Estudo Técnico Preliminar

1.0 - Descrição da Solução de Tecnologia da Informação


1.1 - Descrição da Solução


Aquisição de notebooks para complementar o parque computacional do TRE-RR e cumprimento da Resolução CNJ nº 370/2021 que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD).

 


1.2 - Detalhamento dos Bens e Serviços que compõem a Solução


1.2.1 - Contratação de empresa para fornecer notebooks.

 

1.3 - Definição da solução 

Critério

Atendimento

É possível especificar o serviço usando parâmetros usuais de mercado

NÃO SE APLICA

É possível medir o desempenho da qualidade usando parâmetros usuais de mercado

SIM

O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de 01 ano

SIM

O objeto da contração é essencial para o negócio

SIM

 

2 – Responsabilidades da Contratante e da Contratada
    

2.1 – Deveres e Responsabilidades da Contratante

 

2.1.1 - Exigir o cumprimento de todas as obrigações assumidas pela contratada, de acordo com o edital do pregão eletrônico, termo de referência e seus anexos, as cláusulas contratuais, e da proposta da CONTRATADA;

2.1.2 - Permitir o acesso, quando necessário de funcionários da CONTRATADA, devidamente identificados para solução de qualquer anormalidade, desde que solicitado pela contratada ao Fiscal do contrato, o qual acompanhará toda atividade a ser desenvolvida;

2.1.3 - Exercer o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, por servidor especialmente designado, anotando em registro próprio as falhas detectadas, indicando dia, hora, mês e ano, bem como os demais detalhes envolvidos, e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis;

2.1.4 - Notificar a contratada por escrito da ocorrência de eventuais imperfeições no curso da execução dos serviços, fixando prazo para a sua correção;

2.1.5 - Prestar as informações e esclarecimentos relativos ao objeto desta contratação que venham a ser solicitados pela CONTRATADA

2.1.6 - Comunicar à CONTRATADA toda e qualquer ocorrência relacionada ao contrato e demais elementos constitutivos;

2.1.7 - Exigir que a CONTRATADA execute os serviços de forma conveniente e compatível com o exercício das funções que lhe forem atribuídas sem causar embaraço e desconfiança à fiscalização.

2.1.8 - Fiscalizar a entrega dos serviços podendo sustar, recusar, mandar fazer ou desfazer qualquer material que não esteja de acordo com as condições e exigências especificadas no edital, termo de referência ou eventual ata de registro de preços;

2.1.9 - Proporcionar as facilidades necessárias ao bom andamento para a execução dos serviços;

2.1.10 - Efetuar os pagamentos nas condições e preços pactuados pela prestação dos serviços mediante apresentação, aceitação e atesto do Fiscal nos documentos hábeis de cobrança;

2.1.11 - Receber por meio de Fiscal, acompanhado pelo responsável da execução do contrato, os serviços, a fim de que se evitem desarmonias entre serviços entregues

2.1.12 - Efetuar as retenções tributárias devidas sobre o valor da nota fiscal fornecida pela contratada em conformidade com a legislação aplicável.

 

2.2 – Deveres e Responsabilidades da Contratada

2.2.1 - Cumprir fielmente o que estabelece o Edital de Licitação, Termo de referência, anexos e ou Ata de Registro de Preços;

2.2.2 - Garantir o compromisso de executar o objeto, nas condições estabelecidas na proposta;

2.2.3 - Garantir o cumprimento dos prazos e demais exigências constantes no Edital, Termo de Referência, anexos e Ata de Registro de Preço;

2.2.4 - Tomar conhecimento de todas as cláusulas e condições da contratação, constantes do edital, não sendo admitida posterior alegação de desconhecimento;

2.2.5 - Guardar sigilo sobre todas as informações obtidas em decorrência do cumprimento do contrato.

2.2.6 - Repassar ao TRE/RR, durante todo o período de vigência do contrato, todos os preços e vantagens ofertadas pelo mercado, inclusive os de preço reduzido, sempre que esses forem mais vantajosos que os ofertados na licitação;

2.2.7 - Durante o tempo em que a garantia estiver em vigor, disponibilizar o suporte na modalidade 8x5, resolvendo os problemas no próximo dia útil, desde que exista algum fato que impeça a sua resolução no mesmo dia;

2.2.8 - Manter durante toda vigência do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;

2.2.9 - Apresentar, sempre que solicitado pela Contratante no prazo estipulado no pedido, documentação referente às condições exigidas neste instrumento contratual;

 

3 – Termos Contratuais


3.1 – Procedimentos e Critérios de Aceitação

 

ID Etapa / Fase / Item

Indicador

Valor Mínimo Aceitável

Aceite definitivo dos equipamentos

Entrega e aceite pela Comissão de Material Permanente

100%

  

3.2 – Modalidade e tipo de licitação

Para a presente licitação recomenda-se a modalidade Pregão Eletrônico, através do Sistema de Ata de Registro de Preços.

3.3 – Classificação monetária

Para custear a aquisição serão  usado recursos destinados na Ação: 02.122.0570.20GP.0014 – Julgamento de Causas e Gestão Administrativa na Justiça Eleitoral.

3.4 – Vigência da Contratação

O prazo de vigência da contratação será de 12 (doze) meses.

3.5 – Garantia

A garantia será de 36 (trinta e seis) meses On-Site. O atendimento se dará no horário comercial, na modalidade de 8x5 (oito horas, cinco dias por semana).

 

4.0 – Equipe de Contratação

Para composição da equipe de contratação conforme Despacho nº 17353 (SEI nº 0818511), fica indicado um técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação com conhecimentos em microinformática, a Assessoria de Licitações e Contratos e um integrante da área demandante.

 

5.0 – Gestão da Contratação

A gestão da contratação se dará pela Assessoria de Contratos e suas unidades, a qual deverá manter controle sobre vigência do contrato, aditivos quando for o caso, pagamentos e demais providências relativa a gestão do contrato.

1 – Introdução

O plano de sustentação tem por objetivo propor ações para manter a continuidade do negócio da instituição com a aquisição da contratação.

 

2 – Recursos Necessários à Continuidade do Negócio Durante e Após a Execução do Contrato

2.1 – Recursos Materiais

                

Ações Para Obtenção do Recurso e Seus Respectivos Responsáveis:                         

Propor ações na proposta orçamentária

Propor ações para o Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação

 

2.2 – Recursos Humanos

2.2.1 – Núcleo de Apoio a Gestão de Serviços e Equipamentos

Atribuições:

Manter controle físico dos notebooks

Controlar as garantias dos notebooks

     

3 – Estratégia de Continuidade Contratual

3.1 – Fim do contrato

Ações de Contingência e Seus Respectivos Responsáveis

 

4 – Estratégia de Independência

4.1 – Manter a documentação atualizada de forma a garantir a transferência de Conhecimento

4.2 – Garantir que os equipamentos se integrem na infraestrutura existente e atendam aos requisitos de segurança

4.3 – Implementar plano de monitoramento de desempenho e realizar avaliações regulares

1 – INTRODUÇÃO

 

A análise de riscos permite a identificação, avaliação e gerenciamentos dos riscos relacionados à contratação.

Os riscos analisados foram organizados em duas categorias:

a) Riscos que possam comprometer o sucesso dos processos de contratação e de gestão contratual;

b) Riscos que possam fazer com que a Solução de TI não alcance os resultados que atendam às necessidades do TRE/RR.

Para cada risco identificado, define-se a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais em caso de acontecimento, possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.

Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa dos riscos, sendo esta realizada por meio da classificação escalar dos níveis de probabilidade e de impacto, conforme a tabela de referência a seguir:

 

Probabilidade

 

Impacto

Baixa

Baixo

Média

Médio

Alta

Alto

 

 

A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto, resultando assim no nível do risco e direcionando as ações relacionadas aos riscos durante a fase de contratação e gestão do contrato, bem como da solução de TI. A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento responsável pela definição dos critérios qualitativos de classificação do nível de risco.

 

Matriz de Riscos

(P x I)

Probabilidade (P)

Baixo

Médio

Alto

Impacto (I)

Baixo

Baixo

Baixo

Médio

Médio

Baixo

Médio

Alto

Alto

Médio

Alto

Alto

 

O produto da Probabilidade pelo Impacto de cada risco gera nove combinações possíveis no contexto da Matriz e, a partir destas combinações, define-se a(s) ação(ões) adequada(s) para o tratamento de cada risco gerado. A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados relacionados a esta contratação.

 

Tabela 2: Relação de riscos identificados

Id

Risco

Categoria

P

I

Nível Risco

(P x I)

1

Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio

Contratação

Médio

Alto

Alto

2

Contratação deserta/fracassada

Contratação

Baixa

Alto

Médio

3

Valor ofertado acima da média de mercado

Contratação

Baixa

Médio

Baixo

4

Impugnação do processo licitatório

Contratação

Baixa

Alto

Médio

5

Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento

Contratação

Médio

Alto

Alto

6

Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação

Contratação

Baixa

Médio

Baixo

7

Atraso na entrega do objeto

Gestão

Baixa

Médio

Baixo

 

 

2 - RISCOS DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

Risco 1

Risco:

Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio

Probabilidade:

Média

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI

2

Recursos públicos utilizados com baixa eficiência

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Pesquisar contratações similares e verificar juntos aos CONTRATANTES as principais dificuldades

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Executar aditivo ou supressão contratual para ajustar à necessidade real

Gestor do Contrato

 

 

Risco 2

Risco:

Contratação deserta/fracassada

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Agendar e realizar nova sessão de lances

Pregoeiro

2

Executar a contratação direta, após o Pregão fracassado/deserto desde que devidamente justificado

SA

 

Risco 3

Risco:

Valor ofertado acima da média de mercado

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Comprometimento da economicidade da contratação

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Elaborar pesquisa de preço o mais realista possível

AL

2

Negociar junto ao vencedor dos lances valores mais vantajosos à Administração

Pregoeiro

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Agendar e realizar nova sessão de lances.

Pregoeiro

 
 

Risco 4

Risco:

Impugnação do processo licitatório

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Determinar a criação de um novo processo licitatório

DG

 

Risco 5

Risco:

Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento

Probabilidade:

Médio

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Atraso no planejamento da contratação.

2

Aquisição de bens diferentes da real necessidade

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz

Equipe de Planejamento da Contratação

4

Informar os requisitos de negócio que atendam a real necessidade

SGSE

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Determinar a criação de um novo processo licitatório

DG

 

 

Risco 6

Risco:

Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação

Probabilidade:

Baixo

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Atraso no planejamento da contratação

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Reuniões com autoridades superiores para alinhamento e aprovação dos artefatos

CGTE e SGSE

2

Estabelecer procedimentos para que a área administrativa acompanhe a elaboração dos artefatos, evitando envios e devoluções do processo

AL

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Determinar a criação de um novo processo licitatório

DG

 
 
3 - RISCOS DO PROCESSO DE GESTÃO CONTRATUAL E DA SOLUÇÃO DE TI
 
 

Risco 7

Risco:

Atraso na entrega do objeto.

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Atraso ou ausência dos projetos/atividades que dependem da contratação para seu prosseguimento.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Estabelecer no Termo de Referência prazo adequado para entrega do objeto

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Estabelecer no Termo de Referência o atraso máximo tolerado antes da rescisão contratual

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Prever sanções proporcionais ao dano causado pelo atraso

Equipe de Planejamento da Contratação

4

Manter regularmente comunicação com a empresa desde a assinatura do contrato

Gestor do Contrato

5

Demandar explicações detalhadas e documentadas à empresa sobre alertas de atraso pelo IBAMA

Gestor do Contrato

6

Aplicar sanções

Gestor do Contrato

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Rescindir o contrato e convocar a colocada seguinte no Pregão.

DG

 

1.0 - Justificativa da necessidade da solução de TI

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima conta com um parque de notebooks cujo prazo de garantia está no último ano de vigência. Busca-se com os novos equipamentos atender aos requisitos necessários para suportar as novas soluções tecnológicas, bem como alinhar-se com os atuais requisitos de segurança demandados pela Justiça Eleitoral.

Os notebooks a serem adquiridos serão utilizados para transmissão de dados nas eleições e em vários programas, projetos e atividades da Justiça Eleitoral.

A aquisição abrangerá a substituição de equipamentos que estão obsoletos.

O presente estudo de viabilidade técnica visa levantar os recursos mínimos necessários, bem como as melhores soluções para atender aos requisitos de negócio do Tribunal.

A demanda em tela está de acordo com os objetivos estratégicos da instituição quanto à disponibilidade de infraestrutura de TIC.

2.0 - Relação entre a demanda prevista e a quantidade de serviço a ser contratada

A quantidade necessária de equipamentos é de 46 (quarenta e seis) unidades para compor parte do parque computacional do TRE-RR.

3.0 - Demonstrativo dos resultados a serem alcançados em termos de economicidade e eficiência

Finda a aquisição, teremos máquinas robustas cujas configurações irão suportar, com eficiência, os sistemas utilizados, melhorando e otimizando os serviços prestados por esta Justiça Especializada.

4.0 - Alinhamento ao Planejamento Estratégico / Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação

A solução em tela está alinhada à estratégia para a consecução da nova ENTIC-JUD 2021/2026, de acordo com a Planilha de Objetivos e Indicadores (SEI nº 0635101):

  • OE7 - Aprimorar a Segurança da Informação e Gestão de Dados;
  • OE8 - Promover Serviços de Infraestrutura e Soluções
  • Corporativas.

 

5.0 - Requisitos da Contratação   

Requisitos mínimos e necessários:

Requisitos Legais

A presente contratação deve observar as seguintes leis e normas:

a) Lei nº 8.248/91, de 23 de outubro de 1991, que dispõe sobre a capacitação e competitividade do setor de informática e automação.

b) Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrções Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União ;

c) Resolução CNJ nº 468 de 15 de julho de 2022 e;

d) Resolução TRE/RR 351/2017

Requisitos Tecnológicos

ITEM 01 - NOTEBOOK - Avançado

TIPO DE DISPOSITIVO

 

  1. Notebook com memória de no mínimo 16GB, SSD de no mínimo 240GB, tela de no mínimo 14” Full HD;
  2. Não serão admitidos configurações e ajustes que impliquem no funcionamento do equipamento fora das condições normais recomendadas pelo fabricante do equipamento ou dos componentes, tais como, alterações de clock, características de disco ou memória.

PROCESSADOR

  1. Processador de arquitetura x86 de, no mínimo, 11ª geração Intel ou 4ª geração AMD, ou superiores;
  2. Capaz de processar Sistemas Operacionais de 64 bits;
  3. Cache L3 total de, no mínimo, 16MB;
  4. Deve conter pelo menos 6 (seis) núcleos (cores) físicos de processamento no total.
  5. Frequência padrão do processador deve ser, no mínimo 1,0 GHz;
  6. O processador deverá suportar extensões de virtualização;
  7. Deve ser compatível com memórias DDR4 (3200 MHz ou superior);

MEMÓRIA RAM

  1. Memória RAM instalada de, no mínimo, 16GB;
  2. Padrão DDR4 de frequência de 3200MHz, ou superior;
  3. Módulos de memória não devem ser soldados à placa-mãe;

PLACA MÃE

  1. ​  Deverá possuir, no mínimo, 4 (quatro) portas USB, contendo ao menos 2 (duas) USB Tipo-C 3.2 Gen 1 e 1 (uma) USB Tipo-A 3.2 Gen 1. 
  2. Deverá possuir 1 (uma) interface de rede padrão Ethernet, compatível com Gigabit Ethernet 10/100/1000 Mbps, possibilitando o chaveamento de velocidade de 10Mbps/100Mbps/1000Mbps, sem a necessidade de software/hardware adicionais, com no mínimo, 1 (um) conector RJ-45, led indicador de status, suportando o modo de operação "Full Duplex".
  3. Deverá possuir 1 (uma) interface de rede wireless padrão 802.11 AX b/g/n e ac, compatível com Wifi 6. Não serão aceitas soluções externas. 
  4. Deverá possuir controladora de som estéreo, com conectores para mic in e line out na função combo;
  5. Deverá possuir chip de segurança TPM (Trusted Platform Modules), versão 2.0 ou superior baseado na especificação da TCPA, acompanhado do software de configuração e integração com o Sistema Operacional, contendo módulo para controle e configuração do chip TPM;

REQUISITOS DA BIOS

  1. A BIOS deverá ser desenvolvida pelo mesmo fabricante do equipamento ou esse com direitos (copyright) sobre a BIOS. Serão aceitas soluções em regime de O&M ou personalizadas, desde que o fabricante possua direitos totais (copyright) sobre a BIOS. As atualizações, quando necessárias, deverão ser disponibilizadas no sítio do fabricante;
  2. BIOS deve estar em conformidade com a normativa NIST 800-193, para garantir a detecção, proteção e, se necessário, a recuperação da BIOS e/ou, estar em conformidade com a normativa NIST 800-147 ou ISO/IEC 19678, baseado nos padrões de mercado, de maneira a usar métodos de criptografia robusta para verificar a integridade da BIOS antes de passar o controle de execução à mesma;
  3. Deverá possuir controle de permissões de acesso através de senhas, sendo no mínimo uma para inicializar o computador e outra para os recursos de administração da BIOS (Power On e Setup respectivamente);
  4. Deverá ser em flash atualizável por software. Os aplicativos de software destinados à atualização e reprogramação do BIOS deverão estar devidamente licenciados para o equipamento e disponíveis para download no website do fabricante do equipamento;
  5. A BIOS deve ser compatível com os padrões UEFI, ACPI 2.0 e Plug-and-Play;
  6. Deverá conter registro do fabricante na “Membership List” do Unified Extensible Firmware Interface Forum, acessível pelo website http://www.uefi.org/members, estando nas categorias Promoters, Contributors e/ou Adopters;
  7. Deverá possuir o número de série do equipamento na BIOS e um campo editável que permita a inserção do número de patrimônio do equipamento, com pelo menos 6 caracteres.
  8. Capacidade de desligamento do vídeo e da unidade de armazenamento após tempo determinado pelo usuário, e religamento por acionamento de teclado ou pela movimentação do mouse (função suspend, sleep ou standby);
  9. Deve permitir salvar as configurações da BIOS em um arquivo e carregá-las em outros equipamentos (de forma individual e de forma massiva) do mesmo modelo, estando este com senha configurada na BIOS ou não, facilitando assim a aplicação automatizada de configurações e políticas de segurança;
  10. Deve ser entregue solução que seja capaz de apagar os dados contidos nas unidades de armazenamento como HDD, SSD ou SSHD em conformidade com a NIST SP800-88, acessível pela BIOS;
  11. Permitir iniciar o microcomputador a partir de uma imagem “.ISO” e/ou “.IMG” via dispositivos de armazenamento USB (pendrive).
  12. Possuir Boot Seguro para proteção contra ataques de códigos mal-intencionados, como malware e ransomware (possuir opção de habilitar/desabilitar);
  13. Capacidade de desativar USB através da BIOS;
  14. Capacidade de boot do computador pela rede (PXE);

ARMAZENAMENTO

  1. Unidade de armazenamento de estado sólido SSD (Solid State Drive) interna, com tecnologia NVMe;
  2. Utilização de padrão NVMe com interface PCI Express e taxa de no mínimo 2.000MB/s para leitura e 1.000MB/s para escrita, comprovado por documentação técnica ou declaração oficial;
  3. Capacidade nominal de armazenamento em SSD (mínimo) de 240GB.

REQUISITOS DE VÍDEO

  1. Suporte para utilização de no mínimo 3 (três) monitores simultaneamente, com os dois monitores adicionais conectados via saída HDMI e USB-C, possuindo o recurso de utilização de imagem clone ou área de trabalho estendida;
  2. Deverá suportar resolução de 1920 x 1080 pixels a 24 bits, simultaneamente em todas as saídas de vídeo, com suporte a Directx 12 e OpenGL 4,5, ou versões superiores;
  3. Suporte a alocação e fornecimento de memória mínima de 1 GB;
  4. Suporte mínimo de 16 milhões de cores;

INTEGRAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

  1. 01 (uma) interface Bluetooth 5.1 ou superior;

TECLADO E MOUSE

  1. Teclado compatível com padrão ABNT, e mouse “Touchpad”;
  2. 01 (um) mouse USB;

CABOS

  1. Todos os cabos necessários à conexão dos equipamentos à rede elétrica com plugue de acordo com o padrão utilizado no Brasil, especificado pela NBR 14136;

SOFTWARES E ACESSÓRIOS

  1. Os equipamentos devem ser entregues com sistema operacional Windows 11 Professional 64 bits, em Português brasileiro, instalado e em pleno funcionamento, acompanhados de todos os seus drivers, além da documentação técnica em português necessária à instalação e operação do equipamento;
  2. Deve ser fornecida uma licença por unidade de computador entregue, na modalidade OEM, com todos os recursos para garantir atualizações de segurança do sistema operacional Windows 11, gratuitamente, durante todo o prazo de garantia estabelecido para o equipamento;
  3. Cada equipamento deverá ser configurado de modo a reconhecer os elementos de hardware que compõem o sistema;
  4. Maleta para transporte acolchoada;
  5. Trava de segurança;
  6. Deve ser fornecido software do próprio fabricante ou homologado pelo mesmo que permita a instalação e atualização das últimas atualizações de todas as ferramentas e drivers disponíveis pelo fabricante do equipamento. 

GARANTIA

  1. A garantia “on site” de funcionamento será pelo período de 36 (trinta e seis) meses contados a partir do Recebimento Definitivo do componente, sem prejuízo de qualquer política de garantia adicional oferecida pelo fabricante. O licitante, caso aplicável, deverá descrever em sua proposta os termos da garantia adicional oferecida pelo fabricante;
  2. A garantia deve incluir todo e qualquer defeito decorrente de projeto, fabricação, construção, montagem, acondicionamento, transporte ou desgaste prematuro, com a substituição de peças, componentes, ajustes, reparos e correções necessárias, às expensas da contratada;
  3. O fornecedor não poderá, em hipótese alguma, negar-se a registrar chamadas relacionadas ao equipamento adquirido, ainda que se conclua, ao final, que a solução do incidente não seja de responsabilidade do fornecedor/fabricante;
  4. O prazo máximo para o primeiro atendimento dos chamados é de 02 (dois) dias úteis, contados a partir da abertura do chamado;
  5. O prazo máximo para a solução do problema é de 7 (sete) dias úteis contados a partir da abertura do chamado, mesmo incluindo a troca de peças e/ou componentes mecânicos ou eletrônicos;
  6. Em caso de substituição de peças e/ou componentes eletrônicos ou mecânicos, as peças substituídas deverão ser originais do fabricante e ter especificações iguais ou superiores àquelas;
  7. As peças e componentes trocados deverão ser novos – não utilizados ou recondicionados;
  8. Os SSDs defeituosos deverão ser substituídos por SSDs novos, sendo que o antigo deverá permanecer com a Contratante, de forma a garantir o sigilo e a confidencialidade das informações nele armazenadas.
  9. O primeiro atendimento dos chamados técnicos deverá ser presencial e feito nas dependências da sede do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (on site) em Boa Vista - RR.
  10. Quando não for possível a solução do problema no local, sendo necessária a remoção do equipamento, o conserto deverá ser efetivado nas dependências do laboratório da Contratada, ficando a mesma responsável pelo translado dos equipamentos e sua devolução em perfeitas condições de uso;
  11. A retirada do equipamento somente será autorizada desde que o SSD seja removido e fique retido na sede deste Tribunal, com o objetivo de garantir o sigilo e a confidencialidade das informações nele armazenadas. Sendo assim, a contratada ficará responsável pela retirada provisória do SSD, bem como a sua recolocação quando o equipamento retornar do laboratório da contratada.
  12. A Contratada deverá manter, durante os 36 (trinta e seis) meses de vigência da garantia, e às suas expensas, central de atendimento para abertura de chamados técnicos pelo menos no horário das nove às dezoito horas, de segunda a sexta-feira. A central deverá ser acionada preferencialmente por e-mail. Será aceita também a disponibilização de canal para abertura de chamados técnicos por meio de serviço web da contratada;
  13. A equipe técnica do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima está autorizada pela Contratada a realizar manutenção de urgência, incluindo a abertura das máquinas para detecção de problemas, podendo inclusive trocar componentes defeituosos (memória, unidade de armazenamento, placa de rede, placa de vídeo, etc), antes da solicitação de chamado técnico, sem prejuízo da garantia;
  14. A equipe técnica do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima está autorizada pela Contratada a instalar componentes adicionais, tais como: pentes de memória, placas de rede, placas de vídeo (todos plenamente compatíveis à configuração do equipamento objeto da contratação) sem prejuízo da garantia;
  15. Na abertura do chamado técnico, a Contratada deverá fornecer um número de registro único para cada chamado.

 

6.0 - Levantamento das diferentes soluções de TI

Foram identificadas 3 (três) soluções possíveis de atender aos requisitos disponíveis no mercado de Tecnologia da Informação:

SOLUÇÃO 01

1.1 - Contratação de empresa especializada para fornecer notebooks;

1.2 - Garantia de pelo menos 03 (três) anos on-site

SOLUÇÃO 02

2.1 - Locação de notebooks

2.2 - Preço - Não foi possível cotação em virtude do pequeno número de equipamentos para locação - desinteresse dos fabricantes

SOLUÇÃO 03

3.1 - Doação por parte do TSE de notebooks, em garantia

3.2 - Preço - Sem valor

7.0 - Justificativa da escolha do tipo de solução

Diversos contatos telefônicos foram feitos com os grandes fabricantes de Computadores Desktops com monitor, tais como DELL, HP,  LENOVO. Os referidos fabricantes responderam que não trabalham com locação de notebooks no momento. Os fabricantes informaram que se a quantidade fosse expressiva poderiam realizar estudos, o que não é o caso do TRE de Roraima, onde a quantidade é muitíssimo pequena, segundo os fabricantes.

Com relação a solução 03, foram feitos contatos com o Tribunal Superior Eleitoral, no entanto este informou que no momento não tem em seu parque computacional notebooks em garantia para doação.

Desta forma não resta outra alternativa que não seja a contratação de empresa especializada para fornecer os notebooks com garantia de pelo menos 03 (três) anos on-site (Solução 01).                             

7.1. Custo estimado da solução escolhida

O valor total da contratação está estima em R$ 310.818,32 (trezentos e dez mil oitocentos e dezoito reais e trinta e dois centavos), conforme pesquisa realizado no sistema banco de preços

Item

descrição

Unidade de medida

Valor Médio Unitário

Quantidade

Total

1

Notebook com memória de no mínimo 16GB, SSD de no mínimo 240GB, tela de no mínimo 14” Full HD

unid.

6.756,92

46

310.818,32

TOTAL R$

310.818,32

8.0 - Descrição da solução de TI

A presente solução consiste na aquisição de notebooks com garantia de no mínimo 03 (três) anos.

Serão adquiridos notebooks que possuem novas tecnologias, as quais proporcionarão mais confiabilidade no tocante a disponibilidade de serviços, uma vez que apresentarão um hardware com maior poder de processamento e armazenamento da memória volátil.

9.0 - Justificativa para o não parcelamento

A presente solução não poderá ser parcelada, pois os bens adquiridos devem ser imediatamente entregues, face a necessidade de substituição imediata de equipamentos e complemento do estoque que foi descartado.

10.0 – Adequação do Ambiente

10.1 – Infraestrutura Tecnológica

  • Pontos lógicos (de rede);
  • Infraestrutura de rede.

10.2 – Infraestrutura Elétrica

  • Rede elétrica estabilizada.

10.3 – Logística de Implantação

Todos os computadores desktops serão entregues no TRE mediante termo de aceite.

10.4 – Espaço físico

Não há um espaço físico definido visto que os notebooks serão utilizados em diversos programas da Justiça Eleitoral.

10.5 – Mobiliário

Não há necessidade de mobiliário específico para solução.

10.6 – Impacto ambiental

Quanto aos requisitos ambientais, deve-se seguir a seguinte diretriz de sustentabilidade ambiental, estabelecida na IN. 01/2010 SLTI/MPOG, qual seja: o equipamento não deve conter substâncias perigosas em concentração acima da recomendada na diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances), tais como mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cromo hexavalente (Cr(VI)), cádmio (Cd), bifenil-polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs).

 

Equipe de Contratação (0771908)

 

Paulo Cesar Amaral de Farias

Integrante Demandante

 

Maycon Silva Strickler

Integrante Técnico 

 

Jeckson Souza Cruz

Integrante Administrativo