Estudo Técnico Preliminar

1.0 - Descrição da Solução de Tecnologia da Informação


1.1 - Descrição da Solução


Registro de Preços para eventual aquisição de nobreaks (sistema ininterrupto de potência) para suprir a necessidade energética dos datacenters e estações de trabalho das Zonas Eleitorais e Secretaria do TRE-RR.


1.2 - Detalhamento dos Bens e Serviços que compõem a Solução


1.2.1 - Contratação de empresa para fornecer nobreaks para datacenter e estações de trabalho.
 

1.3 - Definição da solução 

Critério

Atendimento

É possível especificar o serviço usando parâmetros usuais de mercado

NÃO SE APLICA

É possível medir o desempenho da qualidade usando parâmetros usuais de mercado

SIM

O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de 01 ano

SIM

O objeto da contração é essencial para o negócio

SIM

 

2 – Responsabilidades da Contratante e da Contratada
    

2.1 – Deveres e Responsabilidades da Contratante

 

2.1.1 - Exigir o cumprimento de todas as obrigações assumidas pela contratada, de acordo com o edital do pregão eletrônico, termo de referência e seus anexos, as cláusulas contratuais, e da proposta da CONTRATADA;

2.1.2 - Permitir o acesso, quando necessário de funcionários da CONTRATADA, devidamente identificados para solução de qualquer anormalidade, desde que solicitado pela contratada ao Fiscal do contrato, o qual acompanhará toda atividade a ser desenvolvida;

2.1.3 - Exercer o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, por servidor especialmente designado, anotando em registro próprio as falhas detectadas, indicando dia, hora, mês e ano, bem como os demais detalhes envolvidos, e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis;

2.1.4 - Notificar a contratada por escrito da ocorrência de eventuais imperfeições no curso da execução dos serviços, fixando prazo para a sua correção;

2.1.5 - Prestar as informações e esclarecimentos relativos ao objeto desta contratação que venham a ser solicitados pela CONTRATADA

2.1.6 - Comunicar à CONTRATADA toda e qualquer ocorrência relacionada ao contrato e demais elementos constitutivos;

2.1.7 - Exigir que a CONTRATADA execute os serviços de forma conveniente e compatível com o exercício das funções que lhe forem atribuídas sem causar embaraço e desconfiança à fiscalização.

2.1.8 - Fiscalizar a entrega dos serviços podendo sustar, recusar, mandar fazer ou desfazer qualquer material que não esteja de acordo com as condições e exigências especificadas no edital, termo de referência ou eventual ata de registro de preços;

2.1.9 - Proporcionar as facilidades necessárias ao bom andamento para a execução dos serviços;

2.1.10 - Efetuar os pagamentos nas condições e preços pactuados pela prestação dos serviços mediante apresentação, aceitação e atesto do Fiscal nos documentos hábeis de cobrança;

2.1.11 - Receber por meio de Fiscal, acompanhado pelo responsável da execução do contrato, os serviços, a fim de que se evitem desarmonias entre serviços entregues

2.1.12 - Efetuar as retenções tributárias devidas sobre o valor da nota fiscal fornecida pela contratada em conformidade com a legislação aplicável.

 

2.2 – Deveres e Responsabilidades da Contratada

2.2.1 - Cumprir fielmente o que estabelece o Edital de Licitação, Termo de referência, anexos e ou Ata de Registro de Preços;

2.2.2 - Garantir o compromisso de executar o objeto, nas condições estabelecidas na proposta;

2.2.3 - Garantir o cumprimento dos prazos e demais exigências constantes no Edital, Termo de Referência, anexos e Ata de Registro de Preço;

2.2.4 - Tomar conhecimento de todas as cláusulas e condições da contratação, constantes do edital, não sendo admitida posterior alegação de desconhecimento;

2.2.5 - Guardar sigilo sobre todas as informações obtidas em decorrência do cumprimento do contrato.

2.2.6 - Repassar ao TRE/RR, durante todo o período de vigência do contrato, todos os preços e vantagens ofertadas pelo mercado, inclusive os de preço reduzido, sempre que esses forem mais vantajosos que os ofertados na licitação;

2.2.7 - Durante o tempo em que a garantia estiver em vigor, disponibilizar o suporte na modalidade 8x5, resolvendo os problemas no próximo dia útil, desde que exista algum fato que impeça a sua resolução no mesmo dia;

2.2.8 - Manter durante toda vigência do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;

2.2.9 - Apresentar, sempre que solicitado pela Contratante no prazo estipulado no pedido, documentação referente às condições exigidas neste instrumento contratual;

 

3 – Termos Contratuais


3.1 – Procedimentos e Critérios de Aceitação

 

ID Etapa / Fase / Item

Indicador

Valor Mínimo Aceitável

Aceite definitivo dos equipamentos

Entrega e aceite pela Comissão de Material Permanente

100%

  

3.2 – Modalidade e tipo de licitação

A contratação deverá ser realizada por meio de licitação, na modalidade pregão, na forma eletrônica, utilizando-se o Sistema de Registro de Preço, haja vista tratar-se de contratação de bens comuns e que permite a flexibilização do quantitativo a ser contratado, uma vez que o SRP é o conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras.

O Registro de Preços mostra-se essencial, pois, por limitações orçamentárias, a contratação pode não se dar de forma imediata, sendo necessário o aguardo da disponibilidade orçamentária para a efetivação da contratação de todos os itens. Daí a necessidade de que o processo seja realizado como sistema de registro de preços, mantendo-se o preço registrado para que a unidade possa efetuar sua contratação, de acordo com a demanda, aplicando-se justamente o fim a que se destina esse sistema, ou seja, atender eventuais contratações, as quais não são passíveis de mensurar pontualmente naquele momento, embora se saiba, de pronto, que a contratação será necessária em espaço de tempo, que abrange a vigência da ata, que será de 12 meses, podendo ampliar o número de contratados até o limite do registrado, tornando mais eficiente, eficaz e econômico o procedimento, racionalizando a força de trabalho, bem como os dispêndios em um curto espaço de tempo, sem ter que fazer outro pregão para o mesmo fim, no âmbito do órgão. Além disso, as Atas de Registro de Preços também podem ser compartilhadas entre diferentes órgãos públicos, o que diminui os custos com as compras públicas, ao mesmo tempo queaumenta as chances de empresários fornecerem para o governo.

3.3 – Classificação monetária

Para custear a aquisição serão  usado recursos destinados na Ação: 02.122.0570.20GP.0014  Elemento de Despesa: 44.90.52– Julgamento de Causas e Gestão Administrativa na Justiça Eleitoral.

3.4 – Vigência da Contratação

O prazo de vigência da contratação será de 12 (doze) meses.

3.5 – Garantia

A garantia será de 24 (vinte e quatro) meses On-Site para os nobreaks de datacenter e de 12 (doze) meses para os nobreaks de estações de trabalho. O atendimento se dará no horário comercial, na modalidade de 8x5 (oito horas, cinco dias por semana).

 

4.0 – Equipe de Contratação

Para composição da equipe de contratação conforme a Decisão 530 (0865398), fica indicado um técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação com conhecimentos em microinformática, a Seção de Licitações e um integrante da área demandante.

 

5.0 – Gestão da Contratação

A gestão da contratação se dará pela Coordenadoria de Contratos e suas unidades, a qual deverá manter controle sobre vigência do contrato, aditivos quando for o caso, pagamentos e demais providências relativa a gestão do contrato.

 

1 – Introdução

O plano de sustentação tem por objetivo propor ações para manter a continuidade do negócio da instituição com a aquisição da contratação.

 

2 – Recursos Necessários à Continuidade do Negócio Durante e Após a Execução do Contrato

2.1 – Recursos Materiais

                

Ações Para Obtenção do Recurso e Seus Respectivos Responsáveis:                         

Propor ações na proposta orçamentária

Propor ações para o Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação

 

2.2 – Recursos Humanos

2.2.1 – Núcleo de Apoio a Gestão de Serviços e Equipamentos

Atribuições:

Manter controle físico dos nobreaks.

Controlar as garantias dos nobreaks.

     

3 – Estratégia de Continuidade Contratual

3.1 – Fim do contrato

Ações de Contingência e Seus Respectivos Responsáveis.

 

4 – Estratégia de Independência

4.1 – Manter a documentação atualizada de forma a garantir a transferência de Conhecimento

4.2 – Garantir que os equipamentos se integrem na infraestrutura existente e atendam aos requisitos de segurança

4.3 – Implementar plano de monitoramento de desempenho e realizar avaliações regulares

 

1 – INTRODUÇÃO

A análise de riscos permite a identificação, avaliação e gerenciamentos dos riscos relacionados à contratação.

Para cada risco identificado, define-se a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais em caso de acontecimento, possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.

Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa dos riscos, sendo esta realizada por meio da classificação escalar dos níveis de probabilidade e de impacto, conforme a tabela de referência a seguir:

Probabilidade

 

Impacto

Baixa

Baixo

Média

Médio

Alta

Alto

A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto, resultando assim no nível do risco e direcionando as ações relacionadas aos riscos durante a fase de contratação e gestão do contrato, bem como da solução escolhida.

A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento responsável pela definição dos critérios qualitativos de classificação do nível de risco.

Matriz de Riscos

(P x I)

Probabilidade (P)

Baixo

Médio

Alto

Impacto (I)

Baixo

Baixo

Baixo

Médio

Médio

Baixo

Médio

Alto

Alto

Médio

Alto

Alto

 

O produto da Probabilidade pelo Impacto de cada risco gera nove combinações possíveis no contexto da Matriz e, a partir destas combinações, define-se a(s) ação(ões) adequada(s) para o tratamento de cada risco gerado.

2 - RISCOS DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO E GESTÃO DA CONTRATAÇÃO

Toda contratação implica em alguns riscos nas fases: I - planejamento; II - seleção do fornecedor; e III - gestão do contrato.

Segue abaixo os riscos mais comuns verificados nos procedimentos de contratações:

RISCO 01: Selecionar equipe inadequada para o planejamento da contratação

 Probabilidade:  (X) Baixa   (  ) Média      (  ) Alta
 Impacto:  (  ) Baixo    (X) Médio     (  ) Alto

Dano

Realizar estudo falho, incompleto ou impreciso, podendo ocasionar prejuízos na contratação.

Ação Preventiva

 Responsável

Escolher equipe com conhecimentos suficientes para os estudos em tempo hábil para que não haja prejuízos durante a fase de planejamento.

 SAO

Ação de Contingência

 Responsável

Substituir membros da equipe de planejamento que não estejam tendo rendimento.
Designar membros com mais experiência em contratações.

 SAO

 

Risco 02 – Especificação do objeto aquém/além da real necessidade

 Probabilidade:  ( ) Baixa   ( X ) Média      (  ) Alta
 Impacto:  ( ) Baixo   (    ) Médio      ( X ) Alto

Dano

Atraso na entrega do material pois dependem da contratação.

Ação Preventiva

 Responsável

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas.

Pesquisar contratações similares dentro do Estado de Roraima.

Equipe de Planejamento da Contratação

Ação de Contingência

 Responsável

Revisar o edital  e ajustar à necessidade real.

CCON/SA/DG

 

Risco 03 – Requisitos/Especificações do objeto incompletos, inexistentes ou mal definidos no Termo de Referência

 Probabilidade:  ( ) Baixa   ( X ) Média      (  ) Alta
 Impacto:  ( ) Baixo   (    ) Médio      ( X ) Alto

Dano

Atraso na contratação.

Aquisição de material diferente da real necessidade.

Ação Preventiva

 Responsável

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas.

Pesquisar contratações similares dentro do Estado de Roraima.

Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz.

Equipe de Planejamento da Contratação

Ação de Contingência

 Responsável

Determinar a criação de um novo processo licitatório.

SAO/DG

 

Risco 04 – Estimativa de preço inadequada

 Probabilidade:  (X) Baixa   (  ) Média      (  ) Alta
 Impacto:  (  ) Baixo    (  ) Médio      (X) Alto

Dano

Realizar a licitação sem que haja interessados em participar devido às dificuldades de exequibilidade da proposta devido à estimativa de preço ser inferior ao preço praticado no mercado, causando licitação deserta.

Contratar com preço superior ao praticado no mercado causando gastos desnecessários aos cofre públicos.

Ação Preventiva

 Responsável

Ultilizar IN /ME Nº 65, de 7 de julho de 2021 que dispõe sobre o procedimento administrativo para a realização de pesquisa de preços.

Equipe de Planejamento da Contratação

Ação de Contingência

 Responsável

Revisar os preços encontrados, verificando se são referentes ou similar ao objeto a ser contratado.

Equipe de Planejamento da Contratação

 

Risco 05 – Licitação deserta/fracassada

 Probabilidade:  (X) Baixa   (  ) Média      (  ) Alta
 Impacto:  (  ) Baixo    (  ) Médio      (X) Alto

Dano

Não atendimento à demanda no prazo necessário, prejudicando os serviços da atividade meio e fim.

Ação Preventiva

 Responsável

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas.

SLIC

Ação de Contingência

 Responsável

Agendar e realizar nova sessão de lances.

Equipe de contratação/Pregoeiro(a)

 

Risco 06 – Valor ofertado acima da média de mercado

 Probabilidade:  (  ) Baixa   (X) Média      (  ) Alta
 Impacto:  (  ) Baixo    (  ) Médio      (X) Alto

Dano

Comprometimento da economicidade da contratação.

Ação Preventiva

 Responsável

Elaborar nova pesquisa de preço o mais realista possível.

Equipe de Contratação

Ação de Contingência

 Responsável

Negociar junto ao vencedor dos lances valores mais vantajosos à Administração.

Agendar e realizar nova sessão de lances.

Equipe de contratação/Pregoeiro(a)

 

Risco 07 – Impugnação do processo licitatório

 Probabilidade:  (X) Baixa   (  ) Média      (  ) Alta
 Impacto:  (  ) Baixo    (  ) Médio      (X) Alto

Dano

Não atendimento à demanda no prazo necessário, prejudicando os serviços da atividade fim e meio.

Ação Preventiva

 Responsável

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas.

Pesquisar contratações similares dentro do Estado de Roraima.

Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz.

SLIC/CGTE

Ação de Contingência

 Responsável

Determinar a criação de um novo processo licitatório

SAO/DG

 

Risco 08 – Atraso na conclusão da licitação

 Probabilidade:  (X) Baixa   (  ) Média      (  ) Alta
 Impacto:  (  ) Baixo    (  ) Médio      (X) Alto

Dano

Não atendimento à demanda no prazo necessário, prejudicando os serviços da atividade fim e meio.

Ação Preventiva

 Responsável

Na abertura do processo licitatório, prevendo-se necessidade de frequentes respostas a recursos, impugnações e pedidos de esclarecimentos, o setor demandante dará prioridade para pronta-resposta.

SLIC/CGTE

Ação de Contingência

 Responsável

Formação de equipe multidisciplinar para agilidade nas respostas.

SAO

 

Risco 09 – Falta de recursos financeiros da Unidade Gestora para cumprimento das obrigações contratuais

 Probabilidade:  (X) Baixa   (  ) Média      (  ) Alta
 Impacto:  (X) Baixo    (  ) Médio      (  ) Alto

Dano

A contratada não receber pelos serviços prestados, prejudicando a execução do contrato.

Ação Preventiva

 Responsável

Na abertura do processo licitatório, verificar no início da contratação se há previsão de dotação orçamentária.

Aprovisionar recursos suficientes para as obrigações contratuais durante o ano de vigência

SAO/COF

Ação de Contingência

 Responsável

Providenciar complementação de recursos para cumprimento das obrigações contratuais.

SAO/COF

 

Risco 10 – Atraso na execução do objeto

 Probabilidade:  (  ) Baixa   (X) Média      (  ) Alta
 Impacto:  (  ) Baixo    (  ) Médio      (X) Alto

Dano

Atraso na execução do objeto.

Ação Preventiva

 Responsável

Acompanhamento permanente da execução do contrato.

Equipe de Contratação

Ação de Contingência

 Responsável

Estabelecer no Termo de Referência prazo adequado para entrega do objeto.

Manter regularmente comunicação com a empresa desde a assinatura do contrato.

Equipe de Contratação

Gestão do Contrato

Fiscal do Contrato

 

Risco 11 – Aplicar Sanções por descumprimento de cláusulas contratuais

 Probabilidade:  (  ) Baixa   (X) Média      (  ) Alta
 Impacto:  (  ) Baixo    (  ) Médio      (X) Alto

Dano

Inexecução total ou parcial do contrato.

Ação Preventiva

 Responsável

Demandar explicações detalhadas e documentadas à empresa sobre alertas de atraso.

Manter regularmente comunicação com a empresa desde a assinatura do contrato.

Gestão do Contrato

Fiscal do Contrato

Ação de Contingência

 Responsável

Aplicar sanções.

Rescindir o contrato e autorizar abertura de nova licitação.

SAO/DG

 

A tabela abaixo apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados relacionados a esta contratação.

Id

Risco

Categoria/Fase

Probabilidade

Impacto

Nível Risco

(P x I)

1

Selecionar equipe inadequada para o planejamento da contratação

Planejamento

Baixa

Médio

Baixo

2

Especificação do objeto aquém/além da real necessidade

Planejamento

Média

Alto

Alto

3

Requisitos/Especificações do objeto incompletos, inexistentes ou mal definidos no Termo de Referência

Planejamento

Média

Alto

Alto

4

Estimativa de preço inadequada

Planejamento

Baixa

Alto

Médio

5

Licitação deserta/fracassada

Seleção do Fornecedor

Baixa

Alto

Médio

6

Valor ofertado acima da média de mercado

Seleção do Fornecedor

Média

Alto

Alto

7

Impugnação do processo licitatório

Seleção do Fornecedor

Baixa

Alto

Médio

8

Atraso na conclusão da licitação

Seleção do fornecedor

Baixa

Alto

Médio

9

Falta de recursos financeiros da Unidade Gestora para cumprimento das obrigações contratuais

Gestão da Contratação

Baixa

Baixo

Baixo

10

Atraso na execução do objeto

Gestão da Contratação

Média

Alto

Alto

11

Aplicar Sanções por descumprimento de cláusulas contratuais

Gestão da Contratação

Média

Alto

Alto

 

1.0 - Justificativa da necessidade da solução de TI

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima possui um parque tecnológico que atende as mais diversas demandas que vão desde de computadores para acesso a sistemas, a ativos de redes de computadores. Dentro deste cenário, existe a necessidade de realizar a gradual reposição e troca de nobreaks que não possuem mais garantia ou possibilidade de reparo, demandando a aquisição de novos equipamentos.

A aquisição de novos equipamentos tem como objetivo suprir a necessidade energética das unidades da Secretaria do Tribunal, Cartórios Eleitorais e Datacenters da Zonas Eleitorais, garantindo o aumento da disponibilidade dos serviços de TIC. Além disso, busca-se a manutenção do estoque atual de equipamentos para atendimento de novos projetos.

O estudo de viabilidade técnica visa identificar os recursos necessários para atender aos requisitos de negócio do Tribunal, alinhando-se aos objetivos estratégicos da instituição em relação à disponibilidade de infraestrutura de TIC.

2.0 - Relação entre a demanda prevista e a quantidade de serviço a ser contratada

2.1 Demanda

Aquisição de nobreaks de 3 KVA, a fim de atender às necessidades dos Datacenters das Zonas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima.

Aquisição de nobreaks de 1.4 KVA, a fim de atender às necessidades das unidades da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima.

2.2 Quantitativo de equipamentos

Aquisição de 11 (onze) nobreaks de 3 KVA, a fim de atender às necessidades dos Datacenters das Zonas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima.

Aquisição de 50 (cinquenta) nobreaks de 1.4 KVA, a fim de atender às necessidades das unidades da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima.

3.0 - Demonstrativo dos resultados a serem alcançados em termos de economicidade e eficiência

A aquisição proverá a modernização da infraestrutura, aliada a um processo de uso e monitoramento dos grupos geradores existentes.

 

A presente contratação também irá prover equipamentos com melhores recursos técnicos aos datacenters, trazendo maior segurança e confiabilidade nas informações armazenadas nos centros de dados e menor possibilidade de falhas de energia, danos aos equipamentos e recursos computacionais.

 

 

4.0 - Alinhamento ao Planejamento Estratégico / Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação

A solução em tela está alinhada à estratégia para a consecução da nova ENTIC-JUD 2021/2026, de acordo com a Planilha de Objetivos e Indicadores (SEI nº 0635101):

  • OE8 - Promover Serviços de Infraestrutura e Soluções Corporativas.

 

5.0 - Requisitos da Contratação   

Requisitos mínimos e necessários:

Requisitos Legais

A presente contratação deve observar as seguintes leis e normas:

a) Lei nº 8.248/91, de 23 de outubro de 1991, que dispõe sobre a capacitação e competitividade do setor de informática e automação.

b) Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União ;

c) Resolução CNJ nº 468 de 15 de julho de 2022 e;

d) Resolução TRE/RR 351/2017

Requisitos Tecnológicos

ITEM 01 - NO-BREAK ONLINE COM POTÊNCIA DE SAÍDA DE 3 KVA E FORMA DA ONDA SENOIDAL PURA

Características Mínimas

  • Potência de saída de 3000 VA com tecnologia de construção on-line;
  • A forma da onda deverá ser SENOIDAL PURA On Line Dupla Conversão;
  • Microprocessador DSP (Processador Digital de Sinais);
  • Fator de potência de no mínimo 0.9;
  • Tensão de entrada de 220Volts (F+F+T);
  • Tensão de saída 110/220/110+110V~;
  • A conexão de entrada deve ser do tipo Bornes;
  • A conexão de saída deve ser de no mínimo: Bornes + 08 tomadas com Plugues NBR 14136 (20A);
  • As baterias devem ser seladas do tipo 12V/09Ah;
  • Permitir expansão da autonomia por módulos externos;
  • Fusível do tipo rearmável;
  • Permitir a utilização com grupo gerador;
  • Permitir inversor sincronizado com a rede;
  • Possuir bypass automático;
  • Possuir disjuntor de liga/desliga;
  • Possuir sistema de troca rápida de bateria (hotswap);
  • Possuir proteção para a carga:
    1. Queda de rede elétrica
    2. Ruído de rede
    3. Sobretensão de rede
    4. Subtensão de rede
    5. Surtos de tensão na rede
    6. Variação de frequência da rede
    7. Afundamento de tensão
  • Gerenciamento via protocolo SNMP-v2 com capacidade para:
    • Acesso por módulo com conexão do tipo ethernet (RJ45) o qual poderá ser interno ou externo;
    • Desligamento (shutdown) de equipamentos;
    • Acesso remoto via telnet e SNMP/HTTP via protocolo TCP/IP;
    • Geração de gráficos e alertas de eventos;
  • Possibilidade de ser ligado na ausência de alimentação elétrica (DC Start);
  • Display LCD que permita visualizar os status de operação, tais como: tensão de entrada, tensão de saída, nível de potência consumida, nível de carga da bateria, tempo de autonomia etc;
  • Formato do tipo Torre;
  • Garantia de 24 (vinte e quatro) meses do fabricante para o equipamento;
  • Garantia de 12 (doze) meses da bateria.

 

 

ITEM 02 - NO-BREAK COM POTÊNCIA DE SAÍDA DE 1.4 KVA E FORMA DA ONDA SENOIDAL PURA

 

Características Mínimas

  • Potência de saída de 1400VA;
  • Fator de potência de no mínimo: 0.7;
  • Forma de onda do inversor: SENOIDAL PURA;
  • Tensão de entrada: 110 - 240 Volts (Bivolt);
  • Frequência de operação: 50 a 60 Hz (+/- 3Hz);
  • Tensão de saída: 110 - 127 Volts;
  • Possuir no mínimo 08 (oito) tomadas - NBR 14136 (10VA) de saída;
  • Possuir conjunto de baterias com autonomia mínima de 30 (trinta) minutos para suprir:

01 (um) computador com fonte de 500Watts;

01 (um) monitor de LCD com 22" polegadas.

  • As baterias devem ser seladas;
  • Permitir a utilização com grupo gerador;
  • Possuir LED indicativo de modos:

Bateria;

Rede;

Sub-tensão;

Sobretensão;

Bateria em cargas;

Recarga automática de baterias.

  • Permitir inversor sincronizado com a rede;
  • Permitir a recarga das baterias enquanto o no-break estiver desligado;
  • Permitir a recarga das baterias ainda que o nível esteja abaixo do desejado;
  • Possuir filtro de linha interno contra distúrbios na rede elétrica;
  • Vir acompanhado com cabo de força;
  • Possuir estabilizador interno com pelo menos 04 (quatro) estágios de regulação:

Contra sub/sobretensão de rede com retorno e desligamento automático;

Contra sobrecarga e curto circuito (inversor);
Contra surtos de tensão entre a fase e o neutro;
Contra descarga total das baterias.

  • Possuir software de gerenciamento cedido gratuitamente;
  • Possuir sistema de troca rápida de bateria;
  • Rodízio para fácil movimentação;
  • Guia de cabos;
  • Garantia de 12 (doze) meses do fabricante para o equipamento;
  • Garantia de 12 (doze) meses da bateria.

 

6.0 - Levantamento das diferentes soluções de TI

Foram identificadas 3 (três) soluções possíveis de atender aos requisitos disponíveis no mercado de Tecnologia da Informação:

SOLUÇÃO 01

1.1 - Manutenção dos equipamentos existentes feita por equipe interna;

  • Não há servidor do quadro efetivo do TRE-RR que possua especialização específica na manutenção do parque de nobreaks. Logo, diante desse cenário, não há como se executar essa linha de ação.

SOLUÇÃO 02

2.1 - Manutenção feita por trabalhador terceirizado de Apoio Técnico de Engenharia;

  • Não há profissional terceirizado contratado que possua especialização específica na manutenção do parque de nobreaks. Logo, diante desse cenário, não há como se executar essa linha de ação.

SOLUÇÃO 03

3.1 - Contratação de empresa especializada para fornecer nobreaks;

  • Garantia de pelo menos 02 (dois) anos para os modelos de 3KVA e de 1 (um) ano para os modelos 1.4KVA.

7.0 - Justificativa da escolha do tipo de solução

Após análise das três soluções, torna-se viável somente a solução 03, não restando outra alternativa que não seja a contratação de empresa especializada para fornecer os nobreaks  (Solução 03). Pois, não há profissional terceirizado ou servidor da equipe interna que possua especialização específica na manutenção do parque de nobreaks. Logo, diante desse cenário, não há como se executar essa linha de ação.

 

7.1. Custo estimado da solução escolhida

O montante total da contratação é estimado em R$ 196.049,50 (cento e noventa e seis mil quarenta e nove reais e cinquenta centavos). Esta estimativa foi elaborada com base em outras contratações similares realizadas por órgãos públicos, sites oficiais, conforme pesquisa conduzida na plataforma banco de preços. Essa análise está detalhada no evento Mapa Comparativo de Preços (0850735).

 

Item

Descrição

Unidade de medida

Valor Médio Unitário (R$)

Quantidade

Total (R$)

1

Nobreak 3kva

 

unid.

10.552,00

11

116.072,00

2

Nobreak 1400kva

unid.

1.599,55

50

79.977,50

TOTAL R$

196.049,50

8.0 - Descrição da solução de TI

A solução de TI proposta envolve a aquisição de Nobreaks de 3KVA e 1.4KVA com garantia de 2 e 1 anos, respectivamente, para atender as necessidades energéticas da Secretaria do Tribunal, Cartórios Eleitorais e Datacenters das Zonas Eleitorais. Esses equipamentos garantirão a continuidade dos serviços em caso de falhas de energia, protegendo contra picos de tensão e aumentando a eficiência operacional.

A compra será realizada por meio de licitação na modalidade pregão eletrônico, utilizando o Sistema de Registro de Preço (SRP). Esse sistema permite a flexibilização na quantidade a ser contratada e é ideal para situações com limitações orçamentárias, já que permite que a contratação ocorra conforme a disponibilidade financeira, mantendo o preço registrado por 12 meses.

O uso do SRP torna o processo mais eficiente, eficaz e econômico, racionalizando o trabalho e despesas em curto prazo, sem a necessidade de novos pregões para o mesmo fim. As Atas de Registro de Preços também podem ser compartilhadas entre diferentes órgãos públicos, reduzindo os custos das compras públicas e aumentando as oportunidades para fornecedores.

 

9.0 - Justificativa para o não parcelamento

A presente solução não poderá ser parcelada, pois os bens adquiridos devem ser imediatamente entregues, face a necessidade de substituição imediata de equipamentos.

10.0 – Adequação do Ambiente

10.1 – Infraestrutura Tecnológica

  • Pontos lógicos (de rede);
  • Infraestrutura de rede.

10.2 – Infraestrutura Elétrica

  • Rede elétrica estabilizada.

10.3 – Logística de Implantação

Todos os equipamento serão entregues no TRE-RR mediante termo de aceite.

10.4 – Espaço físico

Serão abrangidas as unidades administrativas da sede do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima e Cartórios Eleitorais.

10.5 – Mobiliário

Não há necessidade de mobiliário específico para solução.

10.6 – Impacto ambiental

Quanto aos requisitos ambientais, deve-se seguir a seguinte diretriz de sustentabilidade ambiental, estabelecida na IN. 01/2010 SLTI/MPOG, qual seja: o equipamento não deve conter substâncias perigosas em concentração acima da recomendada na diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances), tais como mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cromo hexavalente (Cr(VI)), cádmio (Cd), bifenil-polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs).

 

Equipe de Contratação (0845657)

 

Maycon Silva Strickler

Integrante Demandante

 

Leonardo Catão Pereira

Integrante Técnico 

 

Cássia Cavalcante Alves

Integrante Administrativo

 

Boa Vista, 10 de abril de 2024.