Estudo Técnico Preliminar
1.0 - Descrição da Solução de Tecnologia da Informação:
1.1 - Descrição da Solução
1.1.1 Aquisição de certificado digital do tipo SSL OV WIDCARD para serviços de rede
1.2 - Detalhamento dos Bens e Serviços que compõem a Solução
1.2.1 - Contratação de empresa para o provimento dos serviços relacionados ao suporte e garantia no tocante a:
[ ] Aquisição de Material (Hardware, equipamentos, componentes acessórios, etc)
[X] Aquisição/Contratação de Software.
[ ] Contratação de Serviços (implantação, sustentação, garantia, serviços em geral, etc).
[X] O objeto possui padrões de desempenho e qualidade e pode definido pelo Edital por meio de especificações usuais de mercado, caracterizando-o como Bens e serviços comuns, conforme definição constante do inciso XIII do art. 6º da Lei 14.133/2021.
[ ] Trata-se de serviço a ser prestado de forma contínua, nos termos do art. 106 da Lei nº 14.133/2021, e comum que permite a realização do certame por meio da modalidade Pregão.
[X] O objeto caracteriza-se como BEM/SERVIÇO DE INFORMÁTICA, conforme art. 16-A da Lei nº 8.248/1991 e Decreto nº 7.174/2010.
[ ] Existe a previsão de aplicabilidade do art. 16-A da Lei nº 8.248/1991 e Decreto nº 7.174/2010, que tratam da preferência na contratação de BEM/SERVIÇO DE INFORMÁTICA, nos termos do disposto no art. 3º, da Lei nº 8.248/1991, regulado pelo art. 5º do Decreto nº 7.174/2010.
[X] O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de um ano.
[X] O objeto da contratação é essencial para o negócio.
1.3 - Definição da solução
Critério |
Atendimento |
É possível especificar o serviço usando parâmetros usuais de mercado |
SIM |
É possível medir o desempenho da qualidade usando parâmetros usuais de mercado |
SIM |
O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de 01 ano |
SIM |
O objeto da contração é essencial para o negócio |
SIM |
2 – Responsabilidades da Contratante e da Contratada:
2.1 – Deveres e Responsabilidades da Contratante
2.1.1 - Exigir o cumprimento de todas as obrigações assumidas pela contratada, de acordo com o edital do pregão eletrônico, termo de referência e seus anexos, as cláusulas contratuais, e da proposta da CONTRATADA;
2.1.2 - Permitir o acesso, quando necessário de funcionários da CONTRATADA, devidamente identificados para solução de qualquer anormalidade, desde que solicitado pela contratada ao Fiscal do contrato, o qual acompanhará toda atividade a ser desenvolvida;
2.1.3 - Exercer o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, por servidor especialmente designado, anotando em registro próprio as falhas detectadas, indicando dia, hora, mês e ano, bem como os demais detalhes envolvidos, e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis;
2.1.4 - Notificar a contratada por escrito da ocorrência de eventuais imperfeições no curso da execução dos serviços, fixando prazo para a sua correção;
2.1.5 - Prestar as informações e esclarecimentos relativos ao objeto desta contratação que venham a ser solicitados pela CONTRATADA
2.1.6 - Comunicar à CONTRATADA toda e qualquer ocorrência relacionada ao contrato e demais elementos constitutivos;
2.1.7 - Exigir que a CONTRATADA execute os serviços de forma conveniente e compatível com o exercício das funções que lhe forem atribuídas sem causar embaraço e desconfiança à fiscalização.
2.1.8 - Fiscalizar a entrega dos serviços podendo sustar, recusar, mandar fazer ou desfazer qualquer material que não esteja de acordo com as condições e exigências especificadas no edital, termo de referência ou eventual ata de registro de preços;
2.1.9 - Proporcionar as facilidades necessárias ao bom andamento para a execução dos serviços;
2.1.10 - Efetuar os pagamentos nas condições e preços pactuados pela prestação dos serviços mediante apresentação, aceitação e atesto do Fiscal nos documentos hábeis de cobrança;
2.1.11 - Receber por meio de Fiscal, acompanhado pelo responsável da execução do contrato, os serviços, a fim de que se evitem desarmonias entre serviços entregues
2.1.12 - Efetuar as retenções tributárias devidas sobre o valor da nota fiscal fornecida pela contratada em conformidade com a legislação aplicável.
2.2 – Deveres e Responsabilidades da Contratada
2.2.1 - Cumprir fielmente o que estabelece o Edital de Licitação, Termo de referência, anexos e ou Ata de Registro de Preços;
2.2.2 - Garantir o compromisso de executar o objeto, nas condições estabelecidas na proposta;
2.2.3 - Garantir o cumprimento dos prazos e demais exigências constantes no Edital, Termo de Referência, anexos e Ata de Registro de Preço;
2.2.4 - Tomar conhecimento de todas as cláusulas e condições da contratação, constantes do edital, não sendo admitida posterior alegação de desconhecimento;
2.2.5 - Guardar sigilo sobre todas as informações obtidas em decorrência do cumprimento do contrato.
2.2.6 - Repassar ao TRE/RR, durante todo o período de vigência do contrato, todos os preços e vantagens ofertadas pelo mercado, inclusive os de preço reduzido, sempre que esses forem mais vantajosos que os ofertados na licitação;
2.2.7 - Durante o tempo em que a garantia estiver em vigor, disponibilizar o suporte na modalidade 8x5, resolvendo os problemas no próximo dia útil, desde que exista algum fato que impeça a sua resolução no mesmo dia;
2.2.8 - Manter durante toda vigência do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;
2.2.9 - Apresentar, sempre que solicitado pela Contratante no prazo estipulado no pedido, documentação referente às condições exigidas neste instrumento contratual;
3 – Termos Contratuais:
3.1 – Procedimentos e Critérios de Aceitação
ID Etapa / Fase / Item |
Indicador |
Valor Mínimo Aceitável |
Aceite definitivo |
Entrega do objeto contratado |
100% |
3.2 – Modalidade e tipo de licitação
Para a presente licitação recomenda-se a modalidade contratação direta em virtude do valor estimado.
3.3 – Classificação monetária
Para custear a aquisição serão usado recursos destinados na Ação: 02.122.0570.20GP14 – Julgamento de Causas e Gestão Administrativa na Justiça Eleitoral.
3.4 – Vigência da Contratação
O prazo de vigência da contratação é de 3 anos (36 meses), contados do(a) assinatura do contrato, prorrogável por até 10 (10) anos, na forma dos artigos 106 e 107 da Lei n° 14.133, de 2021.
3.5 – Garantia
O atendimento remoto se dará no horário comercial, na modalidade de 8x5 (oito horas, cinco dias por semana).
4.0 – Equipe de Contratação
Para composição da equipe de contratação conforme Decisão 161 (0842809), fica indicado um técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação, a Assessoria de Licitações e Contratos e um integrante da área demandante.
5.0 – Gestão da Contratação
A gestão da contratação se dará pela Assessoria de Contratos e suas unidades, a qual deverá manter controle sobre vigência do contrato, aditivos quando for o caso, pagamentos e demais providências relativa a gestão do contrato.
1. Introdução:
- O objetivo deste plano de sustentação contratual é descrever os elementos necessários à continuidade contratual, com foco na continuidade negocial.
2. Recursos Necessários à Continuidade do Negócio Durante e Após a Execução do Contrato:
- Todos os recursos materiais e humanos necessários serão de responsabilidade da contratada considerando trata-se solução a ser entregue totalmente operacional.
- À equipe técnica do TRE-RR caberá a disponibilização da infraestrutura elétrica e dos espaços necessários nos racks de telecomunicações existentes nas localidades onde serão instalados.
3. Estratégia de Continuidade Contratual
- Em caso de descontinuidade contratual, a equipe técnica deve providenciar uma solução de contorno com a utilização de certificados digitais alternativos.
4. Transição e encerramento do contrato:
4.1. Transição contratual:
- A transição contratual deverá ocorrer com a atividade de substituição do certificado com validade vencida por um novo certificado;
- No caso de ainda não haver novo contrato, a equipe técnica deverá promover a emissão de certificado alternativo para ser utilizado até a assinatura do novo contrato e emissão de novos certificados com cadeia hierárquica ICP Brasil.
4.2. Encerramento contratual:
- Para o processo de encerramento contratual deverá ocorrer com a atividade de substituição do certificado com validade vencida por um novo certificado;
5. Estratégia de Independência:
- Tratando-se de aquisição de material de cunho digital e com validade definida, deverá ser levado a termo o tempo necessário à realização de novo certame licitatório para atendimento da demanda.
1 – INTRODUÇÃO
A análise de riscos permite a identificação, avaliação e gerenciamentos dos riscos relacionados à contratação.
Os riscos analisados foram organizados em duas categorias:
a) Riscos que possam comprometer o sucesso dos processos de contratação e de gestão contratual;
b) Riscos que possam fazer com que a Solução de TIC não alcance os resultados que atendam às necessidades do TRE.
Para cada risco identificado, define-se a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais em caso de acontecimento, possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.
Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa dos riscos, sendo esta realizada por meio da classificação escalar dos níveis de probabilidade e de impacto, conforme a tabela de referência a seguir:
A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto, resultando assim no nível do risco e direcionando as ações relacionadas aos riscos durante a fase de contratação e gestão do contrato, bem como da solução de TI. A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento responsável pela definição dos critérios qualitativos de classificação do nível de risco.
O produto da Probabilidade pelo Impacto de cada risco gera nove combinações possíveis no contexto da Matriz e, a partir destas combinações, define-se a(s) ação(ões) adequada(s) para o tratamento de cada risco gerado. A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados relacionados a esta contratação.
Tabela 2: Relação de riscos identificados
2. RISCOS DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO
Risco 1 |
Risco: |
Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio |
||||
Probabilidade: |
Média |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI |
|||
2 |
Recursos públicos utilizados com baixa eficiência |
|||||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar contratações similares e verificar juntos aos CONTRATANTES as principais dificuldades |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Executar aditivo ou supressão contratual para ajustar à necessidade real |
Gestor do Contrato |
Risco 2 |
Risco: |
Contratação deserta/fracassada |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Agendar e realizar nova sessão de lances |
Pregoeiro |
||||
2 |
Executar a contratação direta, após o Pregão fracassado/deserto desde que devidamente justificado |
SA |
Risco 3 |
Risco: |
Valor ofertado acima da média de mercado |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Comprometimento da economicidade da contratação |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Elaborar pesquisa de preço o mais realista possível |
AL |
||||
2 |
Negociar junto ao vencedor dos lances valores mais vantajosos à Administração |
Pregoeiro |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Agendar e realizar nova sessão de lances. |
Pregoeiro |
Risco 4 |
Risco: |
Impugnação do processo licitatório |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI. |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
Risco 5 |
Risco: |
Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento |
||||
Probabilidade: |
Médio |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Alto |
1 |
Atraso no planejamento da contratação. |
|||
2 |
Aquisição de bens diferentes da real necessidade |
|||||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
4 |
Informar os requisitos de negócio que atendam a real necessidade |
CISC/SIC |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
Risco 6 |
Risco: |
Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação |
||||
Probabilidade: |
Baixo |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Atraso no planejamento da contratação |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Reuniões com autoridades superiores para alinhamento e aprovação dos artefatos |
CE e SAU |
||||
2 |
Estabelecer procedimentos para que a área administrativa acompanhe a elaboração dos artefatos, evitando envios e devoluções do processo |
AL |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Determinar a criação de um novo processo licitatório |
DG |
3. RISCOS DO PROCESSO DE GESTÃO CONTRATUAL E DA SOLUÇÃO DE TI
Risco 7 |
Risco: |
Atraso na entrega do objeto. |
||||
Probabilidade: |
Baixa |
Id |
Dano Potencial |
|||
Impacto: |
Médio |
1 |
Atraso na entrega do objeto |
|||
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||||
1 |
Estabelecer no Termo de Referência prazo adequado para entrega do objeto |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
2 |
Estabelecer no Termo de Referência o atraso máximo tolerado antes da rescisão contratual |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
3 |
Prever sanções proporcionais ao dano causado pelo atraso |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||||
4 |
Manter regularmente comunicação com a empresa desde a assinatura do contrato |
Gestor do Contrato |
||||
5 |
Demandar explicações detalhadas e documentadas à empresa sobre alertas de atraso do TRE |
Gestor do Contrato |
||||
6 |
Aplicar sanções |
Gestor do Contrato |
||||
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||||
1 |
Rescindir o contrato e convocar a colocada seguinte no Pregão. |
DG |
1.0 - Justificativa da necessidade da solução de TI
A contratação em pauta tem por finalidade garantir infraestrutura adequada para atendimento dos requisitos da Estratégia Nacional de Cibersegurança estabelecida pelo TSE para a Justiça Eleitoral e atender aos requisitos de boas práticas da segurança cibernética conforme definição dos normativos:
- ISO/IEC NBR 27001 e NBR 27002 - Gestão de segurança da informação;
- Resolução CNJ - Nº 396 de 07/06/2021 - Institui a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ).
.2.0 - Relação entre a demanda prevista e a quantidade de serviço a ser contratada
Os serviços a serem contratados fazem parte do negócio da Justiça Eleitoral os quais já são atendidos por solução que demandam atualização tecnológica pra provimento dos recursos necessários à prestação dos serviços jurisdicionais nos município atendidos por todos os cartórios eleitorais.
A atual solução tem a necessidade de renovação de suas capacidades considerando as diversas demandas apresentadas para a continuidade das atividades laborais e também para a implementação de medidas que possibilitem aumentar a disponibilidade, ou seja, diminuir/evitar ao máximo a indisponibilidade dos serviços oferecidos pela área negocial.
3.0 - Demonstrativo dos resultados a serem alcançados em termos de economicidade e eficiência
Com a aquisição dos materiais e/ou serviços aqui descritos busca-se seguintes resultados:
Atender às boas práticas, recomendações e normas internacionais de segurança para da informação;
Permitir o uso de recursos criptográficos, conferindo produtividade ao trabalho dos usuários dos serviços de conectividade e de rede corporativa dentro dos requisitos mínimos de segurança no trânsito dos dados das aplicações e banco de dados;
Manter a segurança das informações em trânsito na rede corporativa;
Atingir as metas propostas no PDTI relacionadas à atualização, expansão e renovação tecnológica da infraestrutura de rede do TRE-RR.
4.0 - Alinhamento ao Planejamento Estratégico / Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação
A solução em tela está alinhada à estratégia para a consecução da nova ENTIC-JUD 2021/2026, de acordo com a Planilha de Objetivos e Indicadores (SEI nº 0635101):
- OE8 - Promover Serviços de Infraestrutura e Soluções Corporativas
5.0 - Requisitos da Contratação
- Prover os requisitos necessários para uso de recursos criptográficos no acesso à sites e aplicações disponibilizadas na rede do TRE-RR, por meio de certificado to tipo "wildcard" com validação organizacional (OV).
5.1 - Requisitos Legais:
A presente contratação deve observar as seguintes leis e normas:
a) Lei 14.133, de 1.º de abril de 2021, estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,
b) Resolução nº 468/2022 do CNJ, e;
c) Instrução Normativa SGD/ME nº 94/2022 (Dispõe sobre o processo de contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP do Poder Executivo Federal)
d) Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD), e;
e) Resolução 351/2017 TRE-RR.
5.2 - Requisitos Tecnológicos:
CERTIFICADO DIGITAL PARA SERVIDOR
- O Certificado deverá:
- Possuir certificado Raiz Internacional;
- Possuir chave de no mínimo 2048 bits e criptografia de no mínimo 256 bits;
- Possuir conformidade Webtrust;
- Possuir compatibilidade com todos os navegadores e dispositivos móveis que suportem o protocolo SSL e TLS;
- Possuir compatibilidade Universal com browsers, aparelhos celulares e dispositivos móveis em geral;
- Possuir compatibilidade com todos os servidores e equipamentos que suportem o protocolo SSL e TLS;
- Possuir proteção para versão www e a versão não-www de um domínio;
- Possuir selo de segurança Site Seguro dinâmico;
- Possuir reemissão gratuita e ilimitada durante a validade do certificado;
- Possuir licença de uso do mesmo certificado em ilimitados servidores;
- Possuir SSL Checker – verificador de SSL;
- Possuir CSR Decoder – decodificador de CSR;
- Possuir tecnologia AutoCSR;
- Possuir sistema de aceleração SSL para carregamento das páginas;
- Possuir suporte e gerente de contas no Brasil;
- Possuir validação em Português;
- Permitir, com um único certificado, proteger quantos subdomínios quiser, sob um domínio;
- Possuir garantia contra emissão indevida do certificado;
- Possuir validade de no mínimo 1 (um) ano em conformidade com a norma vigente;
6.0 - Levantamento das diferentes soluções de TI
Existem diferentes tipos de certificados SSL com diferentes níveis de validação dentre os quais se pode destacar:
-
Certificados digitais com validação estendida (SSL EV):
Este é o tipo de certificado SSL de mais alto nível e o mais caro.
Ele tende a ser usado por sites de grande importância que coletam dados e envolvem pagamentos on-line.
Quando instalado, esse certificado SSL exibe o cadeado, o acrônimo HTTPS, o nome da empresa e o país na barra de endereços do navegador.
A exibição das informações do proprietário do site na barra de endereços ajuda a distinguir o site de sites mal-intencionados.
Para configurar um certificado SSL EV, o proprietário do site precisa passar por um processo padrão de verificação de identidade para confirmar que está autorizado legalmente a ter direitos exclusivos sobre o domínio.
Este tipo de certificado é fornecido por servidor de rede. Ou seja, para cada servidor instalado deverá ser instalado 1 (um) certificado. Nesse sentido é um certificado indicado para instituições que possuem até 3 ou 4 servidores de rede com serviços web instalados.
-
Certificados digitais com validação de empresa (SSL OV):
Essa versão de certificado SSL possui um nível semelhante de garantia do certificado SSL EV quanto à sua obtenção; o proprietário do site precisa completar um processo importante de validação.
Esse tipo de certificado também exibe as informações do proprietário do site na barra de endereços para distinguir o sites de sites mal-intencionados.
O certificado SSL OV tende a ser o segundo mais caro (perdendo apenas para o SSL EV). O principal objetivo dele é criptografar as informações confidenciais do usuário durante as transações.
Sites comerciais e voltados ao público devem instalar um certificado SSL OV para garantir que todas as informações dos clientes permaneçam confidenciais.
Este tipo de certificado é fornecido por servidor de rede. Ou seja, para cada servidor instalado deverá ser instalado 1 (um) certificado. Nesse sentido é um certificado indicado para instituições que possuem até 3 ou 4 servidores de rede com serviços web instalados.
-
Certificados digitais com validação de domínio (SSL DV):
Como o processo de validação para obtenção do certificado SSL de validação de domínio é mínimo, ele oferece garantia e criptografia mínimas.
Ele tende a ser usado em blogs ou sites informativos, ou seja, em sites que não envolvem coleta de dados ou pagamentos on-line.
Esse tipo de certificado SSL é um dos mais baratos e mais rápidos de obter.
O processo de validação requer somente que o proprietário do site comprove a propriedade do domínio respondendo a um e-mail ou uma chamada telefônica.
A barra de endereços do navegador exibe somente o termo HTTPS e um cadeado, sem exibir o nome da empresa.
Este tipo de certificado é fornecido por servidor de rede. Ou seja, para cada servidor instalado deverá ser instalado 1 (um) certificado. Nesse sentido é um certificado indicado para instituições que possuem até 3 ou 4 servidores de rede com serviços web instalados.
-
Certificados digitais SSL curinga (WILDCARD):
O certificado SSL curinga permite proteger o domínio base e subdomínios ilimitados com um único certificado.
Se você tiver vários subdomínios para proteger, a aquisição de um certificado SSL curinga valerá mais a pena em termos financeiros do que a compra de certificados SSL individuais para cada um deles.
O certificado SSL curinga possui um asterisco * como parte do nome comum, onde o símbolo representa qualquer subdomínio válido com o mesmo domínio base, sendo ele indicado para infraestruturas que possuam acima de 4 (quatro) servidores de rede com serviços web instalados.
-
Certificados digitais curinga de validação de empresa (SSL OV WILDCARD):
Oferece um alto nível de segurança para múltiplos subdomínios de um domínio principal, enquanto também garante a autenticidade da organização proprietária do domínio e poder ser instalado em uma quantidade ilimitada de servidores de rede.
Dentre os tipos apresentados, destacam-se 3 (três) com possibilidade de adoção conforme segue:
-
SOLUÇÃO 01:
- Certificados digital com validação estendida (SSL EV)
- Valor estimado unitário - 12 meses: R$ 1.999,00
- Valor estimado para 16 (dezesseis) servidores - 12 meses : R$ 31.984,00
- Valor estimado para 16 (dezesseis) servidores - 36 meses : R$ 95.952,00
-
SOLUÇÃO 02:
- Certificados digitais com validação de empresa (SSL OV):
- Valor estimado unitário - 12 meses: R$ 599,00
- Valor estimado para 16 (dezesseis) servidores - 12 meses: R$ 9.584,00
- Valor estimado para 16 (dezesseis) servidores - 36 meses: R$ 28.752,00
-
SOLUÇÃO 03:
- Certificados digitais curinga de validação de empresa (SSL OV WILDCARD)
- Valor estimado unitário - 12 meses: R$ 2.199,00
- Valor estimado para 16 (dezesseis) servidores - 12 meses: R$ 2.199,00
- Valor estimado para 16 (dezesseis) servidores - 36 meses: R$ 6.597,00
7.0 - Justificativa da escolha do tipo de solução
Analisando as soluções apresentadas se pode observar que todas possuem nível de qualidade e segurança elevados tornando o acesso aos serviços seguros, diferindo umas das outras apenas pelas características de emprego quanto uso na infraestrutura computacional;
Sobre o prisma da empregabilidade, cabe ressaltar uma característica do TRE-RR do uso de servidores instalados em cluster de hiperconvergência, característica essa que permite o crescimento ilimitado caso seja necessário;
Nesse sentido da empregabilidade, se pode observar que a solução que mais se adequa a uma infraestrutura com características de servidores instalados em cluster de hiperconvergência é a solução 03 pois, uma vez adquirido, não limita o uso tornando o processo totalmente escalável de acordo com as necessidade atuais e demandas futuras;
Sob o prisma financeiro se pode observar que a solução 3 possui investimento inalterado mesmo havendo a necessidade de crescimento de acordo com as demandas atuais e futuras.
Assim sendo, a melhor solução é a aquisição de certificado digital do tipo SSL OV WILDCARD - SOLUÇÃO 03 com aquisição para 36 (trinta e seis) meses.
7.1 - Análise final do custo da solução escolhida
ITEM
|
DESCRIÇÃO/NOME |
QUANTIDADE |
UNITÁRIO MÉDIO (R$) |
TOTAL ANUAL MÉDIO (R$) |
01 |
Certificado digital curinga de validação de empresa (SSL OV WILDCARD) |
3 |
2.199,00 |
6.597,00 |
8.0 - Descrição da solução de TI
ITEM 01 - CERTIFICADO DIGITAL DO TIPO SSL OV WILDCARD:
- O Certificado Wildcard deverá:
- Ser do tipo OV (Validação Organizacional);
- Possuir certificado Raiz Internacional;
- Possuir chave de no mínimo 2048 bits e criptografia de no mínimo 256 bits;
- Possuir conformidade Webtrust;
- Possuir compatibilidade com todos os navegadores e dispositivos móveis que suportem o protocolo SSL e TLS;
- Possuir compatibilidade Universal com browsers, aparelhos celulares e dispositivos móveis em geral;
- Possuir compatibilidade com todos os servidores e equipamentos que suportem o protocolo SSL e TLS;
- Possuir proteção para versão www e a versão não-www de um domínio;
- Possuir selo de segurança Site Seguro dinâmico;
- Possuir reemissão gratuita e ilimitada durante a validade do certificado;
- Possuir licença de uso do mesmo certificado em ilimitados servidores;
- Possuir SSL Checker – verificador de SSL;
- Possuir CSR Decoder – decodificador de CSR;
- Possuir tecnologia AutoCSR;
- Possuir sistema de aceleração SSL para carregamento das páginas;
- Possuir suporte e gerente de contas no Brasil;
- Possuir validação em Português;
- Permitir, com um único certificado, proteger quantos subdomínios quiser, sob um domínio;
- Possuir garantia contra emissão indevida do certificado;
- Possuir validade de no mínimo 1 (um) ano;
9.0 - Justificativa para o parcelamento
A solução em tela poderá ter sua entrega parcelada anualmente considerando o Art 2ª, da RESOLUÇÃO Nº 170, DE 23 DE ABRIL DE 2020 do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI, disponível em https://mailman.iti.gov.br/images/repositorio/legislacao/resolucoes/em-vigor/RESOLU%C3%87%C3%83O_170.pdf , o qual limita a a 12 (doze) meses a validade dos certificados digitais dessa natureza.
10.0 – Adequação do Ambiente
10.1 – Infraestrutura Tecnológica
Não há necessidade de adequação.
10.2 – Infraestrutura Elétrica
Não há necessidade de adequação.
10.3 – Logística de Implantação
- A implantação será realizada pela equipe técnica da COINT.
10.4 – Espaço físico
- Não há necessidade de adequação.
10.5 – Mobiliário
- Não há necessidade de mobiliário específico para solução.
10.6 – Impacto ambiental
- Os requisitos sociais e culturais não se aplicam a equipamentos desta natureza.
- Quanto aos requisitos ambientais, os mesmo não se aplicam a equipamentos desta natureza
Equipe de Contratação
Fábio Rogério Santos Barros
Integrante Demandante
Severino José Caetano Filho
Integrante Técnico
Cássia Cavalcante Alves
Integrante Administrativo