Estudo Técnico Preliminar
1.0 - Descrição da Solução de Tecnologia da Informação
1.1 - Descrição da Solução
Contratação de empresa especializada para prover serviço de videoconferência, e-mail corporativo e suíte office.
1.2 - Detalhamento dos Bens e Serviços que compõem a Solução
1.2.1 - Contratação de empresa para prover serviço de videoconferência, e-mail corporativo e suíte office.
1.3 - Definição da solução
Critério |
Atendimento |
É possível especificar o serviço usando parâmetros usuais de mercado |
SIM |
É possível medir o desempenho da qualidade usando parâmetros usuais de mercado |
SIM |
O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de 01 ano |
SIM |
O objeto da contratação é essencial para o negócio |
SIM |
2 – Responsabilidades da Contratante e da Contratada
2.1 – Deveres e Responsabilidades da Contratante
2.1.1 - Exigir o cumprimento de todas as obrigações assumidas pela contratada, de acordo com o edital do pregão eletrônico, termo de referência e seus anexos, as cláusulas contratuais, e da proposta da CONTRATADA;
2.1.2 - Permitir o acesso, quando necessário de funcionários da CONTRATADA, devidamente identificados para solução de qualquer anormalidade, desde que solicitado pela contratada ao Fiscal do contrato, o qual acompanhará toda atividade a ser desenvolvida;
2.1.3 - Exercer o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, por servidor especialmente designado, anotando em registro próprio as falhas detectadas, indicando dia, hora, mês e ano, bem como os demais detalhes envolvidos, e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis;
2.1.4 - Notificar a contratada por escrito da ocorrência de eventuais imperfeições no curso da execução dos serviços, fixando prazo para a sua correção;
2.1.5 - Prestar as informações e esclarecimentos relativos ao objeto desta contratação que venham a ser solicitados pela CONTRATADA
2.1.6 - Comunicar à CONTRATADA toda e qualquer ocorrência relacionada ao contrato e demais elementos constitutivos;
2.1.7 - Exigir que a CONTRATADA execute os serviços de forma conveniente e compatível com o exercício das funções que lhe forem atribuídas sem causar embaraço e desconfiança à fiscalização.
2.1.8 - Fiscalizar a entrega dos serviços podendo sustar, recusar, mandar fazer ou desfazer qualquer material que não esteja de acordo com as condições e exigências especificadas no edital, termo de referência ou eventual ata de registro de preços;
2.1.9 - Proporcionar as facilidades necessárias ao bom andamento para a execução dos serviços;
2.1.10 - Efetuar os pagamentos nas condições e preços pactuados pela prestação dos serviços mediante apresentação, aceitação e atesto do Fiscal nos documentos hábeis de cobrança;
2.1.11 - Receber por meio de Fiscal, acompanhado pelo responsável da execução do contrato, os serviços, a fim de que se evitem desarmonias entre serviços entregues;
2.1.12 - Efetuar as retenções tributárias devidas sobre o valor da nota fiscal fornecida pela contratada em conformidade com a legislação aplicável.
2.2 – Deveres e Responsabilidades da Contratada
2.2.1 - Cumprir fielmente o que estabelece o Edital de Licitação, Termo de referência, anexos e ou Ata de Registro de Preços;
2.2.2 - Garantir o compromisso de executar o objeto, nas condições estabelecidas na proposta;
2.2.3 - Garantir o cumprimento dos prazos e demais exigências constantes no Edital, Termo de Referência, anexos e Ata de Registro de Preço;
2.2.4 - Tomar conhecimento de todas as cláusulas e condições da contratação, constantes do edital, não sendo admitida posterior alegação de desconhecimento;
2.2.5 - Guardar sigilo sobre todas as informações obtidas em decorrência do cumprimento do contrato.
2.2.6 - Repassar ao TRE, durante todo o período de vigência do contrato, todos os preços e vantagens ofertadas pelo mercado, inclusive os de preço reduzido, sempre que esses forem mais vantajosos que os ofertados na licitação;
2.2.7 - Manter durante toda vigência do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;
2.2.8 - Apresentar, sempre que solicitado pela Contratante no prazo estipulado no pedido, documentação referente às condições exigidas neste instrumento contratual;
3 – Termos Contratuais
3.1 – Procedimentos e Critérios de Aceitação
ID Etapa / Fase / Item |
Indicador |
Valor Mínimo Aceitável |
Aceite definitivo dos serviços |
Entrega e aceite dos serviços pelo Fiscal devidamente designado por ato administrativo |
100% |
3.2 – Modalidade e tipo de licitação
Para a presente licitação recomenda-se a modalidade Pregão Eletrônico, através do Sistema de Ata de Registro de Preços.
3.3 – Classificação monetária
Para custear a aquisição serão usado recursos destinados na Ação:
02.122.0570.20GP.0014 – Julgamento de Causas e Gestão Administrativa na Justiça Eleitoral.
3.4 – Vigência da Contratação
O prazo de vigência da contratação será de 36 (trinta e seis) meses.
3.5 – Atendimento
O atendimento se dará de acordo com o SLA descrito na Análise de Viabilidade e Termo de Referência.
4.0 – Equipe de Contratação
Para composição da equipe de contratação fica indicado um técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação com conhecimentos em microinformática, a Assessoria de Licitações e Contratos e um integrante da área demandante.
5.0 – Gestão da Contratação
A gestão da contratação se dará pela Assessoria de Contratos e suas unidades, a qual deverá manter controle sobre vigência do contrato, aditivos quando for o caso, pagamentos e demais providências relativa a gestão do contrato.
PLANO DE SUSTENTAÇÃO / 2023
1 – Introdução
O plano de sustentação tem por objetivo propor ações para manter a continuidade do negócio da instituição com a aquisição da contratação.
2 – Recursos Necessários à Continuidade do Negócio Durante e Após a Execução do Contrato
2.1 – Recursos Materiais
Ações Para Obtenção do Recurso e Seus Respectivos Responsáveis:
Propor ações na proposta orçamentária
Propor ações para o Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação
2.2 – Recursos Humanos
2.2.1 – Núcleo de Apoio a Gestão de Serviçoes e Equipamentos
Atribuições:
Manter controle físico dos notebooks
Controlar as garantias dos notebooks
3 – Estratégia de Continuidade Contratual
3.1 – Fim do contrato
Ações de Contingência e Seus Respectivos Responsáveis
4 – Estratégia de Independência
4.1 – Manter a documentação atualizada de forma a garantir a transferência de Conhecimento
4.2 – Garantir que os equipamentos se integrem na infraestrutura existente e atendam aos requisitos de segurança
4.3 – Implementar plano de monitoramento de desempenho e realizar avaliações regulares
ANÁLISE DE RISCOS / 2023
1 – INTRODUÇÃO
A análise de riscos permite a identificação, avaliação e gerenciamentos dos riscos relacionados à contratação.
Os riscos analisados foram organizados em duas categorias:
a) Riscos que possam comprometer o sucesso dos processos de contratação e de gestão contratual;
b) Riscos que possam fazer com que a Solução de TI não alcance os resultados que atendam às necessidades do TRE/RR.
Para cada risco identificado, define-se a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais em caso de acontecimento, possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.
Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa dos riscos, sendo esta realizada por meio da classificação escalar dos níveis de probabilidade e de impacto, conforme a tabela de referência a seguir:
Probabilidade |
|
Impacto |
Baixa |
Baixo |
|
Média |
Médio |
|
Alta |
Alto |
A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto, resultando assim no nível do risco e direcionando as ações relacionadas aos riscos durante a fase de contratação e gestão do contrato, bem como da solução de TI. A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento responsável pela definição dos critérios qualitativos de classificação do nível de risco.
Matriz de Riscos (P x I) |
Probabilidade (P) |
|||
Baixo |
Médio |
Alto |
||
Impacto (I) |
Baixo |
Baixo |
Baixo |
Médio |
Médio |
Baixo |
Médio |
Alto |
|
Alto |
Médio |
Alto |
Alto |
O produto da Probabilidade pelo Impacto de cada risco gera nove combinações possíveis no contexto da Matriz e, a partir destas combinações, define-se a(s) ação(ões) adequada(s) para o tratamento de cada risco gerado. A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados relacionados a esta contratação.
Tabela 2: Relação de riscos identificados
Id |
Risco |
Categoria |
P |
I |
Nível Risco (P x I) |
1 |
Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio |
Contratação |
Médio |
Alto |
Alto |
2 |
Contratação deserta/fracassada |
Contratação |
Baixa |
Alto |
Médio |
3 |
Valor ofertado acima da média de mercado |
Contratação |
Baixa |
Médio |
Baixo |
4 |
Impugnação do processo licitatório |
Contratação |
Baixa |
Alto |
Médio |
5 |
Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento |
Contratação |
Médio |
Alto |
Alto |
6 |
Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação |
Contratação |
Baixa |
Médio |
Baixo |
7 |
Atraso na entrega do objeto |
Gestão |
Baixa |
Médio |
Baixo |
2 - RISCOS DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO
Risco 1 |
Risco: |
Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio |
||||
Probabilidade: |
Média |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI |
|||
2 |
Recursos públicos utilizados com baixa eficiência |
|||||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar contratações similares e verificar juntos aos CONTRATANTES as principais dificuldades |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Executar aditivo ou supressão contratual para ajustar à necessidade real |
Gestor do Contrato |
Risco 2 |
Risco: |
Contratação deserta/fracassada |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Agendar e realizar nova sessão de lances |
Pregoeiro |
||||
2 |
Executar a contratação direta, após o Pregão fracassado/deserto desde que devidamente justificado |
SA |
Risco 3 |
Risco: |
Valor ofertado acima da média de mercado |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Comprometimento da economicidade da contratação |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Elaborar pesquisa de preço o mais realista possível |
AL |
||||
2 |
Negociar junto ao vencedor dos lances valores mais vantajosos à Administração |
Pregoeiro |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Agendar e realizar nova sessão de lances. |
Pregoeiro |
Risco 4 |
Risco: |
Impugnação do processo licitatório |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI. |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
Risco 5 |
Risco: |
Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento |
||||
Probabilidade: |
Médio |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso no planejamento da contratação. |
|||
2 |
Aquisição de bens diferentes da real necessidade |
|||||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
4 |
Informar os requisitos de negócio que atendam a real necessidade |
SGSE |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
Risco 6 |
Risco: |
Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação |
||||
Probabilidade: |
Baixo |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Atraso no planejamento da contratação |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Reuniões com autoridades superiores para alinhamento e aprovação dos artefatos |
CGTE e SGSE |
||||
2 |
Estabelecer procedimentos para que a área administrativa acompanhe a elaboração dos artefatos, evitando envios e devoluções do processo |
AL |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
Risco 7 |
Risco: |
Atraso na entrega do objeto. |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Atraso ou ausência dos projetos/atividades que dependem da contratação para seu prosseguimento. |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Estabelecer no Termo de Referência prazo adequado para entrega do objeto |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Estabelecer no Termo de Referência o atraso máximo tolerado antes da rescisão contratual |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Prever sanções proporcionais ao dano causado pelo atraso |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
4 |
Manter regularmente comunicação com a empresa desde a assinatura do contrato |
Gestor do Contrato |
||||
5 |
Demandar explicações detalhadas e documentadas à empresa sobre alertas de atraso pelo IBAMA |
Gestor do Contrato |
||||
6 |
Aplicar sanções |
Gestor do Contrato |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Rescindir o contrato e convocar a colocada seguinte no Pregão. |
DG |
ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA / 2023
1.0 - Justificativa da necessidade da solução de TI
O TRE-RR, no ano de 2020, contratou empresa para fornecimento de software de pacote de Software de Escritório e Armazenamento, denominado Office 365, com as licenças de uso Enterprise E1, E3 e E5.
Esta solução consiste em um conjunto de softwares integrados, desenvolvidos pelo mesmo fabricante, que possibilitam o trabalho de escritório, com serviços de correio eletrônico, serviço de contatos e grupos de distribuição, planilha eletrônica, editor de texto, editor de apresentações, formulários on-line, serviços de videoconferência e comunicação instantânea, serviço de calendário e agenda, publicação e armazenamento de vídeos e imagens.
Vale destacar que após 03 (três) anos de uso dessas ferramentas, o TRE-RR adquiriu competências e gerou conhecimento tornando a ferramenta extremamente útil no dia a dia da administração.
Ocorre que o contrato atual não pôde ser renovado, conforme consta no evento SEI n.º 0818830, o que gerou a motivação da demanda desta nova contratação.
A demanda em tela está de acordo com os objetivos estratégicos da instituição quanto à disponibilidade de infraestrutura de TIC.
2.0 - Relação entre a demanda prevista e a quantidade de licenças a ser contratada
A quantidade de licenças a serem contratadas atendem à demanda para continuidade imediata dos serviços para os usuários, sem haver necessidade de interrupção das atividades oferecidas aos clientes internos e externos do TRE-RR, por meio da renovação das licenças em uso atualmente.
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA | ||
Item |
Descrição |
Qtd. |
1 |
Microsoft 365 Enterprise E1 |
270 |
2 |
Microsoft 365 Enterprise E3 |
5 |
3 |
Microsoft 365 Enterprise E5 |
10 |
3.0 - Demonstrativo dos resultados a serem alcançados em termos de economicidade e eficiência
Com a aquisição destas licenças aqui descritas buscam-se seguintes resultados:
- Alinhamento Estratégico:
- Melhoria da Infraestrutura e Governança de TIC.
- Considerando a Portaria de Teletrabalho Nº 247/2023 que institui 30% da força de trabalho fora das dependências do TRE-RR.
- Permitir reuniões remotas através de videoconferência.
- Permitir o uso do e-mail corporativo via internet, eliminando a necessidade de VPN.
- Permitir o uso de suíte office como editor de textos, planilhas eletrônicas, apresentador de slides através da web sem necessidade de instalação de aplicativos em computadores e/ou dispositivos móveis.
4.0 - Alinhamento ao Planejamento Estratégico / Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação
Indicador de apoio 03: Índice do Grau de satisfação dos clientes
Indicador Estratégico 01: Promoção dos direitos à Cidadania
Macrodesafio 01: Garantia dos direitos de cidadania
Do que trata:
Garantir a satisfação dos clientes quanto ao atendimento prestado pela Justiça Eleitoral nos pontos de atendimento ao público (Secretarias Judiciárias, Cartórios Eleitorais e postos descentralizados de atendimento).
A solução em tela também está alinhada à estratégia para a consecução da nova ENTIC-JUD 2021/2026, de acordo com a Planilha de Objetivos e Indicadores (SEI nº 0635101):
- OE8 - Promover Serviços de Infraestrutura e Soluções Corporativas.
5.0. Requisitos Legais
A presente contratação deve observar as seguintes leis e normas:
a) Lei nº 8.248/91, de 23 de outubro de 1991, que dispõe sobre a capacitação e competitividade do setor de informática e automação.
b) Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrções Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União ;
c) Resolução CNJ nº 468/2022 e;
5.1. Requisitos Tecnológicos Mínimos
A solução Microsoft abaixo, contemplando aplicativos de escritório, editoração e comunicação em nuvem.
Microsoft Office 365 Apps For Enterprise, modalidade de licenciamento por usuário, ou seja, uma licença de software para cada usuário da CONTRATANTE, com as
seguintes especificações de modelos ofertados pelo fabricante:
- Office 365 E1, quantidade 270 licenças.
◦ Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint e Outlook) ;
◦ One Drive - 1 TB de Armazenamento na Cloud com Segurança;
◦ 100 GB no Exchange Online
◦ Power Apps for Office 365;
◦ Planner;
◦ Power BI – Free
◦ Microsoft Teams;
◦ Demais softwares disponibilizados na plataforma do Apps for Enterprise E1.
- Office 365 E3, quantidade 5 licenças.
◦ Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint e Outlook) ;
◦ One Drive - 1 TB de Armazenamento na Cloud com Segurança;
◦ 1 TB no Exchange Online;
◦ Power Apps for Office Enterprise 365;
◦ Planner;
◦ Power BI – Free;
◦ Microsoft Teams;
◦ Demais softwares disponibilizados na plataforma do Apps for Enterprise E3.
- Office 365 E5, quantidade 10 licenças.
◦ Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint e Outlook) ;
◦ One Drive - 1 TB de Armazenamento na Cloud com Segurança;
◦ Power Apps for Office 365;
◦ Planner;
◦ Power BI – Pro
◦ Microsoft Teams;
◦ Demais softwares disponibilizados na plataforma do Apps for Enterprise E5.
5.2. Requisitos temporais:
Contratação por 36 meses de modo a privilegiar a continuidade do negócio.
6.0 - Levantamento das diferentes soluções de TI
Foram identificados 3 (três) cenários possíveis de atender a nossa solução:
CENÁRIO 01 - Não aquisição das subscrições/licenças:
Neste cenário, a não renovação das licenças do Microsoft 365 teria vários impactos negativos no ambiente de trabalho, pois esse pacote oferece uma série de serviços e aplicativos essenciais para a produtividade e colaboração na instituição. Alguns dos principais impactos incluem:
Perda de acesso a aplicativos e serviços essenciais, como o Microsoft Teams, Exchange Online, SharePoint Online e OneDrive for Business.
Interrupção na comunicação, afetando reuniões virtuais e colaboração.
Perda de armazenamento de dados no OneDrive for Business e SharePoint Online.
Interrupção nos serviços de e-mail e calendário fornecidos pelo Exchange Online.
Impacto na colaboração e produtividade no ambiente de trabalho.
Interrupção na produção e desenvolvimento de painéis do PowerBI, que contribuem para tomadas de decisões estratégicas.
Possíveis consequências legais devido a não conformidade com as políticas de licenciamento.
CENÁRIO 02 - Aquisição de uma nova solução alternativa:
Neste cenário, uma migração para uma nova solução em um curto espaço de tempo é arriscada. É essencial analisar cuidadosamente a transição, considerando que pode haver impactos negativos potenciais listados a seguir:
- Complexidade na migração de dados e configurações.
- Interrupção do trabalho e produtividade afetada.
- Necessidade de treinamento adicional para os usuários.
- Possíveis incompatibilidades com as soluções anteriores.
- Custos financeiros adicionais.
- Resistência à mudança por parte dos servidores.
- Riscos de erros, perda de dados e problemas de segurança.
CENÁRIO 03 - Aquisição subscrições/licenças:
É a solução proposta, pois não haveria interrupção de quaisquer serviços, prevenindo de eventuais problemas e manteria o ambiente Microsoft regularizado e atualizado, minimizando o risco à segurança e disponibilidade.
Em resumo, a prorrogação das licenças do Microsoft Office 365 oferece a continuidade dos serviços e a manutenção da eficiência no ambiente de trabalho, garantindo que os servidores tenham acesso a ferramentas essenciais para realizar suas tarefas e laborar de forma eficaz.
7.0 - Justificativa da escolha do tipo de solução
Tanto o TRE-RR e o TSE já trabalham com produtos Microsoft Office 365, o que facilita a continuidade da excelência dos serviços oferecidos pelas ferramentas objeto deste Processo.
7.1 - Estimativa do custo da solução escolhida
ID |
Descrição |
Quantidade |
Custo Mensal (R$) |
Estimativa Anual (R$) |
1 |
Licença de uso de suíte de plataforma de colaboração em nuvem, associada ao serviços de suporte e sustentação da plataforma Office365 - Licença E1 |
270 |
64,00 |
207.360,00 |
2 |
Licença de uso de suíte de plataforma de colaboração em nuvem, associada ao serviços de suporte e sustentação da plataforma Office 365 - Licença E3 |
5 |
147,20 |
8.832,00 |
3 |
Licença de uso de suíte de plataforma de colaboração em nuvem, associada ao serviços de suporte e sustentação da plataforma Office 365 - Licença E5 |
10 |
243,10 |
29.172,00 |
- Custo anual para subscrição de 270 licenças: R$ 207.360,00 (Office 365 Enterprise E1) sendo um valor balcão obtido em levantamento na internet e o valor deverá ser reavaliado na fase de cotação pelo setor competente. Fonte: (https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/business/compare-more-office-365-for-business-plans)
- Custo anual para subscrição de 5 licenças: R$ 8.832,00 (Office 365 Enterprise E3) sendo um valor balcão obtido em levantamento na internet e o valor deverá ser reavaliado na fase de cotação pelo setor competente. Fonte: (https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/business/compare-more-office-365-for-business-plans)
- Custo anual para subscrição de 10 licenças: R$ 29.172,00 (Office 365 Enterprise E5) sendo um valor balcão obtido em levantamento na internet e o valor deverá ser reavaliado na fase de cotação pelo setor competente. Fonte: (https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/business/compare-more-office-365-for-business-plans)
*Valores obtidos em consulta no dia 23/10/2023
8.0 - Descrição da solução de TI
A presente solução consiste na contratação de subscrição de licenças corporativas de software Office 365 Enterprise E1, E3 e E5 com assinatura de 3 (três) anos.
9.0 - Justificativa para o não parcelamento
A presente solução poderá ser parcelada, pois na modalidade de subscrição existe a opção de assinatura mensal, semestral ou anual.
10.0 – Adequação do Ambiente
Não há necessidade de adequação para solução.
10.1 – Infraestrutura Tecnológica
- Pontos lógicos (de rede);
- Infraestrutura de rede;
- Link de acesso à internet.
10.2 – Infraestrutura Elétrica
- Não há necessidade de adequação para solução.
10.3 – Logística de Implantação
Não há necessidade de adequação para solução.
10.4 – Espaço físico
Não há necessidade de adequação para solução.
10.5 – Mobiliário
Não há necessidade de mobiliário específico para solução.
10.6 – Impacto ambiental
Quanto aos requisitos ambientais, deve-se seguir a seguinte diretriz de sustentabilidade ambiental, estabelecida na IN. 01/2010 SLTI/MPOG, qual seja: o equipamento não deve conter substâncias perigosas em concentração acima da recomendada na diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances), tais como mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cromo hexavalente (Cr(VI)), cádmio (Cd), bifenil-polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs).
Equipe de Contratação
Paulo Cesar Amaral de Farias
Integrante Demandante
Maycon Silva Strickler
Integrante Técnico
Cássia Cavalcante Alves
Integrante Administrativo