Estudo Técnico Preliminar
1.0 - Descrição da Solução de Tecnologia da Informação:
1.1 - Descrição da Solução
1.1.1 - Prestação de serviços de comunicação de dados, através do fornecimento de enlaces dedicados de internet.
1.2 - Detalhamento dos Bens e Serviços que compõem a Solução
1.2.1 - Contratação de empresa para o provimento dos serviços relacionados ao suporte e garantia no tocante a:
[ ] Aquisição de Material (Hardware, equipamentos, componentes acessórios, etc)
[ ] Aquisição/Contratação de Software.
[X] Contratação de Serviços (implantação, sustentação, garantia, serviços em geral, etc).
[X] O objeto possui padrões de desempenho e qualidade e pode definido pelo Edital por meio de especificações usuais de mercado, caracterizando-o como Bens e serviços comuns, conforme definição constante do inciso XIII do art. 6º da Lei 14.133/2021.
[X] Trata-se de serviço a ser prestado de forma contínua, nos termos do art. 106 da Lei nº 14.133/2021, e comum que permite a realização do certame por meio da modalidade Pregão.
[ ] O objeto caracteriza-se como BEM/SERVIÇO DE INFORMÁTICA, conforme art. 16-A da Lei nº 8.248/1991 e Decreto nº 7.174/2010.
[ ] Existe a previsão de aplicabilidade do art. 16-A da Lei nº 8.248/1991 e Decreto nº 7.174/2010, que tratam da preferência na contratação de BEM/SERVIÇO DE INFORMÁTICA, nos termos do disposto no art. 3º, da Lei nº 8.248/1991, regulado pelo art. 5º do Decreto nº 7.174/2010.
[X] O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de um ano.
[X] O objeto da contratação é essencial para o negócio.
1.3 - Definição da solução
Critério |
Atendimento |
É possível especificar o serviço usando parâmetros usuais de mercado |
SIM |
É possível medir o desempenho da qualidade usando parâmetros usuais de mercado |
SIM |
O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de 01 ano |
SIM |
O objeto da contração é essencial para o negócio |
SIM |
2 – Responsabilidades da Contratante e da Contratada:
2.1 – Deveres e Responsabilidades da Contratante
2.1.1 - Exigir o cumprimento de todas as obrigações assumidas pela contratada, de acordo com o edital do pregão eletrônico, termo de referência e seus anexos, as cláusulas contratuais, e da proposta da CONTRATADA;
2.1.2 - Permitir o acesso, quando necessário de funcionários da CONTRATADA, devidamente identificados para solução de qualquer anormalidade, desde que solicitado pela contratada ao Fiscal do contrato, o qual acompanhará toda atividade a ser desenvolvida;
2.1.3 - Exercer o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, por servidor especialmente designado, anotando em registro próprio as falhas detectadas, indicando dia, hora, mês e ano, bem como os demais detalhes envolvidos, e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis;
2.1.4 - Notificar a contratada por escrito da ocorrência de eventuais imperfeições no curso da execução dos serviços, fixando prazo para a sua correção;
2.1.5 - Prestar as informações e esclarecimentos relativos ao objeto desta contratação que venham a ser solicitados pela CONTRATADA
2.1.6 - Comunicar à CONTRATADA toda e qualquer ocorrência relacionada ao contrato e demais elementos constitutivos;
2.1.7 - Exigir que a CONTRATADA execute os serviços de forma conveniente e compatível com o exercício das funções que lhe forem atribuídas sem causar embaraço e desconfiança à fiscalização.
2.1.8 - Fiscalizar a entrega dos serviços podendo sustar, recusar, mandar fazer ou desfazer qualquer material que não esteja de acordo com as condições e exigências especificadas no edital, termo de referência ou eventual ata de registro de preços;
2.1.9 - Proporcionar as facilidades necessárias ao bom andamento para a execução dos serviços;
2.1.10 - Efetuar os pagamentos nas condições e preços pactuados pela prestação dos serviços mediante apresentação, aceitação e atesto do Fiscal nos documentos hábeis de cobrança;
2.1.11 - Receber por meio de Fiscal, acompanhado pelo responsável da execução do contrato, os serviços, a fim de que se evitem desarmonias entre serviços entregues
2.1.12 - Efetuar as retenções tributárias devidas sobre o valor da nota fiscal fornecida pela contratada em conformidade com a legislação aplicável.
2.2 – Deveres e Responsabilidades da Contratada
2.2.1 - Cumprir fielmente o que estabelece o Edital de Licitação, Termo de referência, anexos e ou Ata de Registro de Preços;
2.2.2 - Garantir o compromisso de executar o objeto, nas condições estabelecidas na proposta;
2.2.3 - Garantir o cumprimento dos prazos e demais exigências constantes no Edital, Termo de Referência, anexos e Ata de Registro de Preço;
2.2.4 - Tomar conhecimento de todas as cláusulas e condições da contratação, constantes do edital, não sendo admitida posterior alegação de desconhecimento;
2.2.5 - Guardar sigilo sobre todas as informações obtidas em decorrência do cumprimento do contrato.
2.2.6 - Repassar ao TRE/RR, durante todo o período de vigência do contrato, todos os preços e vantagens ofertadas pelo mercado, inclusive os de preço reduzido, sempre que esses forem mais vantajosos que os ofertados na licitação;
2.2.7 - Durante o tempo em que a garantia estiver em vigor, disponibilizar o suporte na modalidade 8x5, resolvendo os problemas no próximo dia útil, desde que exista algum fato que impeça a sua resolução no mesmo dia;
2.2.8 - Manter durante toda vigência do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;
2.2.9 - Apresentar, sempre que solicitado pela Contratante no prazo estipulado no pedido, documentação referente às condições exigidas neste instrumento contratual;
3 – Termos Contratuais:
3.1 – Procedimentos e Critérios de Aceitação
ID Etapa / Fase / Item |
Indicador |
Valor Mínimo Aceitável |
Aceite definitivo |
Entrega do objeto contratado |
100% |
3.2 – Modalidade e tipo de licitação
Para a presente licitação sugere-se as seguintes modalidades pregão eletrônico com formação de registro de preços.
3.3 – Classificação monetária
Para custear a aquisição serão usado recursos destinados na Ação: 02.122.0570.20GP14 – Julgamento de Causas e Gestão Administrativa na Justiça Eleitoral.
3.4 – Vigência da Contratação
O prazo de vigência da contratação é de 3 anos (36 meses), contados do(a) assinatura do contrato, prorrogável por até 10 (10) anos, na forma dos artigos 106 e 107 da Lei n° 14.133, de 2021.
3.5 – Garantia
O atendimento remoto se dará no horário comercial, na modalidade de 8x5 (oito horas, cinco dias por semana).
4.0 – Equipe de Contratação
Para composição da equipe de contratação conforme Decisão 62 (0837551), fica indicado um técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação, a Assessoria de Licitações e Contratos e um integrante da área demandante.
5.0 – Gestão da Contratação
A gestão da contratação se dará pela Assessoria de Contratos e suas unidades, a qual deverá manter controle sobre vigência do contrato, aditivos quando for o caso, pagamentos e demais providências relativa a gestão do contrato.
1 – Introdução
O plano de sustentação tem por objetivo propor ações para manter a continuidade do negócio da instituição com a aquisição da contratação, especialmente no que tange a:
Garantia de Continuidade
Minimização de Interrupções
Economia de Recursos
Adaptação a Mudanças
Neste sentido, um plano de sustentação é essencial para garantir que o serviço de comunicação de dados funcione de maneira segura, confiável e eficiente ao longo do tempo.
2 – Recursos Necessários à Continuidade do Negócio Durante e Após a Execução do Contrato
2.1 – Recursos Materiais
Infraestrutura de Rede: Necessária para viabilizar a disponibilização do acesso à internet e, dessa maneira, disponibilizar todas as aplicações que serão consumidas pelo público interno e externo;
Fontes de Energia: Fontes de energia confiáveis para alimentação elétrica da infraestrutura e comunicação a qual poderá envolver o uso de sistemas de geração de energia, como painéis solares, baterias, geradores ou uma combinação dessas fontes.
Infraestrutura de Suporte: Além dos principais recursos mencionados acima, é necessário estabelecer uma infraestrutura mínima de suporte aos usuários tais como centros de operações de rede e centrais de serviços.
2.1.1 Ações Para Obtenção do Recurso e Seus Respectivos Responsáveis:
Infraestrutura de Rede: Não há ações necessárias a ser executadas pois a infraestrutura computacional do TRE-RR já conta com uma rede de dados corporativa estruturada a qual se encontra sob a responsabilidade da Seção de Infraestrutura e Comunicação de Dados.
Fontes de Energia: Necessária a revisão do fornecimento de energia elétrica das unidades atendidas, considerando a manutenção dos grupos geradores. A atividade está sob responsabilidade da Coordenadoria de Logística;
Infraestrutura de Suporte: Há a necessidade de viabilização de um grupo de suporte especializado no monitoramento e identificação de ameaças visando, sempre que necessário, a ativação dos protocolos de defesa cibernética. A ação deverá ser coordenada pela área de infraestrutura e comunicação de dados do TRE-RR;
2.2 – Recursos Humanos
2.2.1 – Seção de Infraestrutura e Comunicação de Dados
Atribuições:
Definição dos requisitos técnicos necessários à contratação
Implantação, acompanhamento e fiscalização técnica da contratação;
3 – Estratégia de Continuidade Contratual
3.1 – Fim do contrato
ID |
DESCRIÇÃO |
RESPONSÁVEL |
1 |
Abertura de demanda para nova contratação de serviço |
COORD. DE INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA |
2 |
Viabilização de estudos técnicos necessários a uma nova contratação |
EQUIPE DE CONTRATAÇÃO |
3 |
Abertura de certame licitatório para contratação |
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO |
4 – Estratégia de Independência
Em se tratando de um contrato de serviço de acesso à internet, e considerando a possibilidade de encerramento do contrato, ter uma estratégia de independência bem definida garantirá que possamos fazer uma transição tranquila e contínua para outra solução, caso seja necessário.
Dessa maneira elencamos a seguir algumas medidas que devem ser adotadas para garantir a independência em relação à solução a ser contratada:
1. Possuir documentação mais completa possível: Manter uma documentação detalhada e atualizada de todo o processo de implementação , incluindo configurações, políticas de segurança, integrações com outros sistemas e qualquer personalização feita para atender às necessidades específicas. Essa documentação será essencial para facilitar a migração para uma nova solução.
2. Possuir arquitetura modular e redundante: Sugere-se que a implementação da solução seja modular e flexível. Isso significa evitar dependências excessivas em uma única solução específica, permitindo que diferentes componentes sejam substituídos individualmente, se necessário. Essa abordagem garantirá que possamos fazer a transição de forma eficiente para uma outra solução caso seja necessário. Sugere-se também a contratação de um segundo link de acesso à internet como alternativa aos eventos de falha e/ou encerramento contratual unilateral;
3. Capacitação da equipe: Investir na capacitação da equipe de TI para entender a configuração e a administração da solução, garantindo que se tenha o conhecimento necessário para gerenciar a solução de forma independente, sem depender exclusivamente do provedor de serviços, bem como deixar a equipe preparada para lidar com uma possível transição para uma nova solução, se necessário.
4. Avaliação contínua do mercado: Manter-se atualizado sobre as tendências e avanços no mercado de serviço de computação em nuvem, incluindo novas soluções.
1 – INTRODUÇÃO
A análise de riscos permite a identificação, avaliação e gerenciamentos dos riscos relacionados à contratação.
Os riscos analisados foram organizados em duas categorias:
a) Riscos que possam comprometer o sucesso dos processos de contratação e de gestão contratual;
b) Riscos que possam fazer com que a Solução de TIC não alcance os resultados que atendam às necessidades do TRE.
Para cada risco identificado, define-se a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais em caso de acontecimento, possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.
Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa dos riscos, sendo esta realizada por meio da classificação escalar dos níveis de probabilidade e de impacto, conforme a tabela de referência a seguir:
A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto, resultando assim no nível do risco e direcionando as ações relacionadas aos riscos durante a fase de contratação e gestão do contrato, bem como da solução de TI. A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento responsável pela definição dos critérios qualitativos de classificação do nível de risco.
O produto da Probabilidade pelo Impacto de cada risco gera nove combinações possíveis no contexto da Matriz e, a partir destas combinações, define-se a(s) ação(ões) adequada(s) para o tratamento de cada risco gerado. A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados relacionados a esta contratação.
Tabela 2: Relação de riscos identificados
2. RISCOS DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO
Risco 1 |
Risco: |
Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio |
||||
Probabilidade: |
Média |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI |
|||
2 |
Recursos públicos utilizados com baixa eficiência |
|||||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar contratações similares e verificar juntos aos CONTRATANTES as principais dificuldades |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Executar aditivo ou supressão contratual para ajustar à necessidade real |
Gestor do Contrato |
Risco 2 |
Risco: |
Contratação deserta/fracassada |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Agendar e realizar nova sessão de lances |
Pregoeiro |
||||
2 |
Executar a contratação direta, após o Pregão fracassado/deserto desde que devidamente justificado |
SA |
Risco 3 |
Risco: |
Valor ofertado acima da média de mercado |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Comprometimento da economicidade da contratação |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Elaborar pesquisa de preço o mais realista possível |
AL |
||||
2 |
Negociar junto ao vencedor dos lances valores mais vantajosos à Administração |
Pregoeiro |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Agendar e realizar nova sessão de lances. |
Pregoeiro |
Risco 4 |
Risco: |
Impugnação do processo licitatório |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI. |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
Risco 5 |
Risco: |
Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento |
||||
Probabilidade: |
Médio |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso no planejamento da contratação. |
|||
2 |
Aquisição de bens diferentes da real necessidade |
|||||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
4 |
Informar os requisitos de negócio que atendam a real necessidade |
CISC/SIC |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
Risco 6 |
Risco: |
Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação |
||||
Probabilidade: |
Baixo |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Atraso no planejamento da contratação |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Reuniões com autoridades superiores para alinhamento e aprovação dos artefatos |
CE e SAU |
||||
2 |
Estabelecer procedimentos para que a área administrativa acompanhe a elaboração dos artefatos, evitando envios e devoluções do processo |
AL |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
3. RISCOS DO PROCESSO DE GESTÃO CONTRATUAL E DA SOLUÇÃO DE TI
Risco 7 |
Risco: |
Atraso na entrega do objeto. |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Atraso na entrega do objeto |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Estabelecer no Termo de Referência prazo adequado para entrega do objeto |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Estabelecer no Termo de Referência o atraso máximo tolerado antes da rescisão contratual |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Prever sanções proporcionais ao dano causado pelo atraso |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
4 |
Manter regularmente comunicação com a empresa desde a assinatura do contrato |
Gestor do Contrato |
||||
5 |
Demandar explicações detalhadas e documentadas à empresa sobre alertas de atraso do TRE |
Gestor do Contrato |
||||
6 |
Aplicar sanções |
Gestor do Contrato |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Rescindir o contrato e convocar a colocada seguinte no Pregão. |
DG |