Estudo Técnico Preliminar

1.0 - Descrição da Solução de Tecnologia da Informação


1.1 - Descrição da Solução

A presente solução consiste na contratação de subscrição de software de sistema operacional com garantia de 05 (cinco) anos.

 

1.2 - Detalhamento dos Bens e Serviços que compõem a Solução


1.2.1 - Contratação de empresa para fornecer subscrição do software de sistema operacional Oracle Linux.
 

1.3 - Definição da solução 

Critério

Atendimento

É possível especificar o serviço usando parâmetros usuais de mercado

SIM

É possível medir o desempenho da qualidade usando parâmetros usuais de mercado

SIM

O objeto da contratação se estende necessariamente por mais de 01 ano

SIM

O objeto da contração é essencial para o negócio

SIM

 

2 – Responsabilidades da Contratante e da Contratada
    

2.1 – Deveres e Responsabilidades da Contratante

2.1.1 - Exigir o cumprimento de todas as obrigações assumidas pela contratada, de acordo com o edital do pregão eletrônico, termo de referência e seus anexos, as cláusulas contratuais, e da proposta da CONTRATADA;

2.1.2 - Permitir o acesso, quando necessário de funcionários da CONTRATADA, devidamente identificados para solução de qualquer anormalidade, desde que solicitado pela contratada ao Fiscal do contrato, o qual acompanhará toda atividade a ser desenvolvida;

2.1.3 - Exercer o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, por servidor especialmente designado, anotando em registro próprio as falhas detectadas, indicando dia, hora, mês e ano, bem como os demais detalhes envolvidos, e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis;

2.1.4 - Notificar a contratada por escrito da ocorrência de eventuais imperfeições no curso da execução dos serviços, fixando prazo para a sua correção;

2.1.5 - Prestar as informações e esclarecimentos relativos ao objeto desta contratação que venham a ser solicitados pela CONTRATADA

2.1.6 - Comunicar à CONTRATADA toda e qualquer ocorrência relacionada ao contrato e demais elementos constitutivos;

2.1.7 - Exigir que a CONTRATADA execute os serviços de forma conveniente e compatível com o exercício das funções que lhe forem atribuídas sem causar embaraço e desconfiança à fiscalização.

2.1.8 - Fiscalizar a entrega dos serviços podendo sustar, recusar, mandar fazer ou desfazer qualquer material que não esteja de acordo com as condições e exigências especificadas no edital, termo de referência ou eventual ata de registro de preços;

2.1.9 - Proporcionar as facilidades necessárias ao bom andamento para a execução dos serviços;

2.1.10 - Efetuar os pagamentos nas condições e preços pactuados pela prestação dos serviços mediante apresentação, aceitação e atesto do Fiscal nos documentos hábeis de cobrança;

2.1.11 - Receber por meio de Fiscal, acompanhado pelo responsável da execução do contrato, os serviços, a fim de que se evitem desarmonias entre serviços entregues

2.1.12 - Efetuar as retenções tributárias devidas sobre o valor da nota fiscal fornecida pela contratada em conformidade com a legislação aplicável.

 

2.2 – Deveres e Responsabilidades da Contratada

2.2.1 - Cumprir fielmente o que estabelece o Edital de Licitação, Termo de referência, anexos e ou Ata de Registro de Preços;

2.2.2 - Garantir o compromisso de executar o objeto, nas condições estabelecidas na proposta;

2.2.3 - Garantir o cumprimento dos prazos e demais exigências constantes no Edital, Termo de Referência, anexos e Ata de Registro de Preço;

2.2.4 - Tomar conhecimento de todas as cláusulas e condições da contratação, constantes do edital, não sendo admitida posterior alegação de desconhecimento;

2.2.5 - Guardar sigilo sobre todas as informações obtidas em decorrência do cumprimento do contrato.

2.2.6 - Repassar ao TRE/RR, durante todo o período de vigência do contrato, todos os preços e vantagens ofertadas pelo mercado, inclusive os de preço reduzido, sempre que esses forem mais vantajosos que os ofertados na licitação;

2.2.7 - Durante o tempo em que a garantia estiver em vigor, disponibilizar o suporte na modalidade 8x5, resolvendo os problemas no próximo dia útil, desde que exista algum fato que impeça a sua resolução no mesmo dia;

2.2.8 - Manter durante toda vigência do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;

2.2.9 - Apresentar, sempre que solicitado pela Contratante no prazo estipulado no pedido, documentação referente às condições exigidas neste instrumento contratual;

 

3 – Termos Contratuais


3.1 – Procedimentos e Critérios de Aceitação

ID Etapa / Fase / Item

Indicador

Valor Mínimo Aceitável

Aceite definitivo das subscrições

Entrega e aceite pela Comissão de Material Permanente

100%

  

3.2 – Modalidade e tipo de licitação

Para a presente licitação recomenda-se a modalidade Pregão Eletrônico, através do Sistema de Ata de Registro de Preços.

3.3 – Classificação monetária

Para custear a aquisição serão  usado recursos destinados na Ação: 02.122.0570.20GP.0014 – Julgamento de Causas e Gestão Administrativa na Justiça Eleitoral.

3.4 – Vigência da Contratação

O prazo de vigência da contratação será de 12 (doze) meses.

3.5 – Garantia

A garantia será de 5 (cinco) anos On-Site. O atendimento se dará no horário comercial, na modalidade de 8x5 (oito horas, cinco dias por semana).

 

4.0 – Equipe de Contratação

Para composição da equipe de contratação fica indicado um técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação, a Assessoria de Licitações e Contratos e um integrante da área demandante.

 

5.0 – Gestão da Contratação

A gestão da contratação se dará pela Assessoria de Contratos e suas unidades, a qual deverá manter controle sobre vigência do contrato, aditivos quando for o caso, pagamentos e demais providências relativa a gestão do contrato.

 

1 – Introdução

O plano de sustentação tem por objetivo propor ações para manter a continuidade do negócio da instituição com a aquisição da contratação.

 

2 – Recursos Necessários à Continuidade do Negócio Durante e Após a Execução do Contrato

2.1 – Recursos Materiais

  • Manutenção da rede elétrica   

  • Ações Para Obtenção do Recurso e Seus Respectivos Responsáveis:                         

    • Propor ações na proposta orçamentária

    • Propor ações para o Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação

 

2.2 – Recursos Humanos

2.2.1 – Seção de Infraestrutura e Comunicação

  • Manter controle das licenças.

  • Manter o controle as garantias das atualizações

     

3 – Estratégia de Continuidade Contratual

3.1 – Fim do contrato

  • Ações de Contingência e Seus Respectivos Responsáveis:
    • Não há necessidade de plano de contingência pois trata-se de software livre que não impede o seu uso após o encerramento do contrato.

 

4 – Estratégia de Independência

4.1 – Documentação e transferência de Conhecimento

4.2 – Manter pelo menos 02 (dois) servidores capacitados para eventuais iterações na infraestrutura, de forma a garantir que o negócio não seja prejudicado em decorrências de ausências devidamente justificada pelo técnico principal.

 

1 – INTRODUÇÃO

 

A análise de riscos permite a identificação, avaliação e gerenciamentos dos riscos relacionados à contratação.

Os riscos analisados foram organizados em duas categorias:

a) Riscos que possam comprometer o sucesso dos processos de contratação e de gestão contratual;

b) Riscos que possam fazer com que a Solução de TI não alcance os resultados que atendam às necessidades do TRE/RR.

Para cada risco identificado, define-se a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais em caso de acontecimento, possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.

Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa dos riscos, sendo esta realizada por meio da classificação escalar dos níveis de probabilidade e de impacto, conforme a tabela de referência a seguir:

 

Probabilidade

 

Impacto

Baixa

Baixo

Média

Médio

Alta

Alto

 

 

A análise qualitativa dos riscos consiste na classificação conforme a relação entre a probabilidade e o impacto, resultando assim no nível do risco e direcionando as ações relacionadas aos riscos durante a fase de contratação e gestão do contrato, bem como da solução de TI. A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento responsável pela definição dos critérios qualitativos de classificação do nível de risco.

 

Matriz de Riscos

(P x I)

Probabilidade (P)

Baixo

Médio

Alto

Impacto (I)

Baixo

Baixo

Baixo

Médio

Médio

Baixo

Médio

Alto

Alto

Médio

Alto

Alto

 

O produto da Probabilidade pelo Impacto de cada risco gera nove combinações possíveis no contexto da Matriz e, a partir destas combinações, define-se a(s) ação(ões) adequada(s) para o tratamento de cada risco gerado. A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados relacionados a esta contratação.

 

Tabela 2: Relação de riscos identificados

Id

Risco

Categoria

P

I

Nível Risco

(P x I)

1

Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio

Contratação

Médio

Alto

Alto

2

Contratação deserta/fracassada

Contratação

Baixa

Alto

Médio

3

Valor ofertado acima da média de mercado

Contratação

Baixa

Médio

Baixo

4

Impugnação do processo licitatório

Contratação

Baixa

Alto

Médio

5

Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento

Contratação

Médio

Alto

Alto

6

Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação

Contratação

Baixa

Médio

Baixo

7

Atraso na entrega do objeto

Gestão

Baixa

Médio

Baixo

 

 

2 - RISCOS DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

Risco 1

Risco:

Especificação do objeto aquém/além da real necessidade do negócio

Probabilidade:

Média

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI

2

Recursos públicos utilizados com baixa eficiência

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Pesquisar contratações similares e verificar juntos aos CONTRATANTES as principais dificuldades

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Executar aditivo ou supressão contratual para ajustar à necessidade real

Gestor do Contrato

 

 

Risco 2

Risco:

Contratação deserta/fracassada

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestações detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Agendar e realizar nova sessão de lances

Pregoeiro

2

Executar a contratação direta, após o Pregão fracassado/deserto desde que devidamente justificado

SA

 

Risco 3

Risco:

Valor ofertado acima da média de mercado

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Comprometimento da economicidade da contratação

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Elaborar pesquisa de preço o mais realista possível

AL

2

Negociar junto ao vencedor dos lances valores mais vantajosos à Administração

Pregoeiro

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Agendar e realizar nova sessão de lances.

Pregoeiro

 
 

Risco 4

Risco:

Impugnação do processo licitatório

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Atraso na execução dos projetos que dependem da contratação dos serviços de TI.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Determinar a criação de um novo processo licitatório

DG

 

Risco 5

Risco:

Requisitos de negócios incompletos ou inexistentes para o planejamento

Probabilidade:

Médio

Id

Dano Potencial

Impacto:

Alto

1

Atraso no planejamento da contratação.

2

Aquisição de bens diferentes da real necessidade

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar cuidadosamente o Termo de Referência quando o objeto possuir especificações técnicas ou condições de fornecimento/prestação detalhadas

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Pesquisar em Pregões similares as principais causas de questionamentos administrativos e jurídicos

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Responder todos os questionamentos administrativos de forma efetiva e eficaz

Equipe de Planejamento da Contratação

4

Informar os requisitos de negócio que atendam a real necessidade

CPS/SAU

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Determinar a criação de um novo processo licitatório

DG

 

 

Risco 6

Risco:

Não aprovação dos artefatos do Planejamento da Contratação

Probabilidade:

Baixo

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Atraso no planejamento da contratação

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Reuniões com autoridades superiores para alinhamento e aprovação dos artefatos

CE e SAU

2

Estabelecer procedimentos para que a área administrativa acompanhe a elaboração dos artefatos, evitando envios e devoluções do processo

AL

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Determinar a criação de um novo processo licitatório

DG

 
 
3 - RISCOS DO PROCESSO DE GESTÃO CONTRATUAL E DA SOLUÇÃO DE TI
 
 

Risco 7

Risco:

Atraso na entrega do objeto.

Probabilidade:

Baixa

Id

Dano Potencial

Impacto:

Médio

1

Atraso ou ausência dos projetos/atividades que dependem da contratação para seu prosseguimento.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Estabelecer no Termo de Referência prazo adequado para entrega do objeto

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Estabelecer no Termo de Referência o atraso máximo tolerado antes da rescisão contratual

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Prever sanções proporcionais ao dano causado pelo atraso

Equipe de Planejamento da Contratação

4

Manter regularmente comunicação com a empresa desde a assinatura do contrato

Gestor do Contrato

5

Demandar explicações detalhadas e documentadas à empresa sobre alertas de atraso pelo IBAMA

Gestor do Contrato

6

Aplicar sanções

Gestor do Contrato

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Rescindir o contrato e convocar a colocada seguinte no Pregão.

DG

 
 
 

1.0 - Justificativa da necessidade da solução de TI

 

A presente demanda tem lastro na continuidade da melhoria da infraestrutura com computacional no tocante a contratação de subscrição de software de sistema operacional para os servidores de rede baseados em Linux. 

No ano de 2018 foi iniciado o projeto de padronização dos sistemas operativos dos servidores de rede deste TRE-RR com foco na melhoria de infraestrutura com a implantação do primeiro piloto de uma solução de hiperconvergência . O projeto inicialmente previu a aquisição de licenças de sistema operativo e de virtualização (hipervisor), este último baseado no padrão KVM.

Durante os anos subsequentes, qual sejam 2019, 2020 e 2021 a demanda por recursos virtualizados aumentou com a implantação do projeto piloto de hiperconvergência e com isso foram disponibilizados recursos baseados do sistema operacional Oracle Linux.

Com o crescimento da infraestrutura , no ano de 2020 o projeto piloto foi ampliado e migrado para o ambiente de produção. A padronização de sistema operacional, bem como o hypervisor baseado em padrão KVM permitiu a migração cluster uma solução mais robusta e resiliente.

A padronização do sistema operacional também permitiu o desenvolvimento de técnicas que possibilitam a melhor administração do parque computacional com a aplicação de regras de configurações comuns a todos os ativos padronizados.

O presente estudo de viabilidade técnica visa levantar os recursos mínimos necessários bem como as melhores soluções para atender ao negócio do TRE.

Por final, informo que a demanda em tela está de acordo com os objetivos estratégicos da instituição quanto à disponibilidade de infraestrutura de TI.

 

2.0 - Relação entre a demanda prevista e a quantidade de serviço a ser contratada

O modelo de licenciamento  do sistema operacional para uso em clusters de hiperconvergência é baseado em "node".  Com a aquisição dos servidores de alta densidade, a infraestrutura demandou acréscimo de licenças para os sistemas operacionais.

Para atendimento da demanda é necessário a aquisição de  de software de sistema operacional  é de 20 (vinte) licenças para compor o de servidores no DataCenter com garantia atualização de patches de segurança/upgrade pelos próximos 05 (cinco) anos.

 

3.0 - Demonstrativo dos resultados a serem alcançados em termos de economicidade e eficiência

Ao cabo da contratação serão obtidos resultados satisfatórios pelos próximos 05 (cinco) anos tendo em vista que as licenças estarão em garantia mínima de 05 (cinco) anos, apresentando novas tecnologias embarcadas, garantindo os serviços já existentes.

Considerando a atual conjuntura econômica e seu processo de recuperação, o qual deverá ser lento, além do escasso orçamento, a aquisição das aludias licenças garantirão que este TRE-RR possa manter seus serviços ao público interno e externo.

Também será obtida economia de escala pois a licença pleiteada possui um conjunto de softwares adicionais que permitem o melhoramento da gestão da infraestrutura, bem como também provê recursos a serem utilizados pelas outra áreas técnicas da SQTIC.

 

4.0 - Alinhamento ao Planejamento Estratégico / Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação

A contratação está alinhado ao PDTIC que contempla as estratégias para a consecução da nova ENTIC-JUD 202/2026, de acordo com o Objetivo Estratégico para esse novo ciclo:

  • OE8 - Promover Serviços de Infraestrutura e Soluções Corporativas.

 

5.0 - Requisitos da Contratação

 

Requisitos mínimos e necessários - Tecnológicos

 

Requisitos Legais

 

A presente contratação deve observar as seguintes leis e normas:

a) Lei nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993, que institui normas para licitacão e contratos da Administraçao Pública.

b) Lei nº 8.248/91, de 23 de outubro de 1991, que dispõe sobre a capacitacão e competitividade do setor de informática e automação.

d) Resolução CNJ nº 182/2013  e;

e) Resolução TRE/RR 351/2017

 

Requisitos Tecnológicos

  • Software de Sistema Operacional Oracle Linux Premier Limited por 36 (trinta e seis) meses.
    • Especificação Técnica – Considerações Gerais
      • Forma Licenciamento/Suporte
        • O Sistema Operacional Linux Enterprise deve possuir código fonte aberto, distribuído sob a licença GNU GPL (GNU General Public Licence)
        • O Sistema Operacional Linux Enterprise deverá possuir certificação LSB 4.0 comprovada pelo site https://www.linuxbase.org/lsbcert/productdir.php?by_lsb
        • O suporte oficial do fabricante e o ciclo de vida de desenvolvimento de cada versão do Sistema Operacional Linux Enterprise deve ser de no mínimo 10 anos. Não serão aceitas composições de suporte oficial mais suporte estendido (geralmente limitado) para alcançar o mínimo estabelecido de 10 anos.
        • O Sistema Operacional Linux Enterprise ofertado deve ter compatibilidade binária plena ABI/kABI no nível do Kernel e dos pacotes basilares da distribuição Oracle Linux, utilizada no TRE-RR, respeitando investimentos prévios na distribuição e conhecimento adquiridos, de forma que não exista em nenhum momento migração/reinstalação do ambiente atual ou instalação de novos sistemas com distribuições Linux Enterprise, garantindo a padronização do Linux Enterprise do parque computacional do TRE-RR.
        • A empresa vencedora do certame, deverá fornecer ao TRE-RR documentações oficiais do Fabricante da distribuição Linux Enterprise a ser ofertada que comprovam a compatibilidade binária plena ABI/kABI no nível do Kernel.
        • Não serão aceitos Sistemas Operacionais Linux Community, somente Sistemas Operacionais com suporte oficial direto com o fabricante da distribuição
        • O suporte técnico deve ser ofertado pelo fabricante por meio de subscrição, no regime de atendimento 8x5 por um período de trinta e seis meses
      • Arquiteturas
        • Deverá suportar, no mínimo, as seguintes arquiteturas de processadores: x86, x86_64
        • Deverá suportar processadores Intel e AMD com as seguintes características:
          • Conjunto de instruções de 32 e 64 bits
          • Múltiplos núcleos por socket
          • Extensões de virtualização (Intel VT ou AMD-V)
          • Non-Uniform Memory Architecture (NUMA)
        • Sistemas de arquivos:
          • Deverá suportar, no mínimo, os tipos de arquivos, ext3 e ext4
      • Armazenamento:
        • Deverá suportar múltiplos caminhos redundantes para a SAN (Storage Area Network),
          visando tolerância a falhas e melhor desempenho;
        • Deverá suportar infraestruturas de armazenamento compartilhado, acessível via Fibre  Channel, iSCSI e NFS Deverá suportar o gerenciador de volumes LVM2 (Logical Volume Manager), CLVM (Clustered LVM) e LVM com Heartbeat.
      • Gerenciamento de energia, performance
        • Deverá prover ferramenta de tunings/ajustes dinâmicos no kernel de acordo com perfis especializados para gerenciamento de energia e performance.
      • Gerenciamento de pacotes
        • Deverá suportar o gerenciamento de pacotes via RPM (RPM Package Manager) e Yum (Yellowdog Updater, Modified)
        • Deverá suportar o gerenciamento de pacotes via GUI (Graphical User Interface)
      •  Segurança
        • Deverá suportar o recurso de segurança de controle de acesso mandatório, denominado SELinux (Security-Enhanced Linux)
        • Deverá suportar o firewall integrado Iptables
        • Deverá suportar o recurso de ACLs (Access Control List) de rede via TCP Wrappers
        • Deverá suportar ferramenta compatível com os seguintes serviços de identidade e autenticação: Active Directory, OpenLDAP, 389, Kerberos e LDAP
      • Rede
        • Deverá suportar filas múltiplas para processamento de pacotes para melhor aproveitamento de múltiplos núcleos/sockets
        • Deverá suportar o protocolo IPv6
        • Deverá suportar o protocolo ISATAP (Intra-Site Automatic Tunnel Addressing Protocol) para facilitar transições de IPv4 para IPv6
        • Deverá suportar recurso GRO (Generic Receive Offload)
        • Deverá suportar a criação de canais redundantes de rede, visando tolerância a falhas e melhor desempenho
      • Kernel
        • Deverá suportar o gerenciamento otimizado de recursos computacionais via Control Groups
        • Deverá suportar o recurso de economia de energia de discos SATA via ALPM (Aggressive Link Power Management), quando estes estão ociosos
        • Deverá suportar PAE (Physical Address Extension), permitindo acesso a mais de 4 GB de memória RAM
        • Deverá suportar, no mínimo, a versão de kernel 2.6.32.x10
      • Compilador e Ferramentas
        • Deverá suportar, no mínimo, a versão do compilador gcc 4.4 (GNU Compiler Collection)
        • Deverá suportar, no mínimo, a versão glibc 2.11 para bibliotecas C (GNU C Library)
        • Deverá suportar ferramentas de rastreamento, monitoração e profiling do Sistema Operacional
      • Virtualização
        •  A subscrição deverá prover o suporte para a virtualização de ilimitados guests virtuais Linux Enterprise por servidor físico
      •  Alta Disponibilidade
        • Deverá ser fornecido uma ferramenta que permita a configuração de serviços e recursos como endereços IP, sistema de arquivos, em cluster ativo / passivo em múltiplos servidores de forma que se um servidor/servidores ficar indisponível, o serviço poderá ser iniciado automaticamente em outro computador que faça parte do cluster. 
        • A ferramenta deve ser compatível com o Sistema Operacional Linux Enterprise que será ofertado
        • O suporte técnico deve ser ofertado pelo fabricante por meio de subscrição, no regime de atendimento 8x5 por um período de trinta e seis meses
      • Balanceamento de Carga
        • Deverá ser fornecido uma ferramenta que permita o balanceamento de requisições TCP/IP entre servidores reais por meio de IP virtual
        • A ferramenta deve ser compatível com o Sistema Operacional Linux Enterprise que será ofertado
        • O suporte técnico deve ser ofertado pelo fabricante por meio de subscrição, no regime de atendimento 8x5 por um período de trinta e seis meses
      • Sistema de Arquivos Clusterizado
        • Deverão ser fornecidos os seguintes sistemas de arquivos clusterizado para acesso concorrente de leitura/escrita entre o servidor/servidores que formam o mesmo cluster: GFS ou OCFS2
        • O sistema de arquivos clusterizado deve ser compatível com o Sistema Operacional Linux Enterprise, com as ferramentas de alta disponibilidade e balanceamento de carga que serão ofertadas
        • O suporte técnico deve ser ofertado pelo fabricante por meio de subscrição, no regime de atendimento 8x5 por um período de trinta e seis meses
      • Sistema de Arquivos de Alta Escabilidade/Performance
        • Deverá ser fornecido o seguinte sistema de arquivo de alta escalabilidade/performance: XFS
        • O sistema de arquivos de alta escalabilidade/performance deve ser compatível com o Sistema Operacional Linux Enterprise que será ofertado
        • O suporte técnico deve ser ofertado pelo fabricante por meio de subscrição, no regime de atendimento 8x5 por um período de trinta e seis meses
      • Rede de Alta Performance
        • Deverá suportar RDMA (Remote Direct Memory Access) em Converged Ethernet (RoCE) para alta performance e baixa latência
        • Esta funcionalidade deve ser compatível com o Sistema Operacional Linux Enterprise que será ofertado
        • O suporte técnico deve ser ofertado pelo fabricante por meio de subscrição, no regime de atendimento 24x7 por um período de trinta e seis meses
      • Gerenciamento
        •  Deverá ser fornecido uma ferramenta de gerenciamento, provisionamento PXE/Kickstart, monitoração, atualização centralizada, notificação de eventos de monitoração e de atualização de todos os servidores físicos e guests ilimitados Linux Enterprise.
        •  A ferramenta deve ser compatível com o Sistema Operacional Linux Enterprise que será ofertado.
        •  Deverá ser ofertado, no mínimo, 1 ferramenta de gerenciamento independente por localidade (Brasília, Belém, Manaus e Porto Velho), totalizando mínimo de 4 ferramentas, para fins de balanceamento de carga por agentes dos sistemas Linux Enterprise a serem gerenciados, monitorados e atualizados e provisionados
        • O suporte técnico deve ser ofertado pelo fabricante por meio de subscrição, no regime de atendimento 8x5 por um período de trinta e seis meses.
      • Plataforma de Virtualização
        • Forma Licenciamento/Suporte:
          • O suporte técnico deve ser ofertado pelo fabricante por meio de subscrição, no regime de atendimento 24x7 por um período de trinta e seis meses.
        • Características:
          • Deverá ser instalável nativamente no servidor físico, não necessitando de sistema operacional adicional para sua instalação e funcionamento.
          • Deverá suportar até 160 processadores lógicos por servidor físico
          • Deverá suportar até 2TB de RAM por servidor físico
          • Deverá suportar a criação de Máquinas Virtuais com até 128 CPUs virtuais
          • Deverá suportar a criação de Máquinas Virtuais com até 1TB de RAM
          • Deverá suportar processadores Intel e AMD com as seguintes características:
            • Conjunto de instruções de 64 bits
            • Múltiplos núcleos por socket
            • Extensões de virtualização (Intel VT ou AMD-V)
          • Deverá suportar a criação e o gerenciamento de clusters de virtualização de no mínimo 32 servidores físicos
          • Deverá fornecer drivers paravirtualizados para os subsistemas de I/O para sistemas operacionais Linux e Microsoft Windows suportados, possibilitando a melhoria no desempenho das Máquinas Virtuais que utilizem estes drivers.
          • Deverá oferecer ferramenta que permita converter Máquinas Virtuais com sistema operacionais Linux e Windows suportados, hospedadas em outras soluções de virtualização para seu formato nativo.
      • Sistemas Operacionais Suportados:
        • Oracle Linux 5, 6 e superior (32 bit e 64 bit)
        • Windows 10 RTM (32-bits e 64-bits)
        • Windows 8.1 (32-bits e 64-bits)
        • Windows 8 (32-bits e 64-bits)
        • Windows 7 SP1 e RTM (32-bits e 64-bits)
        • Windows Server 2012 R2 (todas as versões)
        • Windows Server 2012 (todas as versões)
        • Windows Server 2008 (todas as versões)
        • Windows Server 2008 R2 Service Pack 1
      • Rede
        • Possibilitar a criação de conexões redundantes de rede para o servidor físico em modo Active Backup e Link Aggregation Control Protocol (LACP)
        • Deverá suportar a criação de switches virtuais distribuídos no ambiente virtualizado
      • Armazenamento
        • Deverá suportar caminhos redundantes para o storage visando desempenho e tolerância a falhas
        • Deverá suportar infraestrutura de Fibre Channel, iSCSI e NFS
        • Deverá suportar anexar um Disco Físico via iSCSI/Fibre Channel diretamente às Máquinas Virtuais
      • Gerenciamento de Templates
        • Permitir a criação de templates para rápido provisionamento de Máquinas Virtuais
      • Gerenciamento de Recursos
        • Suportar recursos de migração de Máquinas Virtuais entre servidores físicos de virtualização sem interrupção da máquina virtual sendo migrada
        • Possibilitar a criação de políticas para o balanceamento automático de Máquinas Virtuais mediante variação no uso de recursos dos servidores físicos de virtualização que formam o mesmo Cluster
        • Possibilitar a economia de energia por meio da migração automática de Máquinas Virtuais para um número menor de servidores físicos de virtualização quando a quantidade de recursos usados por Máquinas Virtuais ficar abaixo de limite estabelecido
      • Alta Disponibilidade
        • Deverá possibilitar a reinicialização automática de Máquinas Virtuais em caso de falha deum servidor físico de virtualização para outro disponível no Cluster 
        • Deverá permitir que todas as Máquinas Virtuais de um servidor físico de virtualização sejam automaticamente migradas, sem parada, para outros servidores físicos do Cluster quando for necessário efetuar operações de manutenção ou atualização do mesmo.
        • A ferramenta de gerência da solução não deve ser um ponto único de falha da solução, de forma que durante a ausência da mesma, a alta disponibilidade do Cluster de Virtualização seja mantida em sua plenitude ou deve ser fornecida uma solução do fabricante que proteja a ferramenta de gerência sem custo adicional
      • Ferramenta de Gerência
        • Deverá disponibilizar interface de gerenciamento centralizada acessível via web, capaz de prover uma gerência/visão unificada e plena administração de todos os datacenters virtuais mesmo que em sites físicos diferentes localizados  na cidade de Boa Vista - RR
        • Deverá monitorar o uso dos recursos de Memória, CPU e Armazenamento dos servidores físicos e virtuais para fins de Geração de Notificação e Capacity Planning
        • Deverá disponibilizar um Portal Self-Service para provisionamento de Máquinas Virtuais baseado em um Catálogo de Serviços
        • O uso dos recursos pelos usuários via Portal Self-Service deverá ser controlado por meio de quotas de CPU, Memória e Armazenamento
        • O acesso à ferramenta deverá ser baseada em Role Based Access Control (RBAC)
        • Deverá ser possível criar Blueprints/Assemblies de um conjunto de Máquinas Virtuais para prover uma solução em Tiers, disponibilizados por meio de um Catálogo de Serviços, orquestrados por meio de informações mínimas de cada Tier fornecidos pelo usuário no Self-Service Portal durante o provisionamento
        • Gerenciamento do conjunto de servidores físicos de virtualização que serão logicamente agrupados, formando um Cluster, onde serão inicializadas as Máquinas Virtuais
        • Gerenciamento do switch virtual, nic teaming, vlans disponível no cluster de virtualização 2.2.25.9. Configuração das áreas de armazenamento (SAN ou NAS) que serão utilizadas no Cluster de virtualização
        • Criação, edição de configurações e remoção de Máquinas Virtuais
        • Inicialização e desligamento das Máquinas Virtuais.

 

6.0 - Levantamento das diferentes soluções de TI

Foram identificadas 5 (cinco) soluções possíveis de atender aos requisitos disponíveis no mercado de Tecnologia da Informação:

SOLUÇÃO 01

1.1 - Contratação de empresa especializada para fornecer subscrição do software de sistema operacional Oracle Linux ;

1.2 - Garantia de pelo menos 05 (cinco) anos on-site

1.3 - Preço médio de mercado:

Item

Descrição

Unidade

Quantidade

Valor Unitário (R$)

Valor Total (R$)

1

Oracle Linux Premier Limited Support (5 Year)

Subscrição

16

 R$   36.143,94  R$    578.303,04

 

SOLUÇÃO 02

2.1 - Contratação de empresa especializada para fornecer subscrição do software de sistema operacional Red Hat linux

2.2 - Garantia de pelo menos 05 (cinco) anos on-site;

2.3 - Preço médio de mercado:

Item

Descrição

Unidade

Quantidade

Valor Unitário (R$)

Valor Total (R$)

1

RH00002F5 Red Hat Enterprise Linux for Virtual Datacenters, Standard (5 Year)

Subscrição

16

 R$     57.972,90

 R$    927.566,40

 

SOLUÇÃO 03

3.1 - Doação por parte do TSE de software de sistema operacional e suporte a virtualização de banco de dados Oracle, em garantia

3.2 - Preço - Sem valor

 

7.0 - Justificativa da escolha do tipo de solução

 

Foi feito contato com a Oracle no tocante a locação de licenças, a qual respondeu que não trabalha com locações.

Com relação a solução 03, foram feitos contatos com o Tribunal Superior Eleitoral, no entanto este informou que no momento não tem licenças de software de sistema operacional e suporte a virtualização de banco de dados Oracle. 

Desta forma não resta outra alternativa que não seja a contratação de empresa especializada para fornecer as licenças software de sistema operacional e suporte a virtualização de banco de dados Oracle com garantia de pelo menos 05 (cinco) anos on-site (Solução 01).

 

7.1 - Análise final do custo da solução escolhida

Item

Descrição

Unidade

Quantidade

Valor Unitário (R$)

Valor Total (R$)

1

Oracle Linux Premier Limited Support (5 Year)

Subscrição

16

 R$   36.143,94  R$    578.303,04

                                     

                                     

8.0 - Descrição da solução de TI

A presente solução consiste na contratação de subscrição de software de sistema operacional com garantia de 05 (cinco) anos.

 

9.0 - Justificativa para o não parcelamento

A presente solução poderá ser parcelada, inicialmente há necessidade de aquisição de 16 (dezesseis) unidades, face a necessidade de licenciamento do cluster de servidores no DataCenter do TRE-RR.

 

10.0 – Adequação do Ambiente

10.1 – Infraestrutura Tecnológica

  • Não há necessidade de adequação

10.2 – Infraestrutura Elétrica

  • Não há necessidade de adequação.

10.3 – Logística de Implantação

  • Após o recebimento e ativação das licenças junto ao fabricante, a implantação ocorrerá gradativamente a cargo da Seção de Infraestrutura e Comunicação.

10.4 – Espaço físico

  • Não há necessidade de adequação.

10.5 – Mobiliário

  • Não há necessidade de adequação.

10.6 – Impacto ambiental

Quanto aos requisitos ambientais, deve-se seguir a seguinte diretriz de sustentabilidade ambiental, estabelecida na IN. 01/2010 SLTI/MPOG, qual seja: o equipamento não deve conter substâncias perigosas em concentração acima da recomendada na diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances), tais como mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cromo hexavalente (Cr(VI)), cádmio (Cd), bifenil-polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs).

 

 

 

 

Equipe de Contratação

 

Paulo Cezar Rodrigues da Silva

Integrante Demandante

 

Severino José Caetano Filho

Integrante Técnico 

 

Ademárcio da Silva

Integrante Administrativo

 

 

 

Boa Vista, 05 de abril de 2022.