Estudo Técnico Preliminar
1.0 - Descrição da Solução de Tecnologia da Informação
1.1 - Descrição da Solução
Registro de Preços para aquisição de Impressoras laser monocromáticas de pequeno porte com 50 toners para utilização nos projetos PAJE, Justiça Itinerante, atividades de fechamento do cadastro eleitoral, além da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE).
1.2 - Detalhamento dos Bens e Serviços que compõem a Solução
1.2.1 - Contratação de empresa para fornecer Impressoras laser monocromáticas de pequeno porte com 50 toners.
1.3 - Definição da solução
Critério |
Atendimento |
É possível especificar o serviço usando parâmetros usuais de mercado |
NÃO SE APLICA |
É possível medir o desempenho da qualidade usando parâmetros usuais de mercado |
SIM |
O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de 01 ano |
SIM |
O objeto da contração é essencial para o negócio |
SIM |
2 – Responsabilidades da Contratante e da Contratada
2.1 – Deveres e Responsabilidades da Contratante
2.1.1 - Exigir o cumprimento de todas as obrigações assumidas pela contratada, de acordo com o edital do pregão eletrônico, termo de referência e seus anexos, as cláusulas contratuais, e da proposta da CONTRATADA;
2.1.2 - Permitir o acesso, quando necessário de funcionários da CONTRATADA, devidamente identificados para solução de qualquer anormalidade, desde que solicitado pela contratada ao Fiscal do contrato, o qual acompanhará toda atividade a ser desenvolvida;
2.1.3 - Exercer o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, por servidor especialmente designado, anotando em registro próprio as falhas detectadas, indicando dia, hora, mês e ano, bem como os demais detalhes envolvidos, e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis;
2.1.4 - Notificar a contratada por escrito da ocorrência de eventuais imperfeições no curso da execução dos serviços, fixando prazo para a sua correção;
2.1.5 - Prestar as informações e esclarecimentos relativos ao objeto desta contratação que venham a ser solicitados pela CONTRATADA
2.1.6 - Comunicar à CONTRATADA toda e qualquer ocorrência relacionada ao contrato e demais elementos constitutivos;
2.1.7 - Exigir que a CONTRATADA execute os serviços de forma conveniente e compatível com o exercício das funções que lhe forem atribuídas sem causar embaraço e desconfiança à fiscalização.
2.1.8 - Fiscalizar a entrega dos serviços podendo sustar, recusar, mandar fazer ou desfazer qualquer material que não esteja de acordo com as condições e exigências especificadas no edital, termo de referência ou eventual ata de registro de preços;
2.1.9 - Proporcionar as facilidades necessárias ao bom andamento para a execução dos serviços;
2.1.10 - Efetuar os pagamentos nas condições e preços pactuados pela prestação dos serviços mediante apresentação, aceitação e atesto do Fiscal nos documentos hábeis de cobrança;
2.1.11 - Receber por meio de Fiscal, acompanhado pelo responsável da execução do contrato, os serviços, a fim de que se evitem desarmonias entre serviços entregues
2.1.12 - Efetuar as retenções tributárias devidas sobre o valor da nota fiscal fornecida pela contratada em conformidade com a legislação aplicável.
2.2 – Deveres e Responsabilidades da Contratada
2.2.1 - Cumprir fielmente o que estabelece o Edital de Licitação, Termo de referência, anexos e ou Ata de Registro de Preços;
2.2.2 - Garantir o compromisso de executar o objeto, nas condições estabelecidas na proposta;
2.2.3 - Garantir o cumprimento dos prazos e demais exigências constantes no Edital, Termo de Referência, anexos e Ata de Registro de Preço;
2.2.4 - Tomar conhecimento de todas as cláusulas e condições da contratação, constantes do edital, não sendo admitida posterior alegação de desconhecimento;
2.2.5 - Guardar sigilo sobre todas as informações obtidas em decorrência do cumprimento do contrato.
2.2.6 - Repassar ao TRE/RR, durante todo o período de vigência do contrato, todos os preços e vantagens ofertadas pelo mercado, inclusive os de preço reduzido, sempre que esses forem mais vantajosos que os ofertados na licitação;
2.2.7 - Durante o tempo em que a garantia estiver em vigor, disponibilizar o suporte na modalidade 8x5, resolvendo os problemas no próximo dia útil, desde que exista algum fato que impeça a sua resolução no mesmo dia;
2.2.8 - Manter durante toda vigência do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;
2.2.9 - Apresentar, sempre que solicitado pela Contratante no prazo estipulado no pedido, documentação referente às condições exigidas neste instrumento contratual;
3 – Termos Contratuais
3.1 – Procedimentos e Critérios de Aceitação
ID Etapa / Fase / Item |
Indicador |
Valor Mínimo Aceitável |
Aceite definitivo dos equipamentos |
Entrega e aceite pela Comissão de Material Permanente |
100% |
3.2 – Modalidade e tipo de licitação
Para a presente licitação recomenda-se a modalidade Pregão Eletrônico, através do Sistema de Ata de Registro de Preços.
3.3 – Classificação monetária
Para custear a aquisição serão usado recursos destinados na Ação: 02.122.0570.20GP.0014 – Julgamento de Causas e Gestão Administrativa na Justiça Eleitoral.
3.4 – Vigência da Contratação
O prazo de vigência da contratação é restrito à vigência dos respectivos créditos orçamentários, contados a partir da emissão da nota de empenho até 31/12/2024, na forma do artigo 105 da Lei n° 14.133, de 2021.
3.5 – Garantia
A garantia será de 24 (vinte e quatro) meses On-Site. O atendimento se dará no horário comercial, na modalidade de 8x5 (oito horas, cinco dias por semana).
4.0 – Equipe de Contratação
Para composição da equipe de contratação conforme a Decisão 192 (0845657), fica indicado um técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação com conhecimentos em microinformática, a Assessoria de Licitações e Contratos e um integrante da área demandante.
5.0 – Gestão da Contratação
A gestão da contratação se dará pela Assessoria de Contratos e suas unidades, a qual deverá manter controle sobre vigência do contrato, aditivos quando for o caso, pagamentos e demais providências relativa a gestão do contrato.
1 – Introdução
O plano de sustentação tem por objetivo propor ações para manter a continuidade do negócio da instituição com a aquisição da contratação.
2 – Recursos Necessários à Continuidade do Negócio Durante e Após a Execução do Contrato
2.1 – Recursos Materiais
Ações Para Obtenção do Recurso e Seus Respectivos Responsáveis:
Propor ações na proposta orçamentária
Propor ações para o Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação
2.2 – Recursos Humanos
2.2.1 – Núcleo de Apoio a Gestão de Serviços e Equipamentos
Atribuições:
Manter controle físico das impressoras
Controlar as garantias das impressoras
3 – Estratégia de Continuidade Contratual
3.1 – Fim do contrato
Ações de Contingência e Seus Respectivos Responsáveis
4 – Estratégia de Independência
4.1 – Manter a documentação atualizada de forma a garantir a transferência de Conhecimento
4.2 – Garantir que os equipamentos se integrem na infraestrutura existente e atendam aos requisitos de segurança
4.3 – Implementar plano de monitoramento de desempenho e realizar avaliações regulares
1 – INTRODUÇÃO
A análise de riscos permite a identificação, avaliação e gerenciamentos dos riscos relacionados à contratação.
Para cada risco identificado, define-se a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais em caso de acontecimento, possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.
Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa dos riscos, sendo esta realizada por meio da classificação escalar dos níveis de probabilidade e de impacto, conforme a tabela de referência a seguir:
Probabilidade |
|
Impacto |
Baixa |
Baixo |
|
Média |
Médio |
|
Alta |
Alto |
A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto, resultando assim no nível do risco e direcionando as ações relacionadas aos riscos durante a fase de contratação e gestão do contrato, bem como da solução escolhida.
A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento responsável pela definição dos critérios qualitativos de classificação do nível de risco.
Matriz de Riscos (P x I) |
Probabilidade (P) |
|||
Baixo |
Médio |
Alto |
||
Impacto (I) |
Baixo |
Baixo |
Baixo |
Médio |
Médio |
Baixo |
Médio |
Alto |
|
Alto |
Médio |
Alto |
Alto |
O produto da Probabilidade pelo Impacto de cada risco gera nove combinações possíveis no contexto da Matriz e, a partir destas combinações, define-se a(s) ação(ões) adequada(s) para o tratamento de cada risco gerado.
2 - RISCOS DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO E GESTÃO DA CONTRATAÇÃO
Toda contratação implica em alguns riscos nas fases: I - planejamento; II - seleção do fornecedor; e III - gestão do contrato.
Segue abaixo os riscos mais comuns verificados nos procedimentos de contratações:
RISCO 01: Selecionar equipe inadequada para o planejamento da contratação | ||
---|---|---|
Probabilidade: | (X) Baixa ( ) Média ( ) Alta | |
Impacto: | ( ) Baixo (X) Médio ( ) Alto | |
Dano | ||
Realizar estudo falho, incompleto ou impreciso, podendo ocasionar prejuízos na contratação. | ||
Ação Preventiva |
Responsável |
|
Escolher equipe com conhecimentos suficientes para os estudos em tempo hábil para que não haja prejuízos durante a fase de planejamento. |
SAO |
|
Ação de Contingência |
Responsável |
|
Substituir membros da equipe de planejamento que não estejam tendo rendimento. |
SAO |
Risco 02 – Especificação do objeto aquém/além da real necessidade | ||
---|---|---|
Probabilidade: | ( ) Baixa ( X ) Média ( ) Alta | |
Impacto: | ( ) Baixo ( ) Médio ( X ) Alto | |
Dano | ||
Atraso na entrega do material pois dependem da contratação. | ||
Ação Preventiva |
Responsável |
|
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas. Pesquisar contratações similares junto a outros órgãos públicos e fornecedores especializados. |
Equipe de Planejamento da Contratação |
|
Ação de Contingência |
Responsável |
|
Revisar o edital e ajustar à necessidade real. |
CCON/SA/DG |
Risco 03 – Requisitos/Especificações do objeto incompletos, inexistentes ou mal definidos no Termo de Referência | ||
---|---|---|
Probabilidade: | ( ) Baixa ( X ) Média ( ) Alta | |
Impacto: | ( ) Baixo ( ) Médio ( X ) Alto | |
Dano | ||
Atraso na contratação. Aquisição de material diferente da real necessidade. | ||
Ação Preventiva |
Responsável |
|
|
Equipe de Planejamento da Contratação |
|
Ação de Contingência |
Responsável |
|
Determinar a criação de um novo processo licitatório. |
SAO/DG |
Risco 04 – Estimativa de preço inadequada | ||
---|---|---|
Probabilidade: | (X) Baixa ( ) Média ( ) Alta | |
Impacto: | ( ) Baixo ( ) Médio (X) Alto | |
Dano | ||
| ||
Ação Preventiva |
Responsável |
|
Ultilizar IN /ME Nº 65, de 7 de julho de 2021 quedispõe sobre o procedimento administrativo para a realização de pesquisa de preços. |
Equipe de Planejamento da Contratação |
|
Ação de Contingência |
Responsável |
|
Implementar uma ação de contingência envolve a revisão minuciosa dos preços identificados, garantindo que estejam alinhados ou sejam similares ao objeto a ser contratado. |
Equipe de Planejamento da Contratação |
Risco 05 – Licitação deserta/fracassada | ||
---|---|---|
Probabilidade: | (X) Baixa ( ) Média ( ) Alta | |
Impacto: | ( ) Baixo ( ) Médio (X) Alto | |
Dano | ||
Não atendimento à demanda no prazo necessário, prejudicando os serviços da atividade meio e fim. | ||
Ação Preventiva |
Responsável |
|
Realizar pesquisa de mercado detalhada e ajustar os termos do edital para atrair mais licitantes. |
SLIC |
|
Ação de Contingência |
Responsável |
|
Reabrir o processo licitatório com revisão das especificações e critérios, além de considerar uma contratação direta emergencial, se necessário. |
Equipe de contratação/Pregoeiro(a) |
Risco 06 – Valor ofertado acima da média de mercado | ||
---|---|---|
Probabilidade: | ( ) Baixa (X) Média ( ) Alta | |
Impacto: | ( ) Baixo ( ) Médio (X) Alto | |
Dano | ||
Comprometimento da economicidade da contratação. | ||
Ação Preventiva |
Responsável |
|
Elaborar nova pesquisa de preço o mais realista possível. |
SLIC |
|
Ação de Contingência |
Responsável |
|
Negociar junto ao vencedor dos lances valores mais vantajosos à Administração. Agendar e realizar nova sessão de lances. |
Equipe de contratação/Pregoeiro(a) |
Risco 07 – Impugnação do processo licitatório | ||
---|---|---|
Probabilidade: | (X) Baixa ( ) Média ( ) Alta | |
Impacto: | ( ) Baixo ( ) Médio (X) Alto | |
Dano | ||
Não atendimento à demanda no prazo necessário, prejudicando os serviços da atividade fim e meio. | ||
Ação Preventiva |
Responsável |
|
Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas. Pesquisar contratações similares dentro do Estado de Roraima. Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz. |
SLIC/CGTE |
|
Ação de Contingência |
Responsável |
|
Responder prontamente à impugnação, corrigindo irregularidades e garantindo a transparência do processo.
|
SA/DG |
Risco 08 – Atraso na conclusão da licitação | ||
---|---|---|
Probabilidade: | (X) Baixa ( ) Média ( ) Alta | |
Impacto: | ( ) Baixo ( ) Médio (X) Alto | |
Dano | ||
Atraso na conclusão da licitação de aquisição de impressoras pode impactar a disponibilidade oportuna dos equipamentos, afetando as operações administrativas.. | ||
Ação Preventiva |
Responsável |
|
Estabelecer um cronograma realista, antecipando-se a possíveis obstáculos e garantindo uma gestão eficaz do processo licitatório. | SLIC/CGTE |
|
Ação de Contingência |
Responsável |
|
Implementar medidas para acelerar o processo, como revisar prazos, adotar modalidades de licitação mais ágeis ou buscar fornecedores alternativos. |
EPC/SCON/SLIC |
Risco 09 – Falta de recursos financeiros da Unidade Gestora para cumprimento das obrigações contratuais | ||
---|---|---|
Probabilidade: | (X) Baixa ( ) Média ( ) Alta | |
Impacto: | (X) Baixo ( ) Médio ( ) Alto | |
Dano | ||
A falta de recursos financeiros da Unidade Gestora para cumprir as obrigações contratuais pode resultar em atrasos nos pagamentos aos fornecedores, descumprimento de cláusulas contratuais e possíveis penalidades contratuais, além de afetar a credibilidade da instituição. | ||
Ação Preventiva |
Responsável |
|
Estabelecer um planejamento financeiro adequado, que preveja os recursos necessários para honrar os compromissos contratuais, incluindo uma análise detalhada das despesas e receitas da Unidade Gestora. Aprovisionar recursos suficientes para as obrigações contratuais durante o ano de vigência |
SAO/COF |
|
Ação de Contingência |
Responsável |
|
|
SAO/COF |
Risco 10 – Atraso na execução do objeto | ||
---|---|---|
Probabilidade: | ( ) Baixa (X) Média ( ) Alta | |
Impacto: | ( ) Baixo ( ) Médio (X) Alto | |
Dano | ||
O atraso na execução do objeto pode resultar em prejuízos financeiros devido a possíveis multas contratuais, além de impactar negativamente a entrega do produtos conforme o cronograma estabelecido. | ||
Ação Preventiva |
Responsável |
|
Realizar um planejamento detalhado do projeto, estabelecendo prazos realistas e monitorando regularmente o progresso da execução para identificar e resolver potenciais obstáculos que possam causar atrasos. |
Equipe de Contratação |
|
Ação de Contingência |
Responsável |
|
Em caso de atraso na execução, tomar medidas corretivas imediatas, como realocação de recursos, revisão do cronograma ou negociação de novos prazos com os envolvidos, para minimizar o impacto do atraso e garantir o cumprimento do contrato dentro dos prazos estabelecidos. |
Equipe de Contratação Gestão do Contrato Fiscal do Contrato |
Risco 11 – Aplicar Sanções por descumprimento de cláusulas contratuais | ||
---|---|---|
Probabilidade: | ( ) Baixa (X) Média ( ) Alta | |
Impacto: | ( ) Baixo ( ) Médio (X) Alto | |
Dano | ||
Inexecução total ou parcial do contrato. | ||
Ação Preventiva |
Responsável |
|
Demandar explicações detalhadas e documentadas à empresa sobre alertas de atraso. Manter regularmente comunicação com a empresa desde a assinatura do contrato. |
Gestão do Contrato Fiscal do Contrato |
|
Ação de Contingência |
Responsável |
|
Aplicar sanções. Rescindir o contrato e autorizar abertura de nova licitação. |
SAO/DG |
A tabela abaixo apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados relacionados a esta contratação.
Id |
Risco |
Categoria/Fase |
Probabilidade |
Impacto |
Nível Risco (P x I) |
1 |
Selecionar equipe inadequada para o planejamento da contratação |
Planejamento |
Baixa |
Médio |
Baixo |
2 |
Especificação do objeto aquém/além da real necessidade |
Planejamento |
Média |
Alto |
Alto |
3 |
Requisitos/Especificações do objeto incompletos, inexistentes ou mal definidos no Termo de Referência |
Planejamento |
Média |
Alto |
Alto |
4 |
Estimativa de preço inadequada |
Planejamento |
Baixa |
Alto |
Médio |
5 |
Licitação deserta/fracassada |
Seleção do Fornecedor |
Baixa |
Alto |
Médio |
6 |
Valor ofertado acima da média de mercado |
Seleção do Fornecedor |
Média |
Alto |
Alto |
7 |
Impugnação do processo licitatório |
Seleção do Fornecedor |
Baixa |
Alto |
Médio |
8 |
Atraso na conclusão da licitação |
Seleção do fornecedor |
Baixa |
Alto |
Médio |
9 |
Falta de recursos financeiros da Unidade Gestora para cumprimento das obrigações contratuais |
Gestão da Contratação |
Baixa |
Baixo |
Baixo |
10 |
Atraso na execução do objeto |
Gestão da Contratação |
Média |
Alto |
Alto |
11 |
Aplicar Sanções por descumprimento de cláusulas contratuais |
Gestão da Contratação |
Média |
Alto |
Alto |
1.0 - Justificativa da necessidade da solução de TI
A aquisição de novos equipamentos tem como objetivo atender aos requisitos dos projetos de Postos de Atendimento da Justiça Eleitoral (PAJE), Justiça Itinerante, atividades de fechamento do cadastro eleitoral, Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) e outras demandas da Justiça Eleitoral. Além disso, busca-se substituir equipamentos obsoletos, como as impressoras matriciais descontinuadas para a impressão de títulos de eleitor. O estudo de viabilidade técnica visa identificar os recursos necessários para atender aos requisitos de negócio do Tribunal, alinhando-se aos objetivos estratégicos da instituição em relação à disponibilidade de infraestrutura de TIC.
2.0 - Relação entre a demanda prevista e a quantidade de serviço a ser contratada
Serão adquiridas 25 impressoras e 50 unidades de cartuchos toner para compor parte do parque tecnológico do TRE-RR atendendo à demanda prevista.
3.0 - Demonstrativo dos resultados a serem alcançados em termos de economicidade e eficiência
Com a aquisição teremos impressoras de menor porte e de fácil transporte, substituindo eficientemente as antigas impressoras matriciais descontinuadas. Isso resultará em melhorias e otimização dos serviços prestados pela Justiça Especializada.
4.0 - Alinhamento ao Planejamento Estratégico / Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação
A solução em tela está alinhada à estratégia para a consecução da nova ENTIC-JUD 2021/2026, de acordo com a Planilha de Objetivos e Indicadores (SEI nº 0635101):
- OE8 - Promover Serviços de Infraestrutura e Soluções Corporativas.
5.0 - Requisitos da Contratação
Requisitos mínimos e necessários:
Requisitos Legais
A presente contratação deve observar as seguintes leis e normas:
a) Lei nº 8.248/91, de 23 de outubro de 1991, que dispõe sobre a capacitação e competitividade do setor de informática e automação.
b) Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União ;
c) Resolução CNJ nº 468 de 15 de julho de 2022 e;
Requisitos Tecnológicos
ITEM 01 - IMPRESSORA LASER MONOCROMÁTICA DUPLEX
TIPO DE DISPOSITIVO
- Impressora laser monocromática duplex
Característica Geral
- Tipo de impressão: Laser Monocromática;
- Painel de operação com visor LCD de no mínimo 01 linha;
- Processador com no mínimo 500 MHz;
- Memória padrão de no mínimo de 64MB;
- Níveis de ruídos mínimos: Impressão < 45 dB e em espera <= 35 dB;
- Ciclo de trabalho mensal mínimo: 2.000 páginas;
- Voltagem CA 127V, 50/60Hz;
Impressão
- Velocidade mínima de 34 ppm em tamanho A4/Carta;
- Resolução mínima 2400x 600 dpi;
- Emulação PCL6 (PCL XL Classe 3.0);
- Impressão Duplex embutido;
- Compatibilidade com sistemas operacionais Windows, Mac e Linux;
Papel
- Capacidade mínima de papel na bandeja de entrada de 250 páginas;
- Capacidade mínima de papel na bandeja de saída de 100 páginas;
- Compatível com os tamanhos de papel Carta, Ofício, Executivo, A4, A5, A6, B5 e B6;
- Gramaturas mínimas suportadas: 60 a 105 g/m²;
Conexões
- Ethernet;
- Wifi;
- USB 2.0 ou posterior;
Dimensões
- 1. Dimensões máximas do equipamento (L x P x A): 36,6 x 36 x 19 cm
- 2. Peso máximo do equipamento (kg): 8 quilos
Cabos
- Todos os cabos necessários à conexão das impressoras ao computador com plugue de acordo com o padrão utilizado no Brasil (USB).
Acessórios
- Cabo de alimentação;
- Manual do equipamento.
Garantia
- Garantia pelo menos 24 (vinte e quatro) meses com atendimento on-site.
ITEM 02 - CARTUCHO TONER
Característica Geral
1.Rendimento do toner: rendimento aproximado médio de 2600 páginas;
2.Rendimento do cartucho declarado de acordo com ISO/IEC 19752;
3. Compatibilidade com os modelos de impressoras dcp b7535dw / dcp b7520dw / hl b2080dw;
4. Garantia de 3 (três) meses;
5. Os toners deverão ser originais para preservar a garantia do fabricante dos equipamentos do item 1.
6.0 - Levantamento das diferentes soluções de TI
Foram identificadas 3 (três) soluções possíveis de atender aos requisitos disponíveis no mercado de Tecnologia da Informação:
SOLUÇÃO 01
1.1 - Contratação de empresa especializada para fornecer impressoras;
1.2 - Garantia de pelo menos 02 (dois) anos on-site
SOLUÇÃO 02
2.1 - Locação de impressoras
2.2 - Preço - Não foi possível cotação em virtude do pequeno número de equipamentos para locação - desinteresse dos fabricantes
SOLUÇÃO 03
3.1 - Doação por parte do TSE de impressoras, em garantia
3.2 - Preço - Sem valor
3.3 - Não disponibilidade de equipamentos para doação
7.0 - Justificativa da escolha do tipo de solução
Diversos contatos telefônicos foram feitos com os grandes fabricantes de Impressoras Multifuncionais, tais como HP, LEXMARK, BROTHER, EPSON e todos eles responderam que não trabalham com locação de impressoras no momento. Os fabricantes informaram que se a quantidade fosse expressiva poderiam realizar estudos, o que não é o caso do TRE de Roraima, onde a quantidade é muitíssimo pequena, segundo os fabricantes.
Com relação a solução 03, foram feitos contatos com o Tribunal Superior Eleitoral, no entanto este informou que no momento não tem em seu parque computacional impressoras em garantia para doação.
Desta forma não resta outra alternativa que não seja a contratação de empresa especializada para fornecer os impressoras multifuncionais com garantia de pelo menos 02 (dois) anos on-site (Solução 01).
7.1. Custo estimado da solução escolhida
O montante total da contratação é estimado em R$ 59.614,25 (cinquenta e nove mil seiscentos e quatorze reais e vinte e cinco centavos). Esta estimativa foi elaborada com base em outras contratações similares realizadas por órgãos públicos, conforme pesquisa conduzida no módulo Painel de Preços disponível no portal de compras governamentais (compras.gov). Essa análise está detalhada no evento Mapa Comparativo de Preços (0850735).
Grupo |
Item |
Descrição |
Unidade de medida |
Valor Médio Unitário |
Quantidade |
Total |
1 |
1 |
Impressora Laser Monocromática Duplex Modelo Referência: Brother HL-B2080DW |
unid. |
2.193,57 |
25 |
54.839,25 |
2 |
Cartucho toner Modelo Referência: TNB021BR |
unid. |
95,50 |
50 |
4.775,00 |
|
|
TOTAL R$ |
59.614,25 |
8.0 - Descrição da solução de TI
A presente solução consiste na aquisição de impressoras com garantia de 02 (dois) anos, além de consumíveis (toners).
Serão adquiridas impressoras mais compactas. As novas impressoras possuirão mais mobilidade, as quais proporcionarão mais agilidade na montagem de ambientes de atendimento nos programas da Justiça Eleitoral.
Considerando que o item 2 (toner) será adquirido para uso com o item 1 (impressora), estamos solicitando que esses itens sejam adquiridos em grupo. Isso é para garantir que o toner adquirido seja compatível com o modelo específico da impressora que está sendo comprada. Portanto, é importante que as especificações dos produtos ofertados estejam alinhadas para evitar qualquer incompatibilidade.
9.0 - Justificativa para o não parcelamento
A presente solução não poderá ser parcelada, pois os bens adquiridos devem ser imediatamente entregues, face a necessidade de substituição imediata de equipamentos e complemento do estoque de impressoras matriciais que foram descontinuadas, em virtude da nova versão do ELO somente aceitar impressões de títulos de eleitor em folhas padrão A4.
10.0 – Adequação do Ambiente
10.1 – Infraestrutura Tecnológica
- Pontos lógicos (de rede);
- Infraestrutura de rede.
10.2 – Infraestrutura Elétrica
- Rede elétrica estabilizada.
10.3 – Logística de Implantação
Todos as impressoras serão entregues no TRE-RR mediante termo de aceite.
10.4 – Espaço físico
Não há um espaço físico definido visto que as impressoras serão utilizadas em diversos programas da Justiça Eleitoral.
10.5 – Mobiliário
Não há necessidade de mobiliário específico para solução.
10.6 – Impacto ambiental
Quanto aos requisitos ambientais, deve-se seguir a seguinte diretriz de sustentabilidade ambiental, estabelecida na IN. 01/2010 SLTI/MPOG, qual seja: o equipamento não deve conter substâncias perigosas em concentração acima da recomendada na diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances), tais como mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cromo hexavalente (Cr(VI)), cádmio (Cd), bifenil-polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs).
Equipe de Contratação (0845657)
Maycon Silva Strickler Integrante Demandante
Leonardo Catão Pereira Integrante Técnico
Cássia Cavalcante Alves Integrante Administrativo |
Boa Vista, 01 de março de 2024.