SUPORTE DE NÍVEL 3 - ESPECIALISTA não poderá ser adotada considerando a criticidade da infraestrutura envolvida a qual requer suporte imediato o que a torna inexequível pois o tempo necessário para a referida formação não pode ser mensurado, bem como não foram encontradas no mercado formações específicas para este fim.

Desta forma, a SOLUÇÃO 01 - CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA se mostrou a mais viável uma vez que as opções apresentadas preenchem as condições necessárias de forma a garantir a segurança e o suporte especializado necessário.

 

 

8.0 - Descrição da solução de TI

Contratação de empresa especializada para fornecimento de suporte em nível 3, com repasse de conhecimento para o ambiente computacional de hiperconvergência usando tecnologias Open Source de virtualização, backup e armazenamento definido por software (SDS), baseado em HIPERCONVERGÊNCIA PROXMOX VE e CEPH., com os seguintes requisitos mínimos:

  • Deverá fornecer serviço de suporte com repasse de conhecimento para o ambiente computacional de hiperconvergência usando tecnologias Open Source de virtualização, backup e armazenamento definido por software (SDS), baseado em HIPERCONVERGÊNCIA PROXMOX VE e CEPH.

  • A contratada deverá atuar como suporte "Full Stack" na camada de virtualização com expertise para abordar vários níveis, de entre os quais:

    • Hardware físico: Servidores e unidades de armazenamento, possuindo conhecimento sobre os requisitos de hardware, compatibilidade e configuração adequada para garantir um ambiente eficiente e estável.

    • Hipervisor: Proxmox com conhecimento sobre a instalação, configuração e administração.

    • Sistema Operacional: Ter conhecimento sobre diferentes sistemas operacionais "debian based" utilizados nos nodes da rede, incluindo instalação, configuração, gerenciamento de patches, solução de problemas e otimização de desempenho.

    • Redes: Conhecimento avançado sobre redes virtuais, configuração de VLANs, endereçamento IP, roteamento, firewalls e outros componentes de rede relevantes.

    • Armazenamento: Conhecimento em diferentes tecnologias de armazenamento altem do CEPH Storage, como SAN (Storage Area Network), NAS (Network-Attached Storage) e armazenamento local. Ter conhecimento sobre o provisionamento de armazenamento, configuração de armazenamento compartilhado, backup e recuperação dos dados.

    • Monitoramento e solução de problemas: Um suporte Full Stack em uma camada de virtualização também envolve a capacidade de monitorar o desempenho, identificar problemas e solucionar falhas em todas as camadas mencionadas acima. Isso pode incluir a utilização de ferramentas de monitoramento, análise de logs, diagnóstico de problemas de rede, ajustes de desempenho e outras atividades de solução de problemas.

    • Deverá fornecer serviço de suporte técnico na modalidade:

      • 8x5 para virtualização Proxmox Virtual Environment (PVE) e Software Defined Storage (Ceph) para ocorrências não críticas;

      • 24x7 (vinte e quatro horas e sete dias por semana) sob regime de plantão com acionamento via contato via telefônico e/ou grupo de mensagens específicos para este fim, para ocorrências críticas.

    • Deverá fornecer serviço de monitoramento proativo na modelidade 8x5 (oito horas e cinco dias por semana); 

    • Deverá fornecer serviço de notificações e alertas automáticos de monitoramento;

    • Deverá fornecer serviço de ativação e(ou) reinstalação de infraestrutura virtualizada de Data Center, sob implantação de Software Defined Data Center (SDDC), conforme tecnologias descritas no objeto;

    • Deverá fornecer serviço de suporte técnico e configuração tendo escopo sob implantação de Software Defined Storage Ceph:

      • Disaster Recovery utilizando RBD Mirroring em modo Journaling e Snapshot;

      • Pools de Armazenamento Erasure Code e Replicated;

      • Pools de Armazenamento de Cache Tier;

      • Ceph Dashboard e integrações com módulos de Ceph Manager (MGR);

  • Deverá fornecer s uma lista contendo o Scalation Contacts para garantir suporte e atendimento;

  • Deverá fornecer portal para abertura de chamados e gestão de atendimentos;

  • Deverá fornecer repasse de conhecimento das tecnologias utilizadas de forma presencial ou por sistemas de videoconferência e/ou chamadas em grupo.
     

  • DA QUALIDADE DO SERVIÇO:

    • A CONTRATADA deverá prestar os serviços de suporte técnico, disponibilizando atendimento de técnico especializado devidamente qualificado e credenciado, de acordo com os seguintes tempos conforme a criticidade:

Tipo

Nível

Solução

Atendimento inicial

Incidente

Crítico

2 horas

Imediata

Alto

4 horas

Médio

6 horas

Baixo

16 horas

Solicitação

Demanda

24 horas

1 hora

 

9.0 - Justificativa para o parcelamento

A presente contratação não poderá ser parcelada, pois se trata de contratação de serviço de suporte.
 

10.0 – Adequação do Ambiente

10.1 – Infraestrutura Tecnológica

  • Não há necessidade de adequação para solução.

10.2 – Infraestrutura Elétrica

  • Não há necessidade de adequação para solução.

10.3 – Logística de Implantação

  • Não há necessidade de adequação para solução.

10.4 – Espaço físico

  • Não há necessidade de adequação para solução.

10.5 – Mobiliário

  • Não há necessidade de mobiliário específico para solução.

10.6 – Impacto ambiental

Quanto aos requisitos ambientais, deve-se seguir a seguinte diretriz de sustentabilidade ambiental, estabelecida na IN. 01/2010 SLTI/MPOG, qual seja: o equipamento não deve conter substâncias perigosas em concentração acima da recomendada na diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances), tais como mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cromo hexavalente (Cr(VI)), cádmio (Cd), bifenil-polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs).

 

 

Equipe de Contratação

 

 

Severino José Caetano Filho

Integrante Demandante

Em Substituição

 

 

Lucas Festinalli

Integrante Técnico 

 

 

Jeckson Souza Cruz 

Integrante Administrativo

 

 

 

____________________________

[1] A mensuração dos valores aproximados para implantação de um projeto em software livre envolvem principalmente: 1. Definição do prazo de instalação quantificado em horas de trabalho; 2. Identificação dos profissionais que serão envolvidos para fins de cálculo do valor da hora de trabalho; 3. Identificação dos parceiros necessários para fins de levantamento de custos e contratação da capacitação necessária; 4. Identificação se há a necessidade de contratação de serviços de apoio técnico especializado voltado para a solução a ser adotada.

Boa Vista, 04 de julho de 2023.